quinta-feira, 16 de abril de 2020

Entre Frames #24 #universoFelipeSassi: Coisa Boa - Gloria Groove





Hoje é dia de continuação no Entre Frames. Você acompanhou a análise de Bumbum no ar e como o clipe termina, não é?! Coisa Boa cantada e encenada por Gloria Groove, é sua continuação. O clipe, lançado no dia 10 de janeiro de 2019, possui quase 56 milhões de visualizações, 769 mil curtidas e 21 mil descurtidas. Coisa Boa foi dirigido por Felipe Sassi, fazendo parte do #UniversoFelipeSassi que apresentei no último post. O clipe possui direção criativa de Felipe Sassi e Bianca Jahara, direção de fotografia de Daniel Primo, produção de Amanda Hayar, direção de arte de Poliana Feulo, coreografia de Flavia Lima e fotografia de Rodolfo Magalhães, além de outros nomes envolvidos. 

Coisa Boa mostra uma prisão com pessoas discriminadas pela sociedade. Gloria Groove é a líder da prisão e encabeça uma rebelião que acaba libertando todos. O clipe possui uma história simples e coreografia fácil de acompanhar. Assista-o:





Como de praxe, chegou o momento da minha análise. Lembro que ela é pessoal, com o intuito de apresentar ineditismo, marca já do Entre Frames. Não tenho o costume de ler muito sobre determinado clipe antes de assistí-lo e analisá-lo. Esse não fugiu da regra. Vamos lá?!


O início




Logo vemos os créditos iniciais. Coisa Boa é escrita em forma de pixação e "um filme de Felipe Sassi" em fonte serifada nas cores branca e vermelha. O diretor ambienta o espectador no local onde a maioria das cenas se passam. Ou seja, o clipe foi gravado em uma prisão desativada e há barulhos de celas fechando (0:03).

Assim como no primeiro clipe dessa franquia (Bumbum no ar), Felipe Sassi trata esse como um "filme", estilo curta metragem. Embora sendo considerado um filme, a história é menos impactante que de Bumbum no ar e o roteiro curtíssimo, sendo preenchido com muitas coreografias. 


Cores



Coisa Boa tem a predominância maciça da cor vermelha, já que os prisioneiros da "prisão de excluídos" usam uniformes vermelhos (0:06) que lembram muito os utilizados pelos personagens de La casa de papel (Seria essa uma homenagem de Felipe à série espanhola?). 

O clipe, por ser gravado em uma prisão, contou bastante com luzes que saíam das frestas das janelas e grades. Desse modo, além da predominância de vermelho, podemos ver de amarelo, luz branca, preto e cinza. O resultado foi esse que viu no clipe, artístico até. 


Looks e cabelos




Gloria usa quatro looks em todo o clipe, são eles: um macacão vermelho estilizado, uma roupa colada nas cores rosa e preto, um conjuntinho colorido de hip hop com números aleatórios e um look preto e amarelo (1:17), que lembra muito um dos looks utilizados por Lady Gaga em Telephone, aliás há claramente referências ao clipe da rainha do pop, por se tratar de um vídeo que se passa na prisão (Inclusive a cena inicial de Yoyo - quarto clipe a ser analisado - é bem alusiva ao clipe de Lady Gaga e Beyoncé). 




A cantora usa 4 tipos de cabelos, são eles: coques com dreads, cabelos crespos preto e marrom e peruca loira. 

Os looks dos dançarinos também merecem ser ressaltados. Eles usam roupas com números coloridas, no estilo de hip hop (0:182:26).




Um look de uma figurante chamou a minha atenção e pode ser um easter egg do próximo clipe a ser analisado (Brisa). Uma mulher usa uma roupa que lembra o figurino de Brisa, ou seja, nas cores amarelo, vermelho e verde (1:17). Cheguei até pensar que se trata-se da cantora IZA, mas não tenho essa confirmação. Tem um trecho que até mesmo a mulher aparece ao fundo da cena usando essa mesma roupa. Ela aparece escondida, para não ser notada, mas esses olhos que veem e analisam tudo a percebeu.  






Centralismo, formas geométricas, alinhamento e profundidade





O clipe é bem produzido e editado. Esses quatro aspectos merecem ser ressaltados. Quando prisioneiras conversam entre si há certo centralismo (0:10), pois elas aparecem no centro do vídeo. O restante do cenário é bem dividido. O tanto de espaço que existe na direita, há na esquerda.   

