Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM (Rádio Bagaralho, a rádio do... povo). Aqui quem fala é o locutor Arthur Claro, aquele que é igual porém diferente. Com o oferecimento do salão de festas Tua Fiesta és Loca começa agora o programa Discografia.
Hoje vou apresentar as obras da banda seropedicense (Seropédica é um município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro) Paralamas do Sucesso.
Vovó Ondina é gente fina - Cinema Mudo (1983)
É uma música em homenagem à avó do baixista Bi Ribeiro que cedia o apartamento para os ensaios da banda. A canção tem uma letra bem explicativa, porém só não falava de quem era a vovó.
Óculos - O Passo do Lui (1984)
A música mostra um rapaz tímido que as meninas do Leblon não olham pra ele por usar óculos. É uma das canções que me identifico e é por isso que ela está aqui.
Teerã - Selvagem? (1986)
Uma bela música que diz muito de um fato que existia em 1986, durante a Guerra Irã-Iraque e até hoje em Teerã (capital do Irã) e também em algumas cidades brasileiras. Vale a pena ouvir e refletir.
Uns dias - Bora-Bora (1988)
A música foi composta por Hebert Vianna que namorava a cantora Paula Toller (Kid Abelha) e o namoro chegou ao fim, quando ela conheceu e se envolveu com o cineasta Lui Farias, tendo a capa da revista Manchete da época citando sua traição enquanto Herbert estava na França.
Lanterna dos Afogados - Big Bang (1989)
Esta música foi inspirada num capitulo do livro Jubiabá, de Jorge Amado, que retrata o bar Cais do Porto, onde as mulheres dos pescadores esperavam os seus maridos com lanternas, para ajudá-los a achar o caminho certo. Como o risco era frequente, as mulheres ficavam aflitas, rezando e torcendo para que pudessem ver seus esposos novamente. Para elas a noite era longa e, mesmo sabendo que todos os dias era a mesma rotina, o medo sempre estava presente. Porém a genialidade de Herbert Vianna foi muito alem da história, dando um lado metafórico e ambíguo.
Tribunal de bar - Os Grãos (1991)
É uma música que trata de um "tribunal" que julga e executa a "lei".
Dos Margaritas - Severino (1994)
É uma música que impulsiona a carreira dos Paralamas do Sucesso para o cenário latino-americano, principalmente na Argentina.
La bella luna - 9 Luas (1996)
Em uma entrevista o baixista Bi Ribeiro disse que esta música virou sucesso sertanejo, sendo regravada por várias duplas. Ela foi inspirada no filme Feitiço da Lua (1987).
Ela disse Adeus - Hey Na Na (1998)
Em uma entrevista o Hebert Vianna confidenciou que fez esta música para o irmão mais novo que era super travado e não conseguia se relacionar com as pessoas. A primeira namorada que ele teve, no início da juventude, era parte da sua casa e a família a adotou. Num determinado momento ela bateu a porta e se foi, foi então que Hebert fez uma crônica a partir de um terceiro ponto de vista.
Cuide bem do seu amor - Longo Caminho (2002)
Esta música, como todas do disco, foram gravadas antes do acidente de ultraleve que deixou o vocalista Herbert Vianna paraplégico e vitimou a sua esposa Lucy Needham Vianna em 2001. Pode-se dizer que ela é uma homenagem não direta para Lucy e para todos os casais que devem cuidar bem dos seus amores.
Pétalas - Hoje (2005)
Eu escolhi esta música pois achei bonita.
Mormaço - Brasil Afora (2009)
Uma música bem reflexiva que tem a participação do Zé Ramalho tanto cantando como participando do clipe.
Medo do medo - Sinais do Sim (2017)
Uma música bem politizada e reflexiva. Vale a pena ouvi-la com mente aberta e sem medos.
Queridos ouvintes, quero agradecer a todos e espero que continuem ouvindo a Rádio Bagaralho. Vocês também podem dar ideias de bandas e cantores para que eu realize uma discografia deles. Um bom restante de final de semana repleto de felicidades. Beijos e abraços. J-J
Por: Arthur Claro
Paralamas nunca foram minha praia ... rs
ResponderExcluirQuero agradecer a sua sinceridade, mas fico feliz que você pelo menos disse que não gosta da banda e não veio detonar o meu post com ofensas. Parabéns pela atitude.
ExcluirEu me lembro de tocarem cá na radio.
ResponderExcluirXoxo
marisasclosetblog.com
Que legal que tocaram por aí. Obrigado pelo comentário
ExcluirTanta coisa jovem!!´
ResponderExcluirPercorreu uma carreira de cerca de 40 anos...
Não os conhecia minimamente...
Entretanto, tenho uma homenagem a C Aznavour...
Ótimo final de semana, com tudo bom.
Saudações musicais.
~~~~
Quero agradecer pelo comentário e fiquei feliz por você ter gostado.
ExcluirEssa banda possui muitas músicas ao longo dos seus já tantos anos de estrada. Gosto de algumas músicas dessa banda. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Com certeza esta banda tem muitas músicas boas, eu só escolhi algumas de cada disco para mostrar um pouco do muito da banda. Recomendo você ver os outros posts da Rádio
ExcluirLaterna dos afogados foi uma música que passei anos ouvindo, essa banda é incrível
ResponderExcluirBeijos
http://www.dearlytay.com.br
Está música é realmente linda e merece ouvir em loop, obrigado pelo comentário
ExcluirEu gosto bastante das músicas do Paralamas do Sucesso.
ResponderExcluirÓtimo post.
www.paginasempreto.blogspot.com.br
Que legal que você gosta das músicas do Paralamas, recomendo que você veja os outros posts da Rádio
Excluir