Os Stories e Destaques (Highlight) do Instagram são recursos que atualmente tem sido utilizados pelos usuários. Milhares deles tem aproveitado suas funções e ferramentas. No post de hoje darei dicas de como utilizá-los de forma interessante, atraente e que trará resultados.
Sabemos que uma má utilização desses recursos pode colocar tudo a perder, e para que isso não aconteça, nem que você seja filtrado por conteúdos indesejados pelos seus seguidores (assunto já falado aqui), recomendo que sigam as dicas a seguir para fazer bonito. É claro que não sou nenhum profissional em redes sociais e tecnologia, mas falo por experiência própria. Dividi pelos tópicos Stories e Destaques para facilitar o entendimento:
STORIES
Os Stories do Instagram veio para ficar e desbancar o Snapchat. Com recursos inovadores e criativos, eles permitem uma infinidade de coisas. Conteúdos que se autodestroem em 24 horas se popularizaram.
Confira essas dicas para utilizar os Stories da melhor forma:
Confira essas dicas para utilizar os Stories da melhor forma:
1- Lives
No Stories é possível criar vídeo ao vivo, interagir com seguidores em tempo real e depois salvá-lo, se preferir. Um excelente recurso que permite engajamento e chama a atenção do público, mas que deve ser bem utilizado.
A dica primordial que deixo para quem tem interesse em fazer lives é: NÃO ENTRE AO VIVO SE VOCÊ NÃO TEM NADA DE INTERESSANTE PARA MOSTRAR. Não é porque o recurso está disponível, que você deve utilizar de qualquer forma. O William Bonner (@realwbonner), por exemplo, utiliza-o para mostrar seu cotidiano pessoal, os bastidores antes do Jornal Nacional ir ao ar e até mesmo ele fazendo selfies com a Renata Vasconcellos ou se maquiando. É ele entrar ao vivo para ter milhares de curtidas e comentários.
A blogueira Thamires Sgalbieiro, em post no Like Paradise, destacou a importância de explorar as lives no Instagram, além de dicas e ferramentas. Ela disse o seguinte (com grifos):
Agora já pensou você entrar ao vivo, convidar amigos para assistir sua live, mas não ter nada de interessante para falar ou mostrar? Aí não dá, né?!
É possível testar produtos de maquiagem e beleza; apresentar uma playlist de músicas (um top 5) para os seguidores ouvirem; falar de livros, filmes e tudo isso ao vivo com a interação e participação do público!
Recentemente vi alguém utilizando o Stories para essa função e achei muito interessante e diferente. Trata-se da Érika (@Vempracablog) que testou produtos de maquiagem ao vivo. Achei incrível pois ela os testava, mostrava os resultados, pontos negativos e positivos. Tudo isso em tempo real. Vale salientar que antes de gravar os vídeos, ela fez enquetes de qual produto deveria resenhar ao vivo. Ponto para a interatividade e criatividade dela!
No Stories também é possível criar enquetes, acompanhar suas apurações e seus resultados. Eu (@emsgarcia) já utilizei esse recurso para saber a opinião do público sobre vários assuntos e para qual camisa ou gravata utilizar para uma ocasião especial (O interessante é que com o look escolhido, eu fui para o evento, afinal, a voz dos usuários do Instagram é a voz de Deus, né?! KKKKK). É uma forma de interação com o público.
Essa opção só é liberada no stories para aqueles usuários que possuem mais de 10K (10 mil) seguidores. Ela incorpora no próprio storie um link que te leva para fora do Instagram (pode ser de texto, vídeo ou enfim). Acho um recurso muito interessante para quem possui blog e quer recomendar algum post; um youtuber que quer mostrar um vídeo ou seu último vídeo, etc. Uma pena que ele não esteja disponível para todos.
Recentemente o Instagram incorporou o modo texto no Stories. Agora, além de compartilhar imagens e vídeos, o usuário pode compartilhar textos escritos. São vários estilos e fontes (como Modern, Neon, Typewriter e Strong) para escolher.