Outro ponto é que há muitas formas geomêtricas retangulares e quadradas, como janelas, portas e celas (0:20), o que facilitou no enquadramento da câmera. Aliás, a câmera fica enquadrada simetricamente em praticamente todo o clipe. Em algumas cenas, portanto, Felipe ousa com a câmera ao entortá-la um pouco.

Também há um alinhamento entre a cantora e os dançarinos quando eles dançam no pátio da Educação Física do presídio (0:18). 

Por último, o diretor experimentou a profundidade em várias cenas, por exemplo ao colocar Gloria e os detentos no fundo da cena (0:56) e aproveitar as margens retangulares para criar o efeito. 


Câmera


A câmera filmou de forma regular, ora abrindo planos nas partes da dança, ora focando em detalhes nas paredes, ora subindo de baixo para cima, focando nos dançarinos e no bumbum da Gloria Groove (0:23-0:24). 


Detalhes e easter eggs


O clipe é cheio de detalhes e easter eggs, que alimentam esse quadro como nunca, como o figurino inspirado em Brisa e os uniformes inspirados em La casa de papel (já falados anteriormente). São tantos detalhezinhos, que resolvi listá-los em tópicos:

- Revista He e peruca azul: uma detenta lê a revista Ele, em tradução livre e é possível ver uma peruca azul na cena também (0:16). Fazendo uma análise, acredito tratar-se de um homem que se veste de drag queen, por conta da peruca azul. 




- Easter eggs de LOKO!: o clipe nem havia sido lançado e já vimos várias referências e easter eggs dele. O primeiro é a presença de Wanessa (cantora de LOKO!), pois ela é uma das prisioneiras da "prisão dos excluídos". O segundo detalhe é a escrita em giz, algo como "loko", na parede da prisão. O terceiro é quando Wanessa elabora um plano de fuga que está na parede da cela e é possível ver inscrições como "cobra" e "frigorífico" (elementos de LOKO!) e "show" (referência ao show de YoYo, o quarto clipe a ser analisado) (1:11). 







- detentas Lia Clark e Wanessa Camargo: nesse clipe temos a resposta para onde Lia Clark e Wanessa vão ao serem pegas pela polícia no final de Bumbum no ar. Elas aparecem com um uniforme vermelho na cela da "prisão dos excluídos" (1:10). Lia lê uma revista, faz unhas e Wanessa elabora um plano de fuga. Elas interagem com o público quebrando - de certa forma - a quarta parede, ao darem tchau para a câmera (1:13). 




- Revista POC: Lia Clark lê a revista POC, palavra que faz referência à comunidade LGBTQ+ e que significa, de acordo com várias correntes na internet, "Perfeito (a) aos Olhos de Cristo"



- Easter egg de Terremoto: na revista Lia lê há uma manchete chamada Terremoto, que liga ao clipe de Terremoto, sexto e último clipe a ser analisado. 


- Bonequinha Demo: há uma bonequinha demoníaca que usa bíquini preto e balança a cabeça no clipe (1:15). Não sei o real significado dela ter aparecido. 




- referências à IZA: há duas referências claríssimas à IZA (diva e cantora do próximo clipe, Brisa). A primeira é quando a Gloria Groove fala "pesadona tipo IZA", referindo-se ao hit e a cantora (1:29). A segunda é quando nesta frase anterior mostra o figurino principal de Brisa. A terceira é quando mostra um poster de IZA na cela de uma prisão (2:37). 



- Droga ilícita e apologia à armas: aos 1:29 uma detenta fuma uma droga ilícita, que aposto ser a maconha (Não é um cigarrinho qualquer). Assim, Gloria faz - indiretamente - apologia às drogas, principalmente pelo trecho cantado "consumida em qualquer esquina". E o que seria consumida em qualquer esquina?! Oras, a maconha ou a cocaína! Digo isso, pois tem um trecho da música que faz referência a Narcos e à Pablo Escobar. Ele diz: "é a dona do CARTEL da Rima" (1:32). 




Falando em apologia, Gloria Groove faz apologia ao armamento, ao fazer vários gestos que lembram armas. 


- Dança do Tik Tok: aos 2:21 Gloria faz uma típica dança do Tik Tok




- Pegação: aos 1:05 aparecem duas pessoas se pegando cheias de tesão e sedução.




- Tira o olho: o uniforme de prisioneira de Gloria tem a frase "tira o olho", com desenhos de olhos invocados (2:35). 




