quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Explicando o Oscar© e suas categorias



Estamos a 5 dias do principal prêmio do cinema mundial: o Oscar©. Esse ano ele chega à sua 90ª edição (Sim! Daqui 10 anos serão 100 anos do Oscar©!) e contará com a apresentação, pelo segundo ano consecutivo, de Jimmy Kimmel. Já estou vendo alguns filmes/animações e a partir de amanhã vocês lerão algumas Supercríticas.







Sempre fui apaixonado por cinema e filmes. Já há algum tempo me preparo para o Oscar© vendo os principais indicados. Contudo, hoje resolvi trazer um post informativo sobre a principal cerimônia do cinema e suas categorias. Você sabe como um filme é escolhido e indicado? Quem faz parte das votações dos indicados? Os bastidores do Oscar©? O que significa cada uma das categorias da premiação? Pretendo responder a essas perguntas nesse post. Farei isso de forma criativa, diferente e informativa. Então, vamos lá?



Como o Oscar© funciona?


Basicamente ele funciona em duas etapas. 


1ª etapa

Para candidatar um filme, curta-metragem, animação, música-tema entre outros à uma indicação na AMPAS (Academy of Motion Picture Artes and Sciences - Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em português) é preciso que o produtor responsável preencha um formulário chamado Official Screen Credits onde ele deverá marcar todas as categorias que deseja que seu produto concorra. A AMPAS dá normalmente o prazo até dezembro para a entrega desse formulário (Saiba mais aqui).


                                Formulário Official Screen Credits de 1951 do filme The African Queen I Medium



Após isso, a Academia organiza todos os candidatos em uma lista intitulada Reminder List of Eligible Releases, além de distribuir cédulas das indicações e uma cópia da lista para todos os membros da AMPAS.

A AMPAS é formada por mais de 6 mil pessoas, sendo um terço composto por ex indicados ou premiados (77% são homens e a média de idade é 62 anos). Entre elas encontram-se diretores, atores, fotógrafos, produtores, montadores, relações públicas, músicos, entre outros profissionais - sempre envolvidos com cinema e audiovisual.


Primeira página da lista Reminder List of Eligible Releases da 89ª edição do Oscar©. I Oscar©






Primeira página da lista Reminder List of Eligible Releases da 90ª edição do Oscar©. I Oscar©



Os membros da AMPAS ao receberem as cédulas devem minimizar suas escolhas em apenas duas semanas (ISSO MESMO! DUAS SEMANAS!) para apenas cinco candidatos em cada categoria (exceto a de Melhor Filme que já há algum tempo tem variado entre 9 ou 10 indicações).

Cada membro deve votar naquela categoria que trabalha ou que está diretamente ligado. Por exemplo, fotógrafos na de Melhor Fotografia; diretores na de Melhor Direção; atores na de Melhor Ator e Melhor Atriz, e assim por diante. Na categoria de Melhor Filme todos os membros da AMPAS podem votar. Já na de Melhor Filme Estrangeiro é eleito um comitê específico.

Depois, todas as cédulas assinaladas são enviadas para uma auditoria, que as contabiliza e nomeia os mais votados, anunciados como os indicados ao Oscar© em uma coletiva de imprensa em meados de janeiro.



2ª etapa





As cédulas com os indicados em cada categoria retornam para os membros da AMPAS para que eles decidam seus favoritos ao prêmio. Depois, em segredo, os auditores contabilizam os votos novamente e lacram os resultados até o dia da cerimônia do Oscar©. Reza a lenda, de acordo com Midori Faria, que dois auditores são responsáveis por memorizar a lista de vencedores para evitar o vazamento de informações.

Abaixo trago uma cédula preenchida e rasurada de um dos membros da AMPAS. Veja:


Cédula de votação do Oscar©. I Urso de Lata



Confira abaixo o processo de escolha de Melhor Filme (Lembrando que todos os membros da AMPAS podem votar).





E, agora, um resumo das etapas de votações do Oscar©:


A votação do Oscar©.



