quarta-feira, 5 de junho de 2019

Series finale de 'Gotham': os produtores conseguiram captar a essência do Homem-Morcego?

Pode conter spoilers!



No dia 25 de abril desse ano ia ao ar o último episódio de Gotham, contudo ele foi visto por mim no dia 10 de maio. A série fechou o ciclo de 5 temporadas que tiveram o objetivo de mostrar a origem do Homem-Morcego, vulgo Batman, e de outros personagens do universo. Mesmo que a produção tenha sido centrada no policial que combatia a corrupção e o crime na cidade, Jim Gordon, a história dele se mesclava com a do nosso morcego super-herói. E o resultado foi mais interessante que poderia se imaginar.

Há quem não tenha interessado em ver à série por ela não ser centrada no Batman propriamente, mas a construção de personagens icônicos dos quadrinhos - como Pinguim, Charada, Coringa, Mulher Gato, Hera Venenosa e Fish Money - já era um ponto positivo para que os fãs do Homem-Morcego a assistissem. Sem contar ainda com os arcos e histórias vibrantes e cheias de ação. 

Gotham sempre foi promissora nesse sentido: queria contar as origens do Homem-Morcego, porque ele se tornou quem ele é. Mas não apenas isso, quis mostrar os primórdios dos vilões de Gotham City, seus conflitos, porque se tornaram em que eles são e a caminhada que tiveram até seu momento atual. 

A série também planejou mostrar como a cidade de Gotham tornou-se violenta, fria e insensível com o passar dos anos. E é aí que a luta de Jim Gordon surge: como ser um policial correto em uma cidade violenta e corrupta? Como vingar a morte dos pais de Bruce Wayne? Em Gotham conhecemos mais à fundo a história do policial de Gotham City, seus conflitos, desafios e problemas. 

Gotham é baseada nos quadrinhos Ano Zero, mas foi além ao traçar um panorama da cidade, traçar as personalidades de seus principais personagens, além de apresentar muitos easter eggs

O último episódio da série a fechou de forma congruente, apresentando cenas icônicas e que esperávamos ver desde o início. Ao assistir, fiquei com um gostinho de quero mais e querendo uma série solo do Batman para chamar de minha (Já sabemos que terá de Batwoman). Vários pontos chamaram a minha atenção na series finale de Gotham que discorro logo abaixo. 


O episódio em si


Há quem diga que o episódio foi fraco, pois eu tenho inúmeros motivos para dizer que ele foi simplesmente incrível. No episódio, passam-se 10 anos e vemos a Gotham dos quadrinhos como a conhecemos. Além disso, Bruce Wayne sai da cidade e retorna 10 anos depois, jurando ser o protetor da cidade. Nesse intervalo de tempo, a cidade fica entregue à violência e terror e aos seus vilões, Charada, Coringa e Pinguim. 

O episódio foi dinâmico e com muitas cenas de ação, além de apresentar cenas de despedidas e momentos românticos. Acredito que a série soube mesclar cenas de ação e aventura com drama. 

Muitos haters disseram que o episódio foi apressado e que esse salto temporal deveria acontecer não no último episódio (12), mas no 10, para ter tempo de dar um desfecho para os personagens. Contudo, sou totalmente do contra e acredito que o final da série foi digno e que era isso mesmo que deveria acontecer.


Aparição de Bruce Wayne como Batman


Quando vi o Batman de costas no episódio já vibrei. Ele apareceu em momentos cruciais do episódio, salvando a cidade ou dialogando com a Mulher-Gato. Os produtores optaram por não revelar o ator por trás da máscara para que os fãs não perdessem a magia de ver o super-herói, acredito. 

Isso contribuiu para que todas suas aparições fossem icônicas. Por exemplo, quando o Charada e o Pinguim sequestram uma mulher e a prendem, logo vemos o Batman em ação com seus instrumentos tecnológicos, como cordas resistentes e outros objetos. Desse modo, sabemos que o Batman está em cena, mas quase não vemos ele frontalmente. O máximo que podemos ver é ele de lado, com sua capa.

Os momentos com a Mulher-Gato também foram incríveis e torci para que não acabassem. Só de ouvir a voz do Batman fiquei arrepiado. Era uma voz grave, porém marcante. Ele explicando o motivo de ter deixado a cidade por 10 anos para ela também foi um trecho incrível.


Evolução e personalidade dos personagens



No episódio final de Gotham os produtores chancelaram a evolução e a personalidade de cada um dos personagens principais, como Bruce Wayne, Charada, Coringa, Hera Venenosa, Pinguim e Mulher Gato. É nele que vemos todo o trabalho da produção de construir as personalidades e histórias dos personagens ser concluído. Por que a Mulher Gato se torna fria e insensível? Por que Bruce Wayne vira o protetor de Gotham City? Por que o Pinguim vira um aficionado por ser o dono de Gotham? Por qual motivo o Charada torna-se um exímio criador de enigmas? Por que o Coringa vira um sádico? As respostas para essas perguntas encontram-se nos episódios anteriores, já que nesse aparecem as versões finais de cada um dos personagens.