Coreografia




A coreografia é muito bem produzida e incita às danças e ensaios. Ela é tão contagiante que guardas chegam a dançá-la (1:00 e 1:56). Tem um trecho que os dançarinos tremem o bumbum e parecem fazer a velocidade do créu, principalmente a Gloria (2:32). 








O final



Como já falei no início desse texto, Gloria Groove é a líder de uma rebelião que acontece na prisão. Ela e sua tropa quebram o portão com um pé de cabra (2:41) e o clipe é finalizado com uma tela preta e depois uma com a palavra "continua" e barulhos de carro de polícia. 

Tudo leva a crer que todos conseguem fugir, inclusive Lia Clark e Wanessa Camargo, mas não é mostrado como a Gloria consegue um pé de cabra e despista os guardas e quebra a grade. Fazendo uma crítica ao clipe, acho que faltou essa explicação. Contudo, o desfecho dessa história será diretamente em YoYo e indiretamente em Brisa. Então aguardem as próximas análises. 





Prisão dos excluídos



Falei desse conceito desde o início do texto e queria explanar mais um pouco. Chamo de prisão dos excluídos porque todos os prisioneiros são excluídos e estão a margem da sociedade. Nessa prisão temos duas drag queens (sendo que uma lidera a rebelião), gays, negros, orientais, entre outros. Ou seja, é um ambiente cheio de representatividade das causas minoritárias. Todos os presos foram presos por serem diferentes, por terem uma ideologia de pensamento contrária a das classes majoritárias e direitistas. Muitos foram presos por amarem, por não concordarem com as ideias da maioria e por performarem. 

A representatividade também é percebida pela escolha das cores das roupas, bem coloridas e intensas, como a bandeira LGBTQ+.

Acredito que a prisão dos excluídos é o retrato do Brasil, que insiste em excluir e condenar as pessoas. Um tiro e tanto de Felipe Sassi e Gloria Groove, que falaram de fatores sociais por meio da arte em pouco menos de três minutos.  


Letra

A letra é da drag rapper Gloria Groove e é cheia de poder. Ela fala de um gueto (grupo) forte, que não tem medo de nada e enfrenta o sistema. Resolvi destacar alguns trechos:

"'Tá pronta pra pista?
Se joga na vida
Quer papo de ousadia?"

O trecho é um chamamento para a pessoa ser incluída no gueto. 


"Ai, que coisa boa!
Mundo se acabando e a gente manda nessa porra
Se mexer comigo, vai mexer com a tropa toda
Tamo preparada, pode vir que é coisa boa"

Um trecho que demonstra o poder do grupo.



"A tropa é pesada, vira a madrugada
Passando a visão do bailão na quebrada
Ela pira, ela arrasta, joga na cara
Arrebita no beat, arrebata os canalhas
Ela é zika, é a brisa, tipo festa em Ibiza
Sem limite, no meu Visa, pesadona tipo IZA"

Frases cheias de poder e que ainda fazem referência à IZA. 


"Tu achou que nós ia sumir
Achou que nós não ia nem vir
O mundo se acabando, nós tumultuando
Mandando em tudo por aqui, e ó"

Um trecho ousado, que mostra que o grupo da Gloria não tem medo, e sim coragem. 


Música



Coisa Boa foi um dos hits do carnaval de 2019 que bombou. A música de Gloria tem uma volta para o funk, mas com elementos diferentes, como o 150 BPM, uma tendência que nasceu de forma a acelerar o ritmo da música. Gloria é versátil e mostrou seu talento tanto na parte cantada ou no rap. 


Esse foi o Entre Frames de hoje. Até o próximo com Brisa da IZA! J-J
















Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Excelente a sua análise, parabéns. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre fico muito impressionada com os detalhes das descrições que eu nunca consigo reparar e também com as referencias que vc traz (como tiktok) kkkk Bjs Monalise (Vem conferir meu canal do Youtube :) https://www.youtube.com/channel/UCYtduCXccMJbbURoQV5TMfQ/videos?view_as=subscriber

    ResponderExcluir
  3. Boa noite tudo bem? Procuro novos seguidores para o meu blog. Posso te seguir também. https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    Se você me seguir manda o link para o meu blog que eu te sigo de volta.

    ResponderExcluir
  4. OI èmerson, eu conhecia a música, mas não tinha visto o clipe e não sabia da sequência da história por trás. Adorei a sua análise como sempre muito clara e esclarecedora.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design