Nesse interim, a Academia permite campanhas de promoção e de boca de urna de produtoras e distribuidoras que anseiam que seus produtos, atores e diretores vençam. Só não é permitido o envio de presentes ou ações de marketing por correio/email ou ligações para os membros da Academia com o intuito de obter vantagem pessoal. A Mundo Estranho fez uma matéria interessante sobre como são as campanhas para ser indicado ao Oscar© ou ganhá-lo.






Explicando as categorias do Oscar©


As 24 categorias do Oscar©. I HMH Designs




Atualmente são 24 as categorias do Oscar©. No decorrer de suas edições categorias mudaram de nome, outras foram reformuladas e algumas acrescentadas, como as recentes Melhor Animação e Melhor Maquiagem e Penteado. Abaixo falo de cada uma delas de forma criativa, informativa e com curiosidades.



Melhor Filme



"A categoria que premia o filme que ninguém fora da Academia realmente acha o melhor – incitando inclusive a fúria dos blockbusterboys." - André Costa


É a categoria mais esperada na noite de premiação e a mais importante. Para um filme ser candidato é preciso que tenha mais de 40 minutos e seja exibido em 35 mm, 70 mm ou em formato digital em um cinema comercial de Los Angeles antes da meia-noite do dia 31 de dezembro, já que a premiação é relacionada ao ano anterior (VOCÊ SABIA DISSO?). O filme, costumeiramente, deve ser de língua inglesa (norte-americana ou não). A academia trabalha com os seguintes critérios de seleção: investimento na campanha de marketing, lobby e o timing de lançamento.



Melhor animação




Segue as regras da de Melhor Filme, sendo uma categoria recente criada em 2001. Para concorrer nela, a animação deve ter no mínimo 70 minutos de duração, sendo que 75% precisa ser criada a partir de técnicas de animação, tanto tradicional quanto computadorizada.








Melhor Direção


Os cinco indicados ao Oscar©de Melhor Direção desse ano.


"O momento de reconhecer o trabalho, esforço e dedicação de quem fica sentado atrás da câmera gritando “ação” e “corta” e “vamos tentar mais uma vez pessoal, podemos descansar quando estivermos mortos” e “entendeu sua vaca? Não estou aqui para você gritar comigo, cacete!" " - André Costa



O diretor tem a função de coordenar todos os elementos artísticos, dramáticos e técnicos do filme, além de determinar seu tom e estilo com o auxílio do roteirista e diretor de fotografia. É ele quem comanda a atuação, gerencia as funções dos integrantes da equipe e dá a palavra final com relação aos efeitos especiais. É o cargo mais relevante de uma produção juntamente com o dos produtores. 

De acordo com André Costa, do Ligado em Série, seria justo que o prêmio de Melhor Direção e Melhor Filme fossem para a mesma produção já que o diretor é o responsável pela obra, mas a AMPAS não faz isso.



Melhor Ator/Atriz e Melhor Ator/Atriz Coadjuvante




"Melhor Ator: Leva quem tiver sofrido alguma transformação física para as filmagens ou que interpretou alguém da realeza.

Melhor Atriz:  Leva a atriz mais maravilhosamente bonita que tenha conseguido ficar mais horrivelmente feia com maquiagem.

Melhor Ator Coadjuvante: Categoria que premia o ator que conseguiu encontrar a personagem com características físicas mais peculiares." - André Costa



Essas são as categorias mais esperadas na noite de premiação juntamente com a de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro. Geralmente pode acontecer de um ator ou atriz coadjuvante se destacar mais que o principal em um filme. Em minha opinião isso ocorreu em A forma da água, em que Octavia Spencer marcou presença e roubou a cena da protagonista. Por esse motivo, essas categorias são bem equiparadas para mim.

As escolhas para os nomes funcionam assim: na primeira etapa os membros do comitê de atores votam nos nomes mais elegíveis e decidem se o ator/atriz deve estar alocado na categoria principal ou coadjuvante. Isso depende do número de votos que o nome recebe. Além disso, como regra, o candidato só pode ser indicado por um filme em cada categoria.



