quinta-feira, 16 de novembro de 2017

"Uma equipe dessas, bicho": Crítica de 'Liga da Justiça'

(Pode conter spoilers!)




Ontem (15) assisti à estreia do novo filme da DC Comics: Liga da Justiça. Antes de começar essa resenha preciso deixar claro que talvez não seja a pessoa mais indicada para falar da produção, pois ainda não assisti Batman Vs. Superman: A origem da Justiça e Mulher-Maravilha - filmes primordiais para o seu entendimento. Ao assistir Liga da Justiça, fiquei perdido algumas vezes e sem entender as coisas (Principalmente o começo e a rixa entre o Batman e Superman), o que salvou foram as minhas referências sobre o mundo dos heróis, uma vez que assisto várias séries desse tema. Só pra contextualizar esse post, o Thiago já falou de Batman Vs Superman e Mulher-Maravilha. Não deixem de conferir!

Liga da Justiça inicia-se após os eventos de Batman Vs. Superman. O mundo está em profundo caos e luto com a morte do Homem de Aço. Não há mais esperança e amor. Em meio a esse cenário, surge uma nova ameaça ao planeta Terra: um alienígena poderoso que quer destruí-lo a qualquer custo, o Lobo da Estepe. Batman, então, em meio ao luto da morte do Superman, se vê obrigado a reunir os maiores super-heróis para, juntos, salvar a Terra.

Claro que essa não será uma tarefa muito fácil. A primeira a ser recrutada é Diana Prince, a Mulher-Maravilha. Batman continua alistando os heróis para a Liga da Justiça. É interessante a abordagem que ele faz com cada um. Mesmo sendo poderosos, eles possuem fraquezas, dilemas e problemas. Assim, o Cavaleiro das Trevas e a Mulher-Maravilha conseguem trazer Flash, Cyborg e Aquaman para seus lados. Este último foi um dos mais difíceis de recrutar, mas depois de adicionado ele ainda demonstra uma certa relutância. 

Formada a Liga da Justiça, agora eles terão que unir forças, habilidades e poderes para derrotar de uma vez por todas o Lobo da Estepe. Ele está a procura de três Caixas Maternas (que estão escondidas) para colocar seu plano em prática. Segundo ele, essas caixas "não emitem poder, mas são o próprio poder". A primeira delas está na Ilha das Amazonas; a segunda, no mar, sob o domínio do Aquaman, e a terceira está sob a autoridade dos homens, na Terra. Em meio a muita luta, o Lobo da Estepe consegue as caixas escondidas na Ilha das Amazonas e no mar. 





Nesse ínterim, a Liga da Justiça necessita da ajuda de outro super-herói, mas tem um probleminha: ele está morto! Então, Batman e companhia tem a ideia de ressuscitá-lo. Eles vão até o local onde o Superman está enterrado, em seu caixão, e o imergem em uma espécie de lago, e desenterram a Caixa Materna que está sob o domínio dos homens. Assim, o Flash fica com ela nas mãos e corre para que a caixa entre em contato com o corpo de Superman (Lembrem-se que ela é o próprio poder!), que está dentro do lago. Quando acontece isso, o Homem de Aço ressuscita. Achei essa sequência de cenas cheia de forçações de barra. Como assim o Superman está morto há tanto tempo e não teve seu corpo decomposto? Tudo bem que ele é poderoso, mas também é humano alienígena. A parte que ele ressuscita foi legal, mas tem que relevar o tom fantástico e fantasioso.

Depois de ressuscitado, o Superman não reconhece seus "amigos" heróis e os ataca. A rixa entre ele e Batman volta à tona, além do Homem de Aço ser agressivo com todos. Mais dificuldades surgem, mas existe algo que acalma o Superman e faz com que ele relembre de sua vida. 

Após isso, o Lobo da Estepe consegue a terceira Caixa Materna, já que a Liga da Justiça estava tão envolvida com o Superman, que acabou se esquecendo dela. Estava claro pra mim que o Lobo da Estepe conseguiria pegá-la com o auxílio do exército de pardemônios. Foi algo bem fácil pra ele. 






Tempos mais tarde, o Superman relembra o seu passado e integra a Liga da Justiça. Agora ela estava completa. Muitos confrontos acontecem entre o Lobo da Estepe e a equipe de heróis. Agora esta precisa parar o vilão para que ele não consiga fundir as caixas e destruir o planeta Terra. Cada herói, com sua habilidade, une-se ao outro. Para mim, todos eles tiveram sua importância na missão, uns mais que outros. Me pergunto o que seria da equipe sem o Superman, pois foi só ele começar a lutar que fez estragos inimagináveis. Mas gostei muito da agilidade do Flash para salvar as pessoas e interferir no tempo-espaço, da habilidade da Mulher-Maravilha com a corda e suas armaduras de ferro, a brutalidade do Aquaman com seu tridente e dos artefatos técnicos e a perspicácia do Batman - que mesmo não tendo nenhum poder, se mostrou bem poderoso e importante para o grupo. Será que a Liga da Justiça conseguiu vencer o Lobo da Estepe?  