E como aproveitar esse recurso da melhor forma? Utilizando para textos e mensagens de famosos ou de sua própria autoria. É possível também expressar seus sentimentos e humor através da escolha da fonte, uma vez que tem umas mais alegres, divertidas e outras mais borings e sombrias. Enfim, utilize esse recurso da melhor forma!
- Stickers no stories
Hoje em dia existem stickers diversos para colocar no Stories, seja de datas comemorativas, expressões geográficas, locais específicos, frases e palavras populares. É preciso saber escolhê-los para não poluir o storie de muitas informações. Já vi muitos usuários que colocaram tantos stickers que não dá para entender nada, muito menos a mensagem que ele quis passar.
- Clone de adesivos de selfies
Sabia que é possível utilizar um adesivo de uma foto, selfie ou o que você tiver no seu celular e incorporar no seu storie?! A Thaynara OG (@thaynaraOG) faz muito disso e o resultado fica incrível. Contudo, é preciso tomar cuidado para utilizá-los da melhor forma e não cometer exageros.
Esse é um recurso bem divertido e dinâmico onde é possível você mesmo criar memes e stickers de reações ou até trocar de rosto.
- Efeito "Rebobinar"
Ele inverte o seu storie, ou seja, ele começa do final e termina no começo. É um efeito interessante, mas que você precisa ter sabedoria de quando e como utilizá-lo.
- Efeitos do "Superzoom"
Esse botão oferece vários efeitos e tenho visto que ele virou uma "modinha", pois as pessoas o utilizam para tudo. Contudo, é importante saber dosar seu uso. Ele serve basicamente para você dar um "superzoom" em uma frase, objeto ou alguém.
- Adesivo de "hashtag"
Existem esses adesivos que também são links e te direcionam para conteúdos relacionados a temas como #cabelocolorido, #LGTQ+ ou #rockalternativo. Utilize esse recurso se tiver congruente com seu storie e se deseja buscar algum tipo de engajamento.
- Várias cores em um texto
Você sabia que é possível deixar um texto de várias cores diferentes no Storie? Com esse recurso, seu texto fica mais alegre, colorido e divertido, mas saiba a ocasião certa de utilizá-lo
O Youtuber e blogueiro Leandro Morais (@lemorais) fez um vídeo explicando direitinho como deixar o seu texto coloridaço:
- Mãos livres
Quer melhor função do que fazer seus stories sem as mãos? Um bom recurso para quem se maqueia, dança ou faz qualquer outro tipo de atividade e quer compartilhar no Instagram Stories. A Érika, que eu falei no tópico 2, provavelmente utilizou esse recurso quando fez as resenhas ao vivo dos produtos de beleza.
- "Boomerang"
Outro recurso bastante utilizado pelos usuários no Stories. O Boomerang é quase um gif que permite a criação de vídeos de até 2 segundos com repetição automática. Ele é fácil de utilizar, mas é preciso ser criativo e inovador ao lançar mão desse recurso.
Com os destaques (highlight) você pode manter histórias separadas no seu perfil do Instagram. É possível que fotos, vídeos e histórias permaneçam por mais de 24 horas, aliás, o tempo que você desejar. Essa é uma ferramenta útil para quem deseja destacar os momentos mais importantes e deixá-los em evidência para que pessoas que não viram no período de um dia possam ver depois.
Separei duas dicas para utilizar os Destaques (Highlights) da melhor forma:
Com o Highlights é possível fazer um portfólio ou um menu com assuntos diversos no seu perfil do Instagram, sabia disso? Você pode organizar seus destaques por menus, como: "Vídeos", "Templates", "Receitas", "Papéis de parede", "Beleza", "Moda". As pessoas quando entrarem no seu perfil terão a sensação de organização e que você tem muitos conteúdos interessantes para oferecer.
Destaco dois perfis que utilizam muito bem esse recurso: @thamisgalbiero e @nathaliaclementin.
Thami é blogueira e sabe utilizar esse espaço muito bem para divulgar seu trabalho, projetos, vídeos no Youtube e últimos posts publicados no Like Paradise.
Natália Clementin, ex MasterChef Brasil 4, utiliza o espaço para divulgar receitas, agenda, vídeos, etc.
Tenho vontade de utilizar esse recurso no meu perfil pessoal ou no do blog.