É nesse sentido que Gotham foi interessante: ela construiu, gradualmente, a personalidade e histórias de cada um dos personagens. No caso de Bruce Wayne, mostrou desde sua difícil infância, com a perda de seus dois pais em um assalto, até o momento em que ele compensa esse trauma e constrói a identidade do Homem-Morcego. Claro que isso não acontece de um episódio para o outro, mas há toda uma construção gradual. Por exemplo: Bruce vivencia o trauma de perder seus pais; depois assume a presidência das empresas Wayne, sendo que ele não era maduro para isso; faz um pedido para que Jim Gordon vingue a morte de seus pais; aprende a lutar; conhece Selina; enfrenta o Ra's al Gul; e depois decide defender a cidade. É todo um processo que foi difícil, doloroso e complexo. 


Caracterização


Uma coisa que Gotham sempre prezou foi pela caracterização de seus personagens, e não falo apenas do figurino, mas de uma construção visual e de personalidade. Por se passar antes do Bruce Wayne torna-se o Homem-Morcego, ela procurou lapidar as personalidades de seus personagens. Com isso, ao vermos o andar desengonçado do Pinguim logo vemos que trata-se do próprio, assim como o espírito misterioso de Charada, o ar vingativo de Selina e o sarcasmo de Coringa.

O episódio final vem para arrematar as caracterizações e figurinos dos personagens. Vemos a Mulher Gato em seus trajes colantes e com luvas de gato; o Pinguim com alguns quilos à mais, com seu terno, lente no olho e cartola; Bruce Wayne vestido de Batman; o Coringa com seu terno roxo e o sorriso escancarado; e o Pinguim com seu terno verde com interrogações. Eu esperei cinco temporadas para que isso ocorresse, e quando aconteceu eu simplesmente fiquei emocionado.

É claro que antes do episódio final a série já pincelava alguns figurinos dos personagens. Vimos a Selina com óculos de mergulhadora na cabeça; o Coringa com a boca de palhaço e o terno roxo; e Eduard Nygma com o terno verde-musgo. Diria que essas caracterizações foram um ensaio do que veríamos no episódio final. 


A Gotham como conhecemos


Com a passagem de 10 anos, Gotham torna-se mais entregue ao crime e a violência. E o episódio mostra exatamente isso: não há um policiamento efetivo e muitos crimes são realizados pelos vilões, como Coringa, Charada e Pinguim. Agora, vemos com clareza, o porque de Gotham ser chamada de "cidade que não dorme"

A violência de Gotham cresce, mas também vemos a construção de edifícios suntuosos e lugares tecnológicos da cidade.


O reencontro de Bruce Wayne e Selina


Sim! Foi emocionante ver Bruce Wayne e Selina novamente juntos. Calma, que esse foi o meu momento! Sempre torci pela felicidade dos dois e vê-los juntinhos em uma cena dramática foi maravilhoso. Primeiro, foi de cortar o coração ver a despedida dos dois no aeroporto e, depois, ver o reencontro foi acalentador. 



O símbolo do Batman


Em Gotham descobrimos o porque do Batman usar o morcego como seu símbolo e foi uma das descobertas mais interessantes da série. Além disso, as referências que o episódio final conteve foram de emocionar qualquer fã. Exemplos? O icônico refletor de luz e a cena final do Batman em cima do prédio e o Jim falando "Ele é um velho amigo"



Bruce adulto


No episódio final vemos Selina adulta. Foi escolhida uma atriz parecida com a atriz teen. Contudo, não vemos a real identidade do Bruce adulto, o que fez com que muitos haters não aprovassem a ideia. Mas acredito que o objetivo não era o de mostrar a identidade do morcegão, mas explorar suas atitudes salvadoras para com a cidade.  


O desfecho de Barbara, Lee e Alfred


Os haters também disseram que o desfecho de Barbara, Lee e Alfred foram fracos, mas até entendo os produtores de suprimirem o final desses personagens. A série era sobre Jim Gordon e, quiçá, do Bruce Wayne. Esses personagens eram acessórios e não interessava seus fins. 


A essência do Homem-Morcego



Acredito que o episódio final de Gotham conseguiu captar a essência do Homem-Morcego. Foi pouco o tempo para explorar o Batman? Sim, foram apenas 40 minutos. Mas acredito que a intenção foi válida. O episódio conseguiu mostrar a origem dos principais vilões da série, retratar o início da Mulher-Gato e mostrar as primeiras ações de Bruce como Batman. Enfim, o episódio fechou com chave de ouro a história. J-J 






Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Ainda não tive a possibilidade de ver essa série, mas estou bastante curiosa!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Gostei da serie
    Achei este post divinal
    Abraço

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Jogo da BALEIA AZUL faz vitimas...

    ResponderExcluir
  3. Não vi a série e fiquei muito interessada. Sou fã do Batman e fiquei com vontade de assistir mesmo ela não sendo centrada nele.
    abraços
    Chris Ferreira
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderExcluir
  4. Uma série da qual acompanhei alguns episódios esporadicamente... embora confesse que não tenha assistido ao seu episódio final!... Sobre o qual, fiquei com curiosidade... após a leitura deste post!...
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design