Johnny Saad discursando. | BandNews TV
Nesta sexta-feira (21/6/2019) a rede social Twitter foi bombardeada por postagens que acusavam o proprietário do Grupo Bandeirantes de Comunicação João Carlos Saad (ou Johnny Saad) de culpar a operação Lava Jato – responsável por citar, acusar, prender e/ou condenar políticos, empresários e adjacentes – pela crise econômica que o Brasil passa.
Como argumento, uma postagem do deputado federal Paulo Pimenta (PT/SP) foi replicada como ‘prova’ que Johnny Saad responsabiliza a Lava Jato pelas mazelas da nação.
A ELITE ACORDOU PARA A TRAGÉDIA QUE É A LAVA JATO ?— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) 21 de junho de 2019
Dono da Band critica a destruição econômica causada por @SF_Moro e @deltanmd à frente da #LavaJato e a serviço dos Estados Unidos.
Saad citou casos de corrupção em outros países onde as empresas não foram destruídas#VazaJato pic.twitter.com/dAi2SvmAHU
Outras postagens de diversas origens diziam que Johnny disse expressamente que “A lava jato é responsável pela crise no Brasil”. [1] Ele não disse isso, mas quem se importa com os fatos quando se pode usar um boato como se fosse verdade?
Site 247
Revista Fórum
Folha Centro Sul/ Mídia Livre FCS Brasil
A Postagem
Para conferir mais impropérios digite no Twitter as tags “Dono da Band”, “Saad” e “Grupo Bandeirantes” para ver a confusão irracional.
A verdade
João Carlos Saad discursou no Fórum BandNews, ocorrido dentro da sede do Grupo Bandeirantes em 12 de junho 2019. [2] As palavras apocalípticas repetidas por sites e postagens não existiram. Aliás, o próprio vídeo espalhado com a palavra de Johnny é a prova inequívoca que a Operação Lava Jato não foi apontada como culpada pela crise econômica. Ao contrário, ele é favorável ao combate à corrupção. Johnny deixa claro que o equívoco praticado é punir as empresas envolvidas. Agindo assim os funcionários são prejudicados. É só assistir o vídeo!
Em matéria exibida nesta mesma sexta-feira fica claro que a insegurança jurídica nos acordos de leniência provoca o fechamento de empresas e o desemprego dos funcionários. Não se fala, em momento algum, em incentivo de impunidade ou eleger a Lava-Jato como culpada pela crise econômica.
Desde 2016 “esta é a opinião do Grupo Bandeirantes de Comunicação”
Os detratores e mentirosos apontam que a fala de Johnny é casuística e interessada em afins suspeitos, mas ignoram ou não sabem que a opinião da empresa de mídia sediada no bairro do Morumbi é a mesma há quase três anos. Em editoriais exibidos em 2016 e 2017 lidos pelo então âncora do Jornal da Band Ricardo Boechat (1952-2019) deixam claro que o que foi dito na matéria de 2019 e pelo comentário do atual âncora do noticioso Eduardo Oinegue ainda se conserva:
Conclusões finais
Pessoas e entidades de matrizes políticas de esquerda e direita compartilharam uma mentira. Quem é de Esquerda achou que a Bandeirantes está ao lado de Lula, do PT e dos críticos a Lava Jato. Quem é de Direita achou que a Bandeirantes se vendeu por motivos econômicos e que “virou a casaca”.
Nenhum dos dois espectros políticos teve a honestidade de fazer um resgate sobre este fato e muito menos citou os editoriais que mencionei neste texto. Para quem é interessado em esclarecer o que aconteceu pode perceber que o Grupo Bandeirantes está preocupado com o que vem no futuro. Deixa sempre claro que é fundamental punir quem corrompeu e se deixou corromper, mas repudia que o lado mais fraco da corda – os funcionários das empresas envolvidas em investigações – sofra com as atitudes de terceiros.
Não espalhem postagens mentirosas e que só estão com a finalidade de promover seu lado ideológico. Pesquise, incansavelmente, porque uma mentira contada mil vezes provoca estragos maiores que os consertos e retratações. J-J
Por: Layon Yonaller, colaborador especial do JOVEM JORNALISTA
Ora aqui está um post super informativo!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
LAYON RESPONDE | Obrigado Teresa. [L.Y.]
ExcluirUm bando de canalhas. Sabemos bem quem foi o maior responsável pela crise que vivemos. Sou Lava Jato e não abro. Mesmo que tenha algumas imperfeições em sua condução ...
ResponderExcluirLAYON RESPONDE | Acusaram o grupo e o dono de algo que não existe. Obrigado por comentar. [L.Y.]
ExcluirOi, td bem?
ResponderExcluirFake news e mais fake news... Black mirror está cada vez mais real!
Beijos
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
LAYON RESPONDE | Há pessoas que compartilham antes de checar e isso é uma tragédia irreversível porque é mais fácil destruir que construir. Obrigado por comentar. [L.Y.]
ExcluirBem esclarecedor seu post. Acho bom mostrar fake news.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
LAYON RESPONDE | Eu agradeço por comentar por aqui e prestar atenção neste esclarecimento. [L.Y.]
ExcluirO problema é que o povo brasileiro sai compartilhando as coisas, sem atestar se é real ou não. O que importa é compartilhar, mesmo que seja mentira.
ResponderExcluirBem bacana seu post esclarecendo isso!
Beijo.
Cores do Vício
LAYON RESPONDE | Isso mesmo, Pathy. Os dois lados cometeram este erro para favorecer seu lado. A verdade foi ignorada. [L.Y.]
ExcluirBem interessante e informativo o post.
ResponderExcluirwww.paginasempreto.blogspot.com.br
LAYON RESPONDE | Obrigado por comentar. [L.Y.]
Excluir