Melhor Roteiro Original




"É o prêmio de “Miss Simpatia” para filmes que são realmente legais mas que a Academia não quer premiar porque o grande público não dá a mínima para eles." - André Costa




O roteiro funciona como um guia do filme redigido, onde se detalha todas as cenas e falas dos atores de uma produção. Fala-se em Roteiro Original quando ele não se baseia em qualquer outra obra prévia.



Melhor Roteiro Adaptado


"A única categoria que tem dois prêmios e dois vencedores: o filme leva a estatueta dourada, o livro leva uma fita impressa sem muitos critérios estéticos ao seu redor dizendo “Vencedor do Oscar©” e um acréscimo de 10% a 20% no preço." - André Costa


É um roteiro baseado ou inspirado em livro ou peça de teatro. Leva a estatueta nessa categoria o roteiro que melhor transpor o texto da fonte original para as telas de cinema. 



Melhor Montagem




"Paradoxalmente é uma categoria que gosta de premiar filmes com explosões e coisas sendo desmontadas na marra." - André Costa



É a montagem e edição as responsáveis pela organização das imagens e cenas que aparecerão em um filme. Elas devem estar congruentes com o tom, ritmo e as cores da história retratada. São a montagem e a edição que nos fazem perceber a passagem de épocas, se estamos vendo o presente, uma memória ou uma cena do futuro. Uma boa montagem é primordial para uma boa condução e comunicação da história. 

Geralmente a AMPAS dá destaque a produções não lineares (como Brilho Eterno de uma mente sem lembranças) ou que dispõem de uma edição simultânea (como Amnésia). 

Essa categoria está ligada à de Melhor Filme, já que é difícil que uma produção escolhida como Melhor Filme não tenha sido indicado à Melhor Montagem. Às vezes o vencedor de Melhor Filme é o mesmo que o de Melhor Montagem.







Melhor Fotografia






"É a versão do Oscar© para as subcelebridades brasileiras: o que importa é a imagem." - André Costa



A fotografia de uma produção diz respeito a escolha das locações, iluminação, movimentos de câmeras e enquadramentos, bem como a decisão de quais lentes, negativos e filtros utilizar. Acredita-se que ela seja a alma do filme, pois estabelece seu humor e clima. Por exemplo: um filme de terror dificilmente terá filmagens em lugares claros e vibrantes ou uma produção que conta uma história feliz raramente terá cenas escuras e sombras. É o diretor de fotografia que realiza todas essas escolhas. 

A melhor fotografia é aquela que encontra a melhor imagem para aquele filme específico.







Melhor Design de Produção (antiga categoria Direção de Arte) 





"É a categoria mais técnica do Oscar©, já que o vencedor é decidido após os votantes contarem cuidadosamente o número de cores e de coisas que não existem na vida real utilizadas" - André Costa


O designer de produção tem a função de coordenar o figurinista, o maquiador e o iluminador, além de ser o responsável pelo visual do filme. É ele quem idealiza os cenários e compõe a harmonia geral do longa. 







O Melhor Design de Produção pode ser dividido em Design de Produção e Decoração de Sets. Aquele cuida da ambientação do longa e decide se uma cena será gravada usando Croma key ou se um set será construído. E a Decoração de Sets diz respeito a como os sets são "vestidos", por exemplo: os objetos presentes na cena, a mesa com o copo caído ou cheia de comida, as poltronas velhas ou o muro escuro. 









Melhor Figurino




"A categoria nostálgica que só premia filmes com moda pré-revolução industrial" - André Costa



O figurinista escolhe a indrumentária adequada para as cenas, além de perceber o impacto desse vestuário para a cena e o personagem. Para o figurino, as vestimentas devem ser construídas e idealizadas originalmente para aquela produção. A AMPAS tem o costume de valorizar as produções de época. Desse modo, os candidatos à essa categoria esse ano estão em uma disputa acirrada, já que tratam-se de longas de época.




