terça-feira, 8 de outubro de 2019

Desenhos 3D e pontos turísticos reais: o trabalho de Pietro Cataudella



O ilustrador italiano Pietro Cataudella utiliza sua criatividade para criar desenhos que são complementados com cenários e pontos turísticos do cotidiano. Com um caderno Moleskine desenha parte do desenho e depois o fotografa assim que encontra a outra metade. 

Esse trabalho também é realizado pelo ilustrador brasiliense Toninho Euzebio. É basicamente o mesmo processo de criação. O que difere os dois é que Toninho Euzebio fotografa paisagens e pontos turísticos brazilienses, enquanto Pietro Cataudella italianos. Toninho já fotografou na Torre de TV, Parque da Cidade e Capelinha, já Pietro na Torre Eiffel, Basilica di Santa Maria della Salute e Torre de Pisa.




Seu Instagram (@CityLiveSketch) já conta com 454 imagens e 95 mil seguidores. Lá é disponibilizado imagens de junções de desenhos e pontos turísticos, bem como de desenhos e outros desenhos (Criando efeitos incríveis).



Uma publicação compartilhada por Pietro Cataudella (@citylivesketch) em





Uma publicação compartilhada por Pietro Cataudella (@citylivesketch) em






Estilo



Pietro possui um estilo de desenho parecido com o de Toninho Eusebio. Ambos utilizam uma canetinha preta para criar imagens que dão o efeito 3D. A riqueza de detalhes das imagens do ilustrador italiano é algo tremendo. 







Uma publicação compartilhada por Pietro Cataudella (@citylivesketch) em


O ilustrador também utiliza o Photoshop para criar alguns de seus desenhos, já que alguns deles ultrapassam a margem do seu caderno e são coloridos. Mais uma diferenciação entre Toninho Euzebio e Pietro é que os desenhos daquele são preto e branco em sua maioria, enquanto os deste tem alguns coloridos.





Seus desenhos parecem saltar dos sketchbooks, como páginas de um livro pop-up, devido aos traços e recursos em 3D (Photoshop). 


O resultado final é incrível, quando Cataudella coloca o desenho na cena e os alinha com os prédios reais para fotografar, depois junta digitalmente, criando a ilusão de que os prédios são parte real das ilustrações. Talvez, por isso, o trabalho de Pietro seja mais minucioso e diferenciado que o de Toninho Euzebio. Mas ambos são maravilhosos


O projeto



Ele tem 5 anos, sendo idealizado em 2014, na Sicília, região da Itália em que o idealizador nasceu. O objetivo de Cataudella é apresentar a beleza de uma forma inovadora, a partir de suas habilidades e criatividade. 

Mesmo que leve o nome de ilustrador, Cataudella não tem formação artística e muito menos estudou ilustração ou arquitetura. Seus desenhos, desse modo, tem a ver com sua paixão pelos traços, com trabalho duro e o intuito de se superar. 

Assim, o artista começou a viajar para cidades da Itália, de toda Europa e do mundo com o objetivo de representar em 3D alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos. 





Cattedrale di San Lorenzo 3D Live Sketch (📍Genova) . Genova mi ha accolto con un cielo sereno e la magica atmosfera che tanto mi ha affascinato durante la mia prima visita di alcuni mesi fa: i piccoli vicoli pieni di vita, il profumo della focaccia appena sfornata, la cordialità delle persone, l’aria del mare che tanto mi ricorda quella della mia Sicilia. 🌊 Oggi pomeriggio sarò in Piazza De Ferrari, a pochi passi da questa splendida cattedrale dallo stile romanico e gotico, dove avrà luogo una Live Performing Art che coinvolgerà ben 20 giovani artisti, chiamati a rappresentare con il loro stile i grandi classici del novecento. 🎨 Vi aspetto nei pressi della grande fontana al centro della piazza! Chi ci sarà? 😍 . #TravelArtLiguria #TravelArt #LaMiaLiguria @turismoinliguria | ADV
Uma publicação compartilhada por Pietro Cataudella (@citylivesketch) em





Uma publicação compartilhada por Pietro Cataudella (@citylivesketch) em


Com certeza Pietro Cataudella é um exímio artista. Vocês já conheciam o trabalho dele? Qual obra mais chamou sua atenção? Digam nos comentários! J-J


Mais informações
Instagram


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Não o conhecia, essa Torre de Pisa ficou linda. Abraco!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Também não conhecia e passei a seguir ... Muito legal o trabalho dele ... parabéns pela divulgação.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que trabalho incrível desse artista, vou até segui-lo para acompanhar melhor. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  4. Um belo trabalho
    Gostei
    Abraço
    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Pensando em me matar…

    ResponderExcluir
  5. MAGNÍFICAS OBRAS DE ARTE! GRANDE CARA. DEVIA EXPOR NO EXTERIOR.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design