O ilustrador italiano Pietro Cataudella utiliza sua criatividade para criar desenhos que são complementados com cenários e pontos turísticos do cotidiano. Com um caderno Moleskine desenha parte do desenho e depois o fotografa assim que encontra a outra metade.
Esse trabalho também é realizado pelo ilustrador brasiliense Toninho Euzebio. É basicamente o mesmo processo de criação. O que difere os dois é que Toninho Euzebio fotografa paisagens e pontos turísticos brazilienses, enquanto Pietro Cataudella italianos. Toninho já fotografou na Torre de TV, Parque da Cidade e Capelinha, já Pietro na Torre Eiffel, Basilica di Santa Maria della Salute e Torre de Pisa.
Seu Instagram (@CityLiveSketch) já conta com 454 imagens e 95 mil seguidores. Lá é disponibilizado imagens de junções de desenhos e pontos turísticos, bem como de desenhos e outros desenhos (Criando efeitos incríveis).
Estilo
Pietro possui um estilo de desenho parecido com o de Toninho Eusebio. Ambos utilizam uma canetinha preta para criar imagens que dão o efeito 3D. A riqueza de detalhes das imagens do ilustrador italiano é algo tremendo.
O ilustrador também utiliza o Photoshop para criar alguns de seus desenhos, já que alguns deles ultrapassam a margem do seu caderno e são coloridos. Mais uma diferenciação entre Toninho Euzebio e Pietro é que os desenhos daquele são preto e branco em sua maioria, enquanto os deste tem alguns coloridos.
Seus desenhos parecem saltar dos sketchbooks, como páginas de um livro pop-up, devido aos traços e recursos em 3D (Photoshop).
O resultado final é incrível, quando Cataudella coloca o desenho na cena e os alinha com os prédios reais para fotografar, depois junta digitalmente, criando a ilusão de que os prédios são parte real das ilustrações. Talvez, por isso, o trabalho de Pietro seja mais minucioso e diferenciado que o de Toninho Euzebio. Mas ambos são maravilhosos.
O projeto
Ele tem 5 anos, sendo idealizado em 2014, na Sicília, região da Itália em que o idealizador nasceu. O objetivo de Cataudella é apresentar a beleza de uma forma inovadora, a partir de suas habilidades e criatividade.
Mesmo que leve o nome de ilustrador, Cataudella não tem formação artística e muito menos estudou ilustração ou arquitetura. Seus desenhos, desse modo, tem a ver com sua paixão pelos traços, com trabalho duro e o intuito de se superar.
Assim, o artista começou a viajar para cidades da Itália, de toda Europa e do mundo com o objetivo de representar em 3D alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos.
Com certeza Pietro Cataudella é um exímio artista. Vocês já conheciam o trabalho dele? Qual obra mais chamou sua atenção? Digam nos comentários! J-J
Mais informações
Por: Emerson Garcia
Não o conhecia, essa Torre de Pisa ficou linda. Abraco!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Ficou mesmo genial.
ExcluirTambém não conhecia e passei a seguir ... Muito legal o trabalho dele ... parabéns pela divulgação.
ResponderExcluirAbração
Obrigado, Paulo Roberto.
ExcluirNossa, que trabalho incrível desse artista, vou até segui-lo para acompanhar melhor. Tenha um ótimo dia, beijos!
ResponderExcluirBlog Paisagem de Janela
www.paisagemdejanela.com
Um belo trabalho
ResponderExcluirGostei
Abraço
Kique
Hoje em Caminhos Percorridos - Pensando em me matar…
MAGNÍFICAS OBRAS DE ARTE! GRANDE CARA. DEVIA EXPOR NO EXTERIOR.
ResponderExcluirTambém acho, Donetzka.
Excluir