Melhor Maquiagem e Penteado





"É, junto com o Oscar© de Efeitos Especiais, a categoria reservada para os blockbusters (ex: Lemony Snicket’s A Series of Unfortunate Events, Star Trek, The Chronicles of Narnia etc)." - André Costa



Aqui avaliam-se as alterações físicas faciais e corporais a partir da utilização de produtos de cosméticos, próteses e outras coisas. Além disso, o tratamento e os cortes de cabelo também são avaliados. Destaque nessa categoria para a maquiagem de Nicole Kidman em As Horas, a transformação do Coringa em Batman e a maquiagem de envelhecimento e rejuvenescimento de Brad Pitty em O curioso caso de Benjamin Button

Por diversas vezes, para adequar os personagens a uma época ou a um mundo fantástico, a maquiagem e penteado é primordial. 









Melhor Trilha Sonora



"A categoria em que, através de uma cuidadosa observação dos compassos, arranjos, notas, progressão, escalas, harmonia e sincronização entre a música desenvolvida e as cenas do filme, premia o John Williams." - André Costa



A trilha sonora diz respeito a um conjunto de músicas instrumentais criadas com exclusividade para um longa. Geralmente elas envolvem e dão o tom ao filme. São levados em consideração nessa categoria o ritmo, contexto e harmonia com o enredo.









Melhor Canção Original







"Ninguém até hoje sabe em que realmente consiste o prêmio de Melhor Canção Original. Membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas incluídos." - André Costa


Trata-se de uma música com letra e cantada concebida exclusivamente para um longa.




Melhor Edição de Efeitos Sonoros





"É tipo almoço em família: quem tiver o volume mais alto vence (ex.: Pearl Harbor, King Kong, The Bourne Ultimatum etc)." - André Costa



Envolve a captação do áudio durante a filmagem, bem como a sincronia sonora no processo de edição e montagem de um filme. A edição de efeitos sonoros também cria ruídos que não existiam na filmagem original e os inclui na pós-produção. 




Melhor Mixagem de Som



"É tipo banda de rock dos anos 90: quem colocar o volume mais alto, vence." - André Costa



Se a edição de efeitos sonoros preocupa-se em deixar os sons nos seus lugares devidos, a mixagem tem a ver com captar e montar um som. O técnico em mixagem de som reúne todos os ruídos e mistura-os à música e à trilha sonora, de forma eqquilibrada e harmoniosa com a história do longa.

Nessa categoria os jurados se debruçam em analisar a captura de todos os sons do filme, bem como seu volume e calibração.








Melhor Filme Estrangeiro



"Categoria que define quais filmes não-hollywoodianos vão entrar em cartaz nas grandes redes de cinema brasileiras." - André Costa


Para compor essa categoria o filme não pode ser falado em inglês nem realizado nos EUA. A AMPAS definiu que apenas um filme pode ser indicado por país e que ele não tem necessidade de ser exibido nos cinemas americanos.




Melhor Efeitos Visuais






"Desculpa para os blockbusters conseguirem colocar na capa dos cartazes/DVD/Blu-ray um “Vencedor do Oscar©” (porque trezentos milhões em marketing não dá resultado, né?)." - André Costa



Efeitos Visuais tem o mesmo significado de que Efeitos Especiais. Nessa categoria são consideradas as técnicas envolvendo computação gráfica e as inserções na pós-produção de um filme. 

Os membros que analisam essa categoria levam em consideração a qualidade dos Efeitos Visuais, se estão condizentes com o filme e a dificuldade de realização dos mesmos.







Melhor Documentário






Para concorrer nessa categoria o documentário deve ter mais que 40 minutos de duração e as filmagens precisam ter sido feitas nas locações reais dos acontecimentos abordados. A AMPAS permite o uso de fotografias, animações e imagens de arquivos, contanto sejam parciais e o foco da obra continue sendo factual. 

Além disso, para um documentário concorrer ele não pode ter sido exibido na TV antes da estreia nos cinemas ou em até seis meses depois de sua estreia. Caso aconteça isso o produto será desqualificado.



Melhor Curta-Metragem




"A categoria que premia filmes que são o exato oposto da trilogia The Hobbit de Peter Jackson."


