sábado, 17 de março de 2018

Banda Morada: música animada, criativa e reflexiva



Quer uma dica de banda divertida, reflexiva e que canta verdades bíblicas? Então você precisa ouvir a Morada! Com pouco mais de oito anos, o grupo tem se destacado por trazer um som diferenciado, mas que não deixa de lado a pregação da palavra de Deus. 

A banda de Fernandópolis (SP) é formada por 6 integrantes - sendo 5 homens e 1 mulher - são eles: os vocalistas Brunão e Miriam, o guitarrista Ueslei, o baixista Moisés, o tecladista Manoel e o baterista Felipe. O objetivo do grupo não é autopromover-se (nem os componentes tem esse intuito), mas sim promover o evangelho através das canções cantadas e ministradas. 

As músicas são bonitas, criativas, divertidas, emocionantes e muito fortes. O estilo musical do grupo mistura rock alternativo com reggae, folk, e também algumas influências do hip hop, que tornam a Morada uma das mais versáteis e criativas do gênero.

No site da banda há um pequeno perfil que diz o papel da Morada no Brasil e no mundo. Descrevo um trecho para vocês (com grifos):

"O Morada é um ministério que tem por anseio “gritar nos telhados o que Deus tem sussurrado em seus ouvidos” [...] o ministério é impulsionado a ir a lugares não apenas ser mais uma banda que toque músicas bonitas, divertidas e emocionantes, mas, também, levar uma palavra de alinhamento entre o Céu e a Terra, afim de que o coração de Deus seja alcançado, e aconteça uma transformação no coração de cada pessoa. O maior desejo é que todos possam retornar ao seu lugar e estado de origem, o que Deus planejou, antes da fundação do mundo... criados à imagem e semelhança do Pai, íntimos do Seu coração!"


E é exatamente isso que a banda proporciona a mim: através de suas canções conheço mais da palavra de Deus, me aproximo mais do céu e tenho mais comunhão e intimidade com a trindade. Da canção mais animada, até a mais calma, todas elas me ensinam muito e me induzem à um nível elevado de adoração.






Os arranjos das canções são bem descolados e bem construídos, dando uma musicalidade incrível. A sincronia e amizade dos integrantes, por sua vez, contagiam o ambiente e chamam a atenção dos jovens que cantam fortemente os coros das músicas.

Essa identidade e sintonia da Morada podem ser vistas no clipe Desenvolvendo Amor disponível no Youtube, onde os integrantes possuem uma união muito grande e a participação dos jovens é evidente. 






História do nome

A escolha do nome da banda é bem propício. A ideia é fazer com que a trindade faça morada na vida das pessoas. Tem até uma música, Morada em mim, que diz exatamente isso: "Vem fazer morada em mim Eu abro a porta, pode entrar Vem cear comigo meu Jesus". A canção Fazer a diferença também faz alusão ao nome da banda: "Quero ser uma morada para Ti Não quero ser apenas visitado, quero ser habitado".

A logo da Morada também faz alusão à essa ideia de fazer com que a trindade more dentro de cada pessoa, ao trazer uma casa e, agregado à ela, uma seta que aponta para cima. Acredito que tem a ver em trazer o céu para a terra e vice-e-versa, além disso, com que o céu possa fazer habitação dentro de nós. 





Falando ainda de logos, a banda é muito ligada à ícones e símbolos. Ela os utiliza em várias ocasiões, principalmente nas capas dos seus cds, como o U que forma uma espécie de seta que "aponta para cima" em forma de placa para a capa de Uma coisa; o triângulo que direciona para o céu em um dos seus walpapers; e o símbolo da cruz inserido em um triângulo e um círculo amarelo, significando "atenção" para a capa de seu segundo cd. 













Discografia

O ministério Morada já possui três cds no mercado, são eles: Morada em Mim (2009), Atenção (2013) e Uma coisa, o mais recente (2017). Quando fiz a pesquisa para esse post, senti uma dificuldade grande de encontrar o álbum Morada em Mim. Não tem informações dele nem no site da banda. Só encontrei no Youtube






Morada em mim é o cd experimental da banda. Gravado em estúdio, conta com 11 músicas. O estilo desse álbum me lembrou um pouco o do grupo Charlie Brown Jr. Nele, percebemos os primeiros traços da Morada: música jovem, animada, mas reflexiva. Destaco as faixas Fazer a diferença, Lugar secreto, Livre acesso e Minhas canções.