De uma forma geral gostei bastante da produção. Houveram momentos maravilhosos dos heróis em grupo e de suas histórias individuais. O filme conseguiu dosar bem as cenas de cada um. Não houve quem se sobressai-se mais. Cada um deles, mesmo com suas histórias individuais, formaram uma identidade própria da Liga da Justiça, criando conexões interessantes entre si. Foi ótimo ver a interação entre eles, principalmente entre Batman e Superman e Flash e Cyborg. Aliás, todos eles tiveram uma sinergia boa, mesmo que se zoem ou briguem em alguns momentos.

Este filme tem um clima mais aventuresco e cômico, com cenas dramáticas pequenas, mas necessárias. Gostei muito das de luta, principalmente porque assisti em 3D e ficou muito bom, e das piadas. Sobre essas, preciso dizer que o Flash roubou a cena com momentos engraçados e com sua "cara de paisagem". Com certeza, no mundo dos heróis eu seria o Flash, totalmente zoeiro e perdido na vida. O que sinto falta em sua série é desse ar cômico, e o filme da DC está recheado disso.





Também não posso deixar de citar os momentos bem humorados do Batman. Parece que ele está menos sombrio do que o conhecemos. Foi ele que me fez sorrir quando o Flash perguntou pra ele: "E você, qual é o seu poder?!". Ele respondeu: "Eu sou rico!" kkkk Queria eu ter um poder desses!

O trabalho de produção está OK, com boa trilha sonora, montagem e fotografia - embora em algumas cenas a achei bem escura. Merece destaque também a direção artística que teve um cuidado em criar os uniformes dos heróis, que não ficaram artificiais, mas bem fidedignos com os quadrinhos.

O filme é bem dinâmico e sem muitas encheções de linguiça. Ele foi relativamente curto, com cerca de 1h45 min, mas suficiente para contar bem a história. Em sua duração foi possível apresentar os heróis individualmente, depois passou-se para a parte da recruta, explicou-se sobre as Caixas Maternas, a motivação do Lobo da Estepe e, por último, a batalha final. Acredito que só essa última foi um pouco prejudicada. Na verdade eu queria muito mais lutas, mas quando vi elas já tinham acabado. 





Liga da Justiça possui duas cenas pós-créditos que obriguei quem tinha ido comigo à vê-las (Eles queriam vir embora quando começou os créditos, vê se pode?!). A segunda é melhor que a primeira, mas as duas são boas. A primeira é um confronto entre dois super-heróis da Liga e a segunda acredito que é o gancho para o segundo filme, quando o vilão (Quem será?!) fica com inveja e quer formar a sua própria Liga. 

Esta é uma produção que recomendo que assistam se gostam de filmes de heróis e de histórias baseadas em quadrinhos. De forma geral, Liga da Justiça está bem redondinho. Só não façam como eu antes de ir ver e assistam os dois filmes antecessores. Até a próxima! J-J






Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Eu tô mega atrasada em tudo que é filme de super herói, mas tô louca pra ver todos e com esse não é diferente! Adorei a resenha e fiquei com mais vontade de assistir, adoro esses momentos de comédia no meio das cenas de tensão hahaha e que absurdo essa gente querendo levantar antes dos créditos, onde já se viu?
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a resenha te deixou com vontade de assistir. Eu também não vi vários filmes de heróis e olha que eu gosto haha

      Excluir
  2. Engraçado acordei hoje com uma mensagem no what's de uma amiga chamando para ir assistir o filme, bom ler o resumo e origem aqui, bom que vou ficar mais atenta na história, porque também não vi os outros dois filmes.
    Abraços!

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí. Fui de certa forma detalhista, mas sem entregar o filme todo.

      Excluir
  3. Olá JJ,

    Ótima resenha, ainda não assisti nenhum dos filmes!! Estou atrasada e tenho várias séries que comecei e larguei mão.. xD Agora estou assistindo Games.. :D

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa eu tô duas temporadas atrasado, mas vou retomar em breve.

      Excluir
  4. É definitivamente divertido, mas não é grande coisa! Os filmes de Ben Affleck realmente são sempre promissores, e a Liga da Justiça não foi uma exceção. Em suma, Liga da Justiça é um filme bem divertido. Ele é um autentico filme de super-herói. Toda a essência dos heróis, está lá e muito bem representada pelos personagens. Mesmo que não tenha sido perfeito, Liga da Justiça apresenta algo promissor que pode render bons frutos em um futuro próximo, ainda mais pelo o que foi apresentado nas duas cenas pós créditos. Mas que ficou aquela sensação de que o filme poderia ter se arriscado um pouco mais, ter tido um pouquinho mais de ambição, isso ficou. Que venham novas aventuras da Liga da Justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a sua análise do longa, Victoria. Com certeza esse filme foi feito para ganhar muito dinheiro e fazer as pessoas rirem. Concordo com você acerca do enredo superficial e frouxo. Acredito que para os fãs dos heróis deve ter sido um filme bem mediano. Com certeza eles esperavam mais.

      Obrigado por seu comentário no JJ. Volte sempre!

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design