Os candidatos devem ter até 40 minutos de duração, ter sido filmado em 16 mm, 35 mm ou 70 mm em cenários reais e terem sido exibidos comercialmente ou terem vencido o prêmio principal de algum festival competitivo da AMPAS



Melhor Documentário Curta-metragem



"É o momento onde a Academia dá a estatueta para obras que retratam assuntos densos, sérios, relevantes para a sociedade e muitas vezes ousados. Infelizmente, é também o momento onde boa parte da audiência levanta para pegar outra cerveja na geladeira." - André Costa



Deve ter até 40 minutos e retratar a realidade.




Melhor Curta-Metragem de Animação



"Aquele onde, ao ver os indicados, todo mundo pergunta “mas esse passou antes do filme da Pixar no cinema?". - André Costa



Não deve ter mais que 40 minutos e deve ser filmado utilizando uma das seguintes técnicas: desenho animado, animação por computação, stop motion, entre outras.




Conheça os indicados ao Oscar© 2018



 Alguns dos filmes indicados ao Oscar© 2018. I DCM




Agora que você já conhece um pouco dos bastidores do Oscar©, vamos relembrar os indicados à 90ª edição do prêmio que foram divulgados em uma lista no dia 23 de janeiro? Lembrando que o longa A forma da água, de Guilhermo del Toro, lidera com 13 indicações e que a diretora Greta Gerwig, que concorre na categoria de Melhor direção por Lady Bird - A hora de voar, se tornou a quinta mulher na história a concorrer na categoria. 

O Oscar© 2018 acontece na noite do próximo domingo, 4 de março.  


MELHOR FILME

Me Chame Pelo Seu Nome
O Destino de Uma Nação
Dunkirk
Corra!
Lady Bird - A Hora de Voar
Trama Fantasma
The Post - A Guerra Secreta
A Forma da Água
Três Anúncios Para um Crime


MELHOR DIREÇÃO

Dunkirk - Christopher Nolan
Corra! - Jordan Peele
Lady Bird - A Hora de Voar - Greta Gerwig
Trama Fantasma - Paul Thomas Anderson
A Forma da Água - Guillermo del Toro


MELHOR ATRIZ

Sally Hawkins - A Forma da Água
Frances McDormand - Três Anúncios Para um Crime
Margot Robbie - I, Tonya
Saoirse Ronan - Lady Bird - A Hora de Voar
Meryl Streep - The Post - A Guerra Secreta


MELHOR ATOR

Timotheé Chalamet - Me Chame Pelo Seu Nome
Daniel Day Lewis - Trama Fantasma
Daniel Kaluuya - Corra!
Gary Oldman - O Destino de Uma Nação
Denzel Washington - Roman J. Israel, Esq.


MELHOR ATOR COADJUVANTE

Willem Dafoe - Projeto Flórida
Woody Harrelson - Três Anúncios Para um Crime
Richard Jenkins - A Forma da Água
Christopher Plummer - Todo o Dinheiro do Mundo
Sam Rockwell - Três Anúncios Para um Crime


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Mary J. Blige - Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi
Allison Janney - I, Tonya
Laurie Metcalf - Lady Bird - A Hora de Voar
Octavia Spencer - A Forma da Água
Lesley Manville - Trama Fantasma


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Doentes de Amor
Corra!
Lady Bird - A Hora de Voar
A Forma da Água
Três Anúncios Para um Crime


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Artista do Desastre
Me Chame Pelo Seu Nome
Logan
A Grande Jogada
Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi


MELHOR ANIMAÇÃO

O Poderoso Chefinho
Viva - A Vida é uma Festa
O Touro Ferdinando
Com Amor, Van Gogh
The Breadwinner


MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM

Edith+Eddie
Heaven is a Traffic Jam on the 405
Heroin(e)
Kayayo: The Living Shopping Baskets
Knife Skills
Traffic Stop


MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM

Abacus: Small Enough to Jail
Faces Places
Icarus
Last Men in Aleppo
Strong Island


MELHOR FILME ESTRANGEIRO

Uma Mulher Fantástica (Chile)
The Insult (Líbano)
Sem Amor (Rússia)
The Square - A Arte da Discórdia (Suécia)
On Body and Soul (Hungria)