Bem pessoal, essas são algumas dicas de como aproveitar o Stories e Destaques de história do Instagram da melhor forma. E vocês, tem outras dicas que podem compartilhar? Gostaram dessas? Digam tudo nos comentários! J-J
Por: Emerson Garcia
A blogueira Thamires Sgalbieiro, em post no Like Paradise, destacou a importância de explorar as lives no Instagram, além de dicas e ferramentas. Ela disse o seguinte (com grifos):
"A transmissão ao vivo pode ser sua resposta para ter um engajamento maior no Instagram. Seu vídeo ao vivo aparece na frente de todas as outras histórias com um logotipo “ao vivo” bem atraente que atrai mais cliques. Depois, seu vídeo ao vivo fica disponível nas suas histórias por 24 horas e isso ainda pode ter mais visualização."
Agora já pensou você entrar ao vivo, convidar amigos para assistir sua live, mas não ter nada de interessante para falar ou mostrar? Aí não dá, né?!
2- Resenhas ao vivo
É possível testar produtos de maquiagem e beleza; apresentar uma playlist de músicas (um top 5) para os seguidores ouvirem; falar de livros, filmes e tudo isso ao vivo com a interação e participação do público!
Recentemente vi alguém utilizando o Stories para essa função e achei muito interessante e diferente. Trata-se da Érika (@Vempracablog) que testou produtos de maquiagem ao vivo. Achei incrível pois ela os testava, mostrava os resultados, pontos negativos e positivos. Tudo isso em tempo real. Vale salientar que antes de gravar os vídeos, ela fez enquetes de qual produto deveria resenhar ao vivo. Ponto para a interatividade e criatividade dela!
3- Enquetes
No Stories também é possível criar enquetes, acompanhar suas apurações e seus resultados. Eu (@emsgarcia) já utilizei esse recurso para saber a opinião do público sobre vários assuntos e para qual camisa ou gravata utilizar para uma ocasião especial (O interessante é que com o look escolhido, eu fui para o evento, afinal, a voz dos usuários do Instagram é a voz de Deus, né?! KKKKK). É uma forma de interação com o público.
4- Opção "veja mais"
Essa opção só é liberada no stories para aqueles usuários que possuem mais de 10K (10 mil) seguidores. Ela incorpora no próprio storie um link que te leva para fora do Instagram (pode ser de texto, vídeo ou enfim). Acho um recurso muito interessante para quem possui blog e quer recomendar algum post; um youtuber que quer mostrar um vídeo ou seu último vídeo, etc. Uma pena que ele não esteja disponível para todos.
No Stories também é possível divulgar seu trabalho e/ou produto e se for de forma patrocinada, melhor ainda. A propaganda é a alma do negócio e o Instagram já percebeu isso ao criar contas próprias para empresas, posts e stories patrocinados. Para quem deseja alavancar seus negócios é uma mão na roda.
Esse tipo de post no stories aparece como uma intervenção. Você está vendo os Stories dos seus amigos, quando de repente aparece uma imagem ou vídeo de propaganda de uma empresa. O mesmo acontece no Youtube. No Instagram é como se fosse intervalos comerciais que podem ter até 30 segundos ou mais.
Se você é blogueiro, empresário ou pessoa comum e se interessou por esse recurso, a Camila Porto dá o passo a passo de como criar anúncios no Instagram Stories. Lembrando que é preciso todo um estudo de alcance, público-alvo e estratégias para investir da forma correta (Existem vários preços e tipos de anúncios).
Esse tipo de post no stories aparece como uma intervenção. Você está vendo os Stories dos seus amigos, quando de repente aparece uma imagem ou vídeo de propaganda de uma empresa. O mesmo acontece no Youtube. No Instagram é como se fosse intervalos comerciais que podem ter até 30 segundos ou mais.
Se você é blogueiro, empresário ou pessoa comum e se interessou por esse recurso, a Camila Porto dá o passo a passo de como criar anúncios no Instagram Stories. Lembrando que é preciso todo um estudo de alcance, público-alvo e estratégias para investir da forma correta (Existem vários preços e tipos de anúncios).
