segunda-feira, 28 de outubro de 2019

DPZ&T desenvolve game sobre o 'Outubro Rosa'



Um game interativo para smartphones lançado durante o Outubro Rosa tem o objetivo de estimular os usuários de escapar do dianóstico tardio do câncer de mama. Trata-se do Mamaze, um jogo educativo da agência DPZ&T em parceria com a UmStudio Code & Motion e o apoio do Instituto Vencer o Câncer e do Instituto Oncoguia

O CEO da DPZ&T, desenvolvedora do game, explicou que o Mamaze tem uma série de benefícios e tem a capacidade de envolver as pessoas acerca do tema do câncer de mama. Ele disse o seguinte (com grifos):

"A gameficação no meio digital representa uma forma mais lúdica de falar com jovens e mulheres de todas as idades. Os movimentos básicos do autoexame foram usados no Mamaze exatamente para envolver as mulheres no assunto. Aliando entretenimento e o formato interativo do game, temos uma opção moderna e digital capaz de gerar discussão sobre um assunto importante e atual."


Como consiste o jogo?



Ele é composto por três fases com labirintos que simulam movimentos do autoexame. O objetivo é arrastar o dedo para sair do labirinto e alcançar o X antes que o tempo acabe. 

Ao clicarmos na mãozinha nos direcionamos para a direita, esquerda, cima e baixo, simulando claramente os movimentos das mãos nos seios, sempre começando das extremidades e indo para o centro. 



A jogabilidade é difícil, pois é necessário coordenação motora para construir as linhas até chegar ao X. 


Movimentos básicos

Após solucionar os labirintos, surge a seguinte mensagem:

"Parabéns! Você acabou de fazer o caminho de 3 movimentos básicos do autoexame. Confira sobre quais movimentos estamos falando antes de ir para os próximos passos".

O jogo ainda explica didaticamente como realizar o autoexame. É preciso levantar o braço e colocar a mão na nuca e fazer os 3 movimentos - de cima para baixo, de fora para dentro e circulares em toda a mama - para examinar. Tais procedimentos devem ser feitos em ambas as mamas, uma de cada vez.



Contudo, o game alerta que "o autoexame não é suficiente para escapar de um diagnóstico tardio", necessitando que se saiba de novas informações de prevenção ou até mesmo contate-se um médico mais próximo a você.


Quiz de prevenção

O game apresenta um quiz que enfatiza, por meio de perguntas, que os cuidados NÃO devem parar no autoexame das mamas. Os questionamentos abordam conhecimentos sobre fatores de riscos, formas de prevenção e o que não se recomenda em casos de câncer metastático.

Ao final do quiz, a seguinte mensagem:

"Escape de um diagnóstico tardio. Fale com seu médico e faça mamografias regularmente".




O game se apresenta apenas com ar educativo, mas não como um diagnóstico profissional. Por isso, é enfatizado que somente um médico tem a capacidade de diagnóstico, indicação de tratamentos e receitas. Desse modo, o jogo deixa claro que "a autopalpação não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde certificado". O jogo e as informações contidas nele foram embasadas em informações fornecidas pelas ONGs: Instituto Vencer o CâncerInstituto Oncoguia. Uma iniciativa social da agência DPZ&T


Busque por um médico mais próximo

O game dá a possibilidade de pesquisar por estados, capitais e cidades para buscar um atendimento mais próximo. Eu, por exemplo, digitei "DF", "Brasília" e "Ceilândia" e o site forneceu duas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), próximas à minha residência. 


Ficou interessado no game? Jogue aqui. Lembrando que ele somente está disponível para smartphones. Tentei acessar pelo pc e apareceu a seguinte mensagem:



Lembrando que o câncer de mama não aparece somente em mulheres, mas em homens também. Por isso é necessário que homens também façam o autoexame. J-J


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Interessante! O game fará a mulherada jogar mais, presumo. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A ideia desse jogo é genial, não conhecia! :) Boa semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Que jogo incrível, lembrando que a prevenção é muito importante!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  4. Super interessante e informativo

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Uma super ideia que pode ajudar na prevenção
    Abraço
    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Amor... Estou sem cuecas

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design