Hoje é feriado de Carnaval e para essa volta do blog resolvi falar sobre a vinheta Globeleza 2018. A primeira vez que a vi tive a sensação de Déjavu, sabe? Cheguei até mesmo a pensar que fosse uma reprise e que em breve seria lançada a nova. Estava enganado, o que via era mesmo a propaganda de carnaval da Globo de 2018.
Ano passado fiz uma análise do novo conceito de carnaval e da mulher globeleza que a Globo lançou. Uma observação profunda, enaltecendo as inovações, mas também elogiando a vinheta. O que ocorre em 2018 é que parece que a emissora reciclou o vídeo de 2017, sem ao menos mudar alguns takes dos dançarinos, com a desculpa esfarrapada que é uma consolidação gráfica e uma evolução do conceito que fora trabalhado anteriormente.
Não seria possível consolidar a mensagem de 2017 sem reciclar o vídeo? Acredito que sim, já que nenhuma vinheta até o ano passado foi igual à outra. A Globeleza já foi caracterizada como indígena, avatar tecnológico e até com adereços metalizados (Leia mais sobre no Memória Globo).
Em 2018 não houve uma nova gravação de vídeo, nem produtores e designers se debruçaram em criar artes ou colocar na tela os conceitos repaginados. O único trabalho deles foi inserir confetes, serpentinas, plumas, paetês, bois de Parintins, bumbos, bonecos de Olinda e máscaras de baile, além de criar um "novo" arranjo musical e inserir outros instrumentos de percussão, sopro e metal. Assista as vinhetas de 2018 e 2017 e compare:
As diferenças são quase imperceptíveis, mas tenho algo a comentar sobre a de 2018: por que mexer em uma vinheta que já estava consolidada e emperiquitar com elementos carnavalescos? Essa foi uma tentativa de tornar a vinheta nova? Se for isso, o objetivo não foi concretizado, pelo contrário: foram tantos adereços incluídos que é difícil prestar atenção na mensagem principal. Não era necessário acrescentar nada na vinheta de 2017. O colorido contrastante com o fundo branco, as representações das festas brasileiras e os papéis prateados picados estavam perfeitos e na medida, sem exageros. Ela ficou uma vinheta clean e minimalista. O mesmo não se pode dizer sobre a de 2018, em que há muitos elementos que poluem a mensagem e até mesmo o fundo branco.
Esse não tem sido um ano criativo para a Globo no que diz respeito ao Carnaval. Saudades das vinhetas inovadoras e diferenciadas da Globeleza a cada ano. Hoje, o que há é a consolidação de conceitos e evoluções gráficas com materiais de arquivos que já foram gravados há meses. A magia das boas artes e vinhetas foram extintas. Será que o Carnaval está em crise? Ou será que a Globo está no vermelho? Não sei responder a essas perguntas, mas até mesmo as vinhetas dos sambas-enredos na Globo agora só possuem as letras, ao invés dos luxuosos clipes (informação compartilhada pelo colaborador Layon Yonaller) algo que pareceu um Karaokê em rede nacional de péssimo gosto. Assista:
Uma pena. J-J
Por: Emerson Garcia
É verdade, achei tudo meio sem criatividade esse ano.
ResponderExcluirBeijos ♥
Jéssica || Fashion Jacket
www.fashionjacket.com.br
Sempre olho de relance essa propaganda, nem tinha reparado nas mudanças, rs.
ResponderExcluirhttp://clebereldridge.blogspot.com.br/
Posso estar enganada mas não senti muita animação para esse carnaval televisionado esse ano não. Senti muito mais animação por parte dos blocos. Nem os desfiles foram tão comentados igual os outros anos..
ResponderExcluirwww.mayaravieira.com.br
Os blocos de rua acredito que tem sido moda mesmo nos últimos anos.
ExcluirOlá JJ tudo bem???
ResponderExcluirNão gostei da vinheta do ano passado e muito menos da desse ano... Senti falta da "alegria" e tb dos clipes com os sambas... Enfim foi uma triste mudança no carnaval da Globo!
Beijinhos;
Débora.
https://derbymotta.blogspot.pt/
Os tempos da Valéria Valença não voltam mais mesmo.
ExcluirOs tempos da Valéria Valença não voltam mais mesmo.
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