7- Crie stories criativos e divertidos
Finalizando esse tópico, o Instagram oferece uma série de ferramentas que mexem no visual de seus Stories e os deixam mais criativos, divertidos e interessantes (basta saber utilizar da melhor forma). Separei algumas delas para você:
- Texto no Stories
Finalizando esse tópico, o Instagram oferece uma série de ferramentas que mexem no visual de seus Stories e os deixam mais criativos, divertidos e interessantes (basta saber utilizar da melhor forma). Separei algumas delas para você:
- Texto no Stories
Recentemente o Instagram incorporou o modo texto no Stories. Agora, além de compartilhar imagens e vídeos, o usuário pode compartilhar textos escritos. São vários estilos e fontes (como Modern, Neon, Typewriter e Strong) para escolher.
E como aproveitar esse recurso da melhor forma? Utilizando para textos e mensagens de famosos ou de sua própria autoria. É possível também expressar seus sentimentos e humor através da escolha da fonte, uma vez que tem umas mais alegres, divertidas e outras mais borings e sombrias. Enfim, utilize esse recurso da melhor forma!
- Stickers no stories
Hoje em dia existem stickers diversos para colocar no Stories, seja de datas comemorativas, expressões geográficas, locais específicos, frases e palavras populares. É preciso saber escolhê-los para não poluir o storie de muitas informações. Já vi muitos usuários que colocaram tantos stickers que não dá para entender nada, muito menos a mensagem que ele quis passar.
- Clone de adesivos de selfies
Sabia que é possível utilizar um adesivo de uma foto, selfie ou o que você tiver no seu celular e incorporar no seu storie?! A Thaynara OG (@thaynaraOG) faz muito disso e o resultado fica incrível. Contudo, é preciso tomar cuidado para utilizá-los da melhor forma e não cometer exageros.
Esse é um recurso bem divertido e dinâmico onde é possível você mesmo criar memes e stickers de reações ou até trocar de rosto.
- Efeito "Rebobinar"
Ele inverte o seu storie, ou seja, ele começa do final e termina no começo. É um efeito interessante, mas que você precisa ter sabedoria de quando e como utilizá-lo.
- Efeitos do "Superzoom"
Esse botão oferece vários efeitos e tenho visto que ele virou uma "modinha", pois as pessoas o utilizam para tudo. Contudo, é importante saber dosar seu uso. Ele serve basicamente para você dar um "superzoom" em uma frase, objeto ou alguém.
- Adesivo de "hashtag"
Existem esses adesivos que também são links e te direcionam para conteúdos relacionados a temas como #cabelocolorido, #LGTQ+ ou #rockalternativo. Utilize esse recurso se tiver congruente com seu storie e se deseja buscar algum tipo de engajamento.
- Várias cores em um texto
Você sabia que é possível deixar um texto de várias cores diferentes no Storie? Com esse recurso, seu texto fica mais alegre, colorido e divertido, mas saiba a ocasião certa de utilizá-lo
O Youtuber e blogueiro Leandro Morais (@lemorais) fez um vídeo explicando direitinho como deixar o seu texto coloridaço:
- Mãos livres
Quer melhor função do que fazer seus stories sem as mãos? Um bom recurso para quem se maqueia, dança ou faz qualquer outro tipo de atividade e quer compartilhar no Instagram Stories. A Érika, que eu falei no tópico 2, provavelmente utilizou esse recurso quando fez as resenhas ao vivo dos produtos de beleza.
- "Boomerang"
Outro recurso bastante utilizado pelos usuários no Stories. O Boomerang é quase um gif que permite a criação de vídeos de até 2 segundos com repetição automática. Ele é fácil de utilizar, mas é preciso ser criativo e inovador ao lançar mão desse recurso.
DESTAQUES (HIGHLIGHT)
Com os destaques (highlight) você pode manter histórias separadas no seu perfil do Instagram. É possível que fotos, vídeos e histórias permaneçam por mais de 24 horas, aliás, o tempo que você desejar. Essa é uma ferramenta útil para quem deseja destacar os momentos mais importantes e deixá-los em evidência para que pessoas que não viram no período de um dia possam ver depois.