MELHOR CURTA-METRAGEM

DeKalb Elementary
The Eleven O’Clock
My Nephew Emmett
The Silent Child
Watu Wote/All of Us


MELHOR CURTA EM ANIMAÇÃO

Dear Basketball - Glen Keane e Kobe Bryant
Garden Party - Victor Caire e Gabriel Grapperon
Lou - Dave Mullins e Dana Murray
Negative Space - Max Porter e Ru Kuwahata
Revolting Rhymes - Jakob Schuh e Jan Lachauer


MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

"Remember Me" - Viva - A Vida é uma Festa - Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez
"This is Me" - O Rei do Show - Benj Pasek e Justin Paul
"Mighty River" - Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi - Mary J. Blige, Raphael Saadiq e Taura Stinson
"Mystery of Love" - Me Chame Pelo Seu Nome - Sufjan Stevens
"Stand Up for Something" - Marshall - Diane Warren e Lonnie R. Lynn


MELHOR FOTOGRAFIA

Blade Runner 2049 - Roger Deakins
O Destino de Uma Nação - Bruno Delbonnel
Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi - Rachel Morrison
Dunkirk - Hoyte van Hoytema
A Forma da Água - Dan Laustsen


MELHOR FIGURINO

A Bela e a Fera
O Destino de Uma Nação
Trama Fantasma
A Forma da Água
Victoria e Abdul - o Confidente da Rainha


MELHOR MAQUIAGEM E CABELO

O Destino de Uma Nação
Extraordinário
Victoria e Abdul - o Confidente da Rainha


MELHOR MIXAGEM DE SOM

Em Ritmo de Fuga
Blade Runner 2049
Dunkirk
A Forma da Água
Star Wars - Os Últimos Jedi


MELHOR EDIÇÃO DE SOM

Em Ritmo de Fuga
Blade Runner 2049
Dunkirk
A Forma da Água
Star Wars - Os Últimos Jedi


MELHOR EFEITOS VISUAIS

Blade Runner 2049
Guardiões da Galáxia Vol.2
Kong - A Ilha da Caveira
Star Wars - Os Últimos Jedi
Planeta dos Macacos - A Guerra


MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

A Bela e a Fera
Blade Runner 2049
O Destino de Uma Nação
Dunkirk
A Forma da Água


MELHOR MONTAGEM

Em Ritmo de Fuga
Dunkirk
I, Tonya
A Forma da Água
Três Anúncios Para um Crime


MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

Dunkirk - Hans Zimmer
Trama Fantasma - Jonny Greenwood
A Forma da Água - Alexandre Desplat
Star Wars - Os Últimos Jedi - John Williams
Três Anúncios Para um Crime - Carter Burwell




Gostaram de conhecer mais um pouco do Oscar© e de suas categorias? Para quem vai a sua torcida esse ano? Aguardem que amanhã começamos as Supercríticas! J-J




Por: Emerson Garcia

12 comentários :

  1. Eu tinha algumas dúvidas a respeito do Oscar e com esse seu post consegui entender um pouco mais, obrigada :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que bacana essa postagem, nunca tinha visto nada que explicasse assim o Oscar :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Seu post super bem explicado, consegui entender tudo.
    Obrigado

    Beto

    www.coisastriviais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo ver um objetivo alcançado, Beto.
      Obrigado você.

      Excluir
  4. Que ótima explicação! Esses dias estava conversando com uma amiga sobre o assunto, mas a verdade é que nenhuma das duas entendia muito bem rs Vou enviar esse post pra ela.

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envie mesmo! Agora vocês não terão mais nenhuma dúvida!

      Excluir
  5. Obrigada por fazer esse post, pois sempre quis saber como funciona a premiação e a escolha dos indicados!


    Inclusive, coloquei seu post no Links do Mês lá no blog!

    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, Monique. Aqui sempre nos importamos com nossos leitores.
      Obrigado por ter linkado esse post! Estou feliz mesmo!

      Excluir
  6. Ficou bem explicadinho, en? Os comentários do André Costa foram ótimos rsrs.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A ideia foi não deixar nenhuma dúvida. Também me diverti com os comentários do André Costa. Foi um achado.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design