Sobre a capa: Ainda não havia sido desenvolvido a logo da banda, mas a casa minimalista ao redor do nome ficou interessante. Ela traz muito azul e um olho que, se repararem bem, traz a imagem de uma casa.








Atenção é um álbum mais amadurecido, tanto musical quanto melodicamente. O som é mais limpo e de qualidade. O estilo musical de Morada também torna-se mais evidente aqui: estilo jovial, divertido e contagiante. Acredito que o back vocal também tenha crescido bastante do primeiro para o segundo projeto. Atenção possui 13 músicas. Destaco as seguintes: Desenvolvendo amor, Desafogo, Fala, Para Dimas e Puro e Simples (Esconde-Esconde)










Sobre a capa: Ela traz tons e filtros amarelos, que alude à cor do sinal amarelo do trânsito e ao nome do cd (Atenção). Várias fotografias, palavras e notícias de jornais foram espalhadas pela capa. Elas trazem a realidade de tristeza e miséria do mundo, alertando as pessoas para isso e ouçam o som de "atenção" ecoando. Gosto das luzes amarelas ao redor do nome da banda e da cruz dentro do triângulo dentro de um círculo. A Morada consolidou sua logo com esse cd, que por sinal é muito linda.








O primeiro cd ao vivo da banda e um dos que mais gosto. Uma coisa traz bastante interação entre a banda e o público. É tão assim que na faixa Uma coisa é este último que inicia cantando, trazendo uma atmosfera muito linda ao álbum. Os ritmos e gêneros das canções estão bem diversificados: folk, reggae, adoração, músicas mais calmas, mais rápidas. Uma coisa conta com 13 faixas. Merecem ser mencionadas as seguintes: Felizes são, a regravação de Puro e Simples (Esconde-Esconde), Só Tu és Santo, Uma coisa, Para que entre o Rei e Ele me amou primeiro.   


















Uma coisa também conta com duas faixas que trazem dois textos recitados, são elas: O verdadeiro artista e Matemática do Reino. Ambos são reflexivos e interessantes. Merece destaque a entonação do declamador, que imprimiu verdade e dinâmica aos textos.






Sobre a capa: O fundo dela é cinza e neutro para dar destaque ao nome do cd que é todo composto de objetos, tais como instrumentos musicais e aparelhos eletrônicos. Gosto muito da logo em tom verde-água minimalista no canto direito superior.



Essa é a dica de hoje. Essa banda te divertirá, te marcará e te ensinará muitas coisas. J-J



UPDATE: Depois que finalizei esse post fiquei sabendo que o Bruno, da banda Morada, lançou um vídeo junto com o Alessandro Villas Boas (que também gosto muito) chamado Uma coisa. Assista e sinta a atmosfera:






Mais informações
Site 
Canal no Youtube
Instagram
Fanpage



Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Oi Emerson! Tudo bem?
    Não conhecia essa banda.
    Valeu pela dica.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  2. OI, tudo bem?
    Não conhecia a banda! Parece ser interessante!
    Boa dica!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=kwHUQt3FYGE

    ResponderExcluir
  3. Post incrível! Amei
    http://www.nossomosmoda.com/2018/03/cdl-poa-fomenta-novos-empreendimentos.html
    Confira nossas últimas publicações em: >>> http://www.nossomosmoda.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá JJ tudo bem???


    Não conhecia a banda, mas gostei muito do que ouvi!!!



    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Eu os conheci no álbum Atenção, foi amor a primeira escutada rsrs. O Uma Coisa está maravilhoso!!

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá muito bom essa banda mas gostaria de saber quanto que custa pra levá-los em um evento da minha igreja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aqui não tem essa informação. Vá até o final do Post em "mais informações" e clique em "Site".

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design