terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Uno Minimalista: quando um projeto de designer chamou a atenção da 'Mattel'

 

Amo tudo que é minimalista, conceitual e simples e fiquei vidrado quando saiu o novo Uno, o Uno Minimalista. Criado pelo designer cearense Warleson Oliveira, o novo Uno foi lançado no primeiro semestre nos EUA e chega agora no final do ano no Brasil (Todas chora). As regras permanecem as mesmas, mas o design ficou mais simples, minimal e limpo.

O projeto de Warleson começou despretensioso. Warleson queria criar uma versão diferenciada para o jogo que era fã e colocar o resultado em seu portfólio, mas seu trabalho chamou a atenção da Mattel - empresa idealizadora do jogo de cartas - que resolveu tornar a experiência do designer em negócio, lançando a nova versão para valer. Em seu site, a Mattel se orgulha de ter desenvolvido o jogo com Warleson em menos de 30 dias. Ela disse o seguinte:

“Esse novo estilo de Uno foi criado pelo designer Warleson Oliveira e logo se tornou um sucesso na internet. A Mattel trouxe o design do conceito à realidade.”


O jogo é ideal para os colecionadores Uno por possuir um designer singular, maravilhoso e minimalista. Não dá nem vontade de jogar do tanto que ele é bonito.




De pensar que tudo começou em janeiro de 2020, quando o designer resolveu dar uma nova versão ao jogo e incluir em seu portfólio de design... Ele, então, postou o resultado em seu Twitter, falando da possibilidade de ter o jogo em forma minimalista. O projeto viralizou e chegou até à Mattel, que resolveu modernizar as cartinhas coloridas, até que passou à vendê-lo. Warleson disse o seguinte no seu Twitter, quando seu projeto se tornou físico: 

“Minimalista é um baralho oficial UNO! Obrigado a todos que me apoiaram nas redes sociais, na página Change.org e a Mattel pela parceria para dar vida a isso."


Designer das cartas


As cartas ficaram mais simples trazendo cores monocromáticas, ao contrário de versões anteriores que eram com duas cores - a cor do corpo da carta e a borda (Geralmente branca e transparente - quando era da versão própria para se jogar dentro d'água). 

A fonte dos símbolos e números não é negritada, mas bem delicada. Os desenhos e ícones da carta também ganharam traços e silhuetas mais simplórios. 



Novas cartas



Além da mudança no layout das cartas, Warleson criou duas novas cartas ao jogo, são elas: trocar as mãos e espelho. Na carta espelho o último jogador a soltar uma carta de ação contra alguém sofre o dano da carta. Legal né?!


O minimalismo como pauta

O estilo minimalista é um dos que Warleson mais gosta no mundo do design, pois com ele se trabalha a simplicidade e a torna relevante. Criar um Uno Minimalista foi um desafio interessante, já que todas as versões do jogo são cheias de efeitos.





Outros trabalhos

No perfil de Warleson no Behance existem diversos outros projetos de designer, um mais bonito que o outro. Resolvi destacar três. Acompanhe:


Redesign logo Governo Federal



Warleson criou esse projeto a fim de repaginar a logo do Governo Federal. O trabalho foi criado sem fins lucrativos ou ligações políticas. 


Silcollor - Tintas serigráficas


O designer criou um conceito e identidade alegre e colorido para a marca, a começar pela logo.


Espaço Fit - Lanches saudáveis


Simplicidade, uso de duas cores e um visual limpo marcam essa logo.


Esse foi um pouco do trabalho de Warleson. Gostou? O que achou do Uno Minimalista? Já vou adquirir o meu! J-J


Mais informações 

Behance 

Instagram do Warleson 

Instagram Mattel


Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Nunca joguei Uno acredita?
    Até me lembrou esse vídeo "uno querida" HAHAHAHHAHAH
    https://www.youtube.com/watch?v=wl1rjn7yrTM

    Achei muitoo legal o uno que o designer cearense fez, achei que ficou chique.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nós sempre jogamos Uno todos os anos, mas o nosso é o tipico uno, esse ficou é bem giro :)
    Beijinhos :) , https://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
  3. Nunca joguei Uno rsrsrs, mas adorei essas cartas, estão lindas

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. Bonitas cartas. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia essa versão do Uno. Eu amei e é a cara dos colecionadores e apaixonados por esse jogo! Amo a versão original, mas dependendo do preço, compro essa também. Minimalismo é vida hahaha. E não conhecia o artista. Ele arrasou! E juro que no Brasil só lançou depois? Que doido, tinha que ser aqui, né? :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design