Separei duas dicas para utilizar os Destaques (Highlights) da melhor forma:
1- Destaque momentos mais importantes pelo tempo que desejar
Você fez uma viagem, teve uma experiência diferenciada ou tem um momento no Stories incrível? Então isso merece estar destacado no seu perfil do Instagram. Tenha sabedoria em selecionar momentos que mereçam ser realmente destacados.
Você fez uma viagem, teve uma experiência diferenciada ou tem um momento no Stories incrível? Então isso merece estar destacado no seu perfil do Instagram. Tenha sabedoria em selecionar momentos que mereçam ser realmente destacados.
2- Faça um menu de assuntos
Com o Highlights é possível fazer um portfólio ou um menu com assuntos diversos no seu perfil do Instagram, sabia disso? Você pode organizar seus destaques por menus, como: "Vídeos", "Templates", "Receitas", "Papéis de parede", "Beleza", "Moda". As pessoas quando entrarem no seu perfil terão a sensação de organização e que você tem muitos conteúdos interessantes para oferecer.
Destaco dois perfis que utilizam muito bem esse recurso: @thamisgalbiero e @nathaliaclementin.
Thami é blogueira e sabe utilizar esse espaço muito bem para divulgar seu trabalho, projetos, vídeos no Youtube e últimos posts publicados no Like Paradise.
Natália Clementin, ex MasterChef Brasil 4, utiliza o espaço para divulgar receitas, agenda, vídeos, etc.
Tenho vontade de utilizar esse recurso no meu perfil pessoal ou no do blog.
Bem pessoal, essas são algumas dicas de como aproveitar o Stories e Destaques de história do Instagram da melhor forma. E vocês, tem outras dicas que podem compartilhar? Gostaram dessas? Digam tudo nos comentários! J-J
Por: Emerson Garcia
Oi Emerson,
ResponderExcluirAdorei o post e as dicas foram muito úteis, nem sabia que existia tantas possibilidades.
Obrigada pela visita!
Bjs❤
Abrir Janela
Que bom que gostou, Line. Sim, existem inúmeras funções e usos o Instagram Stories e o Highlights.
ExcluirAmei as dicas, uso bastante essa ferramento do Insta.
ResponderExcluirBeijos
https://www.vempracablog.com.br/
Verdade. Sempre te acompanho.
ExcluirGostei bastante das dicas e vou incorpora-las no meu perfil.
ResponderExcluirwww.paginasempreto.blgospot.com.br
Beijos
Incorpore mesmo. São dicas essenciais para o bom uso da rede social.
ExcluirQue massa as dicas, vou usar essa de colocar as categorias em destaque.
ResponderExcluirBeijos
www.estiilocarol.com
Use mesmo. Que bom ter te ajudado.
ExcluirUm post super completo com várias dicas!
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Obrigado, Monique.
ExcluirOlá JJ tudo bem???
ResponderExcluirAdorei as dicas... Muito útil para a nova fase das mídias sociais...
Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/
Fico feliz que tenha gostado, Débora.
ExcluirGostei das dicas, geralmente uso o stories para interagir com os seguidores, fazer alguma brincadeira ou realmente mostrar o atual status. Ótimas dicas.
ResponderExcluirBlog: O Planeta Alternativo
Ótimo você fazer um bom uso da ferramenta, Walterlan.
ExcluirOlá Jovem
ResponderExcluirMas que post bem exemplificativo!!! Eu gosto da enquete. Mas eu tenho poucos seguidores no Instagram, só há pouco tempo estou a usar o Insta com maior regularidade.
xoxo
marisasclosetblog.com
Use com mais regularidade, sim. O Instagram tem muitas possibilidades interessantes.
ExcluirConfesso que deveria fazer stories, mas é muito raro. Live então nunca fiz, rs. Acho que a vida é tão corrida que quando vi já fiz tudo e não gravei. Preciso pegar esse hábito. Bjs
ResponderExcluirwww.mayaravieira.com.br
Verdade, Mayara. É importante ter o hábito de interagir com os seguidores pelo menos uma vez ao dia. Obrigado por compartilhar sua experiência.
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