sexta-feira, 28 de junho de 2019

8 livros com temática LGBTQ+



Dando continuidade à Semana do Orgulho LGBTQ do JOVEM JORNALISTA falarei sobre alguns livros que abordam assuntos LGBTQ+ como encontrar o primeiro amor, se aceitar, se assumir, além de outros. Então, sem mais delongas...


1- Com amor, Simon



Também com o título de Simon vs a agenda homo sapiens, Com amor, Simon conta a história de um garoto que é gay, mas não é assumido para sua família e amigos, até que uma pessoa, também não assumida, usou o blog da escola para contar o seu segredo anonimamente. Simon então manda um e-mail para a tal pessoa, identificada na postagem como Blue. Mantendo também o mistério, Simon decide colocar seu nome como Jacques. Então eles começam a trocar e-mails, até que Simon comete um erro. A partir daí, um colega – Martin – descobre sobre os e-mails de Simon para Blue e tem que lidar com isso, mas nem tudo sai como planejado. O livro foi adaptado para os cinemas e lançado em 2018.


2- Leah fora de sintonia




Leah fora de sintonia é uma história que se passa depois dos acontecimentos de Com amor, Simon. A trama conta a vida de Leah, melhor amiga de Simon, após ter uns sentimentos despertados por Abby, uma de suas amigas. Embora ela esteja bem resolvida com ela mesmo e sua sexualidade, prefere manter em segredo. Então ela precisa aprender a lidar com seu amor platônico – que pode ou não ser –, assim como sua vida após o ensino médio, afinal, eles estão se formando.



3- Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo



Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo é uma história tão linda e cheia de surpresas que me deixou preso do início ao fim, se tornando um dos meus livros favoritos atualmente. Aristóteles decide ir nadar na piscina do bairro, mas ele não sabe nadar. Ao chegar lá, ele pede para um dos instrutores ou salva-vidas para ensiná-lo, mas... Então Dante, que frequenta a mesma piscina, viu a luta de Ari e decide ensiná-lo a nadar e, a partir daí, nasce uma amizade que vai se desenvolvendo em algo maior. Toda a trama é bem amarrada, com seus momentos dramáticos e tensos, mas ao mesmo tempo divertidos e felizes.


4- Me chame pelo seu nome



A cada verão, a família de Ellio acolhe por semanas um escritor que ajuda seu pai com algumas coisas em troca de hospedagem. Ele já está acostumado com isso, afinal, muitas pessoas passaram por sua casa de verão antes. Então, o norte-americano Oliver chega e encanta Ellio. A princípio, os dois não se dão muito bem, mas partindo do desdém inicial, surge um amor. O livro te deixa imerso nos sentimentos de Ellio durante toda a trama de modo que quase você sinta o que ele está sentindo. A história foi adaptada para os cinemas em 2017.


5- Apenas uma garota



Apenas uma garota mostra o processo de transição de uma adolescente sexual, enquanto discute alguns outros assuntos como preconceito e bullying, assim como autoaceitação e amizade. Nós vemos a jovem Amanda Hardy se identificando como uma jovem trans, mas ela ainda tem suas dificuldades e lutas que adolescentes costumam ter, assim como os relacionamentos que a cercam. Como descobrimos durante a história, seu próprio pai ainda tem dificuldade em aceitar a identidade da filha. A história tem seus momentos dramáticos e discussões importantes, principalmente atualmente quando esses temas estão sendo discutidos com mais naturalidade, embora algumas pessoas ainda tenham um ódio inexplicável quanto assuntos de diversidade de gênero e sexualidade.



6- Sobre garotos que beijam garotos



Esse foi o segundo livro com um protagonista LGBTQ+ que eu li na minha vida – inclusive consegui meu próprio autógrafo pelo autor junto de uma foto. O autor é brasileiro e se chama Enrique Coimbra, e ele consegue te prender e te cativar em uma história tão pequena – o livro tem menos de 100 páginas –, mas ao mesmo tempo muito linda. Enzo não gosta de se apegar, e faz questão de só se apaixonar quando sabe que não vai ser recíproco que, segundo ele, isso faz com que não seja responsável pelos sentimentos de outra pessoa. Até que ele conhece Ian, um rapaz hétero que estava ficando com sua amiga e é quando algumas coisas começam a mudar.


7- Moletom



Outro livro bem curto e de um autor brasileiro é Moletom, de Julio Azevedo. Pedro vai morar com a sua tia após contar para seus pais sobre sua sexualidade, que não são pessoas tolerantes. Enquanto caminhava em sua cidade nova, uma chuva o pega de surpresa, e como ele estava com coisas na sua mochila, decide se abrigar em uma cafeteria próxima e é aí que conhece Lucas. Pedro, um pouco incomodado - talvez até constrangido por sua situação e do jovem Lucas estar perguntando se tudo está bem com ele - decide sair, mas acaba esquecendo sua mochila. Então no dia seguinte, ele precisa retornar ao local para pegá-la e é quando ele e Lucas iniciam uma conversa que transforma esse grande infortúnio em uma grande amizade e talvez até um pouco mais.


8- Quinze dias




Felipe é um garoto que é muito atormentado em sua escola devido a seu físico que não segue os padrões de beleza. Então ele não vê a hora de chegar as férias de verão para que possa tirar o seu tempo de ver séries e vídeos no Youtube, já que amigos também não é seu forte. Só que quando o momento chega, sua mãe o avisa que ela aceitou hospedar o filho da vizinha, o Caio do 57, durante quinze dias porque sua família está viajando. Só que o que sua mãe não sabe é que Felipe tem um crush em Caio e vai precisar lidar com seus sentimentos, assim como com suas inseguranças acerca do seu corpo.


O que acharam das recomendações? Está faltando algum livro? Se interessou por algum dos comentados ou já leu algum deles? Deixe nos comentários. o/ J-J





















Por: Thiago Nascimento

6 comentários :

  1. Boas dicas para acabar com preconceitos absurdos,amigo.

    Obrigada pelas visitas a meu blog!

    Feliz semana

    Beijos sabor carinho

    Donetzka

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas! Me interessei pelo 3: Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Da lista que apresentaste, li 3 ou 4 deles! Tudo grandes leituras!
    Entre outras sugestões, sugiro:

    * Michael Barakiva - One Man Guy
    * Bill Konigsberg - Apenas Um Garoto
    * Rainbow Rowell - Carry On: Ascensão e Queda de Simon Snow
    * Madeline Miller - O Canto de Aquiles [amo este!]

    Um abraço :3

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design