sexta-feira, 7 de junho de 2019

"Quem é daqui sabe o quanto é bom": o 'Jovem Jornalista' e o 'Yonaller Media' na frente da 'Globo Brasília'



Mais uma vez a Globo Brasília homenageia a capital do Brasil, com o vídeo Quem é daqui (leia sobre a primeira leva). Ele enaltece projetos arquitetônicos culturais e musicais de Brasília. Da parte cultural, o vídeo redesenha o Catetinho. Da musical, é representado a cultura musical do Choro, o Clube do Choro e a Concha Acústica de Brasília (Agradeço ao Layon Yonaller, colaborador do blog, por essas informações). 

A produção audiovisual foi lançada no dia 14 de maio desse ano, com os mesmos aspectos plásticos das campanhas anteriores. Ou seja, utilizou cores claras e cleans, além de formas geométricas encontradas nos projetos arquitetônicos. Assista (com o oferecimento e disponibilidade do Yonaller Media):





Esmiuço cada um dos redesenhos logo abaixo, bem como elementos textuais.


Catetinho






O Catetinho é representado por largos retângulos que formam uma espécie de teto, com estacas na parte inferior. O desenho relembra, de forma minimalista, a primeira casa presidencial de Juscelino Kubtschek.

O verdadeiro Catetinho é um prédio simples criado com a junção de madeiras, daí ser conhecido como "Prédio das Tábuas". No redesenho fazemos uma correlação entre as madeiras e as formas geométricas, já que a recriação é minimalista, com grandes retângulos, paredes que lembram a madeira e pequenos traços (estacas). Até mesmo a famosa escada de madeira foi retratada.  

O projeto arquitetônico foi criado por Oscar Niemeyer e concluído em 10 dias, em novembro de 1956. 


Cultura musical do Choro




Vários elementos compõem a cultura musical do Choro. Os mais marcantes são um tipo específico de violão e o som característico. Esses elementos foram muito bem retratados no vídeo. Há um violão e um samba tocado por toda sua duração.

O que acho interessante é que até mesmo o violão segue a ideia de minimalismo e arquitetura, não só desse como dos outros vídeos. Ele é formado por duas semiesferas, que lembram bastante às do Congresso Nacional, círculos, retângulo e por uma esfera que "quica" no braço do violão.

Segundo o Wikipedia, o Choro, popularmente chamado de Chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira originado no Rio de Janeiro, em meados do século XIX. Durante a década de 1970 houve uma ressignificação do gênero, que se expandiu para outras cidades, como Brasília, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia e São Paulo.


Clube do Choro




O Clube do Choro de Brasília é formado por uma arquitetura circular, uma entrada (passarela) no formato retangular e dois pequenos prédios. O vídeo fez uma releitura grandiosa do monumento, não esquecendo-se de nenhum dos detalhes. 

Essa arquitetura foi criada em 9 de setembro de 1970 por diversos músicos. Mais uma vez o responsável por sua construção foi o Oscar Niemeyer. 


Concha Acústica de Brasília






A representação desse monumento foi singela e minimalista. Os idealizadores do vídeo somente criaram uma espécie de formato de concha (semicircunferência), o que deixou, de certa forma, o redesenho pobre de sentido. Foram suprimidos, portanto, a arquibancada e as formas pontiagudas do chão da obra original.




Ela também foi projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1969. A Concha Acústica é localizada às margens do Lago Paranoá, no Setor de Clubes Esportivos Norte (área central de Brasília), que fica ao lado do Museu de Arte de Brasília (MAB). De acordo com o site Cultura.DF a Concha Acústica é considerada o primeiro grande palco da capital do país. 


A mensagem



Ela segue o molde dos vídeos anteriores, ao apresentar o trecho "QUEM É DAQUI SABE O QUANTO", seguido de "É BOM"

A mensagem "Quem é daqui sabe o quanto é bom" pode ter várias interpretações que listo abaixo:

1- Pode ser uma apreciação de Brasília: o vídeo enaltece as características da cidade, seja sua natureza ou arquitetura (Há muitas montanhas, árvores e verde). O trabalho audiovisual mostra que tudo isso é bom.  



2- Pode ser uma apreciação da arquitetura: com uma visão mais específica, o vídeo mostra que a arquitetura - seja do Catetinho, Clube do Choro ou Concha Acústica - é boa, enaltecendo seus traços arquitetônicos e o trabalho do crânio Oscar Niemeyer.


3- Pode ser uma apreciação da cultura brasiliense: nesse sentido, a produção enaltece o som do choro e da música brasiliense. 



Cores e formas


A vinheta dispõe de cores claras - branco e branco gelo - e de tons em degradê - rosa, amarelo, verde e azul. A ambientação branca e clean combina com os detalhes coloridos da obra.


O Jovem Jornalista e Yonaller Media na frente da Globo Brasília




Ao criar esse texto constatei que o Jovem Jornalista e Yonaller Media (que disponibiliza os vídeos) furou a Rede Globo. Para quem não sabe, "furar" é uma linguagem jornalística usada quando um veículo disponibiliza uma informação ou matéria antes do outro. 

Assim sendo, percebi que o Jovem Jornalista e o Yonaller Media explanaram as vinhetas cerca de um mês antes que o site da Globo Brasília. O JJ publicou o texto das vinhetas no dia 12 de janeiro, enquanto o site no dia 7 de fevereiro. Além disso, foi constatado que o site ainda não disponibilizou a vinheta "Quem é daqui sabe o quanto é bom", ao contrário do que o JJ e o YM já fez. 

Isso prova que os veículos supracitados são preocupados em dar a informação com qualidade e agilidade à todos vocês.


Vocês já tinham visto a vinheta? Gostaram? Digam nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

17 comentários :

  1. Amo Brasília. Cidade de puro charme. Tenho irmão que mora aí ha mais de 40 anos. Ia muito aí a trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante que ficaram as representações! E que legal saber que vocês "furaram" a globo haha jornalismo de qualidade.

    Um beijão,
    Gabs | likegabs.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não tinha visto a vinheta ainda não, que legal eu sempre soube que o JJ traz coisas inovadoras para nos leitores.
    Parabéns Emerson !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Simone. Sempre procuramos pautas inovadoras para apresentar aos nossos leitores.

      Excluir
  4. Amo o quanto suas apurações são tão bem colocadas e feitas. Não sabia de tanto sobre os detalhes e fiquei encantada!

    semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito alegre com seu comentário. Eu tento apurar de forma profunda e interessante. Obrigado.

      Excluir
  5. Eu lembro dessa vinheta e gostava muito. vendo o post deu vontade de visitar o catetinho de novo
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu visitei em 2012. Vale super a pena conhecer a casa do JK. Tem muita coisa exposta lá.

      Excluir
  6. Gostei da vinheta e adorei as suas explicações sobre a mesma.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderExcluir
  7. Adorei as vinhetas,Emerson. E você dá aula! Fala e entende de tudo!


    Obrigada pela visita e ótima semana

    Donetzka

    ResponderExcluir
  8. Eu andei no curso de arquitectura e tenho interesse no assunto, os arquitectos são assim vão buscar inspiração em tudo!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. São muitos criativos. Admiro o trabalho de Oscar Niemeyer.

      Excluir
  9. Alguém sabe qual o nome e onde encontro a musica da vinheta?

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design