domingo, 15 de outubro de 2017

O que você precisa saber sobre câncer de mama e 'Outubro Rosa'




Outubro Rosa, autoexame mamário, campanha mundial e mais um monte de coisas que ouvimos em outubro sobre câncer de mama, mas o que realmente sabemos sobre isso? Toda essa iniciativa faz diferença? Bom, fui fundo nas pesquisas, tanto que pedi para o editor chefe ao menos 15 dias para fazer algo que realmente fosse esclarecedor. Espero que gostem.

Iniciarei esclarecendo mais sobre o câncer ou neoplasia mamária. Existem muitas coisas a considerar, sendo a primeira e mais importante, que esta é uma doença praticamente assintomática em seu início. A neoplasia mamária não tem causa definida, o que a medicina atualmente pode definir são os fatores de risco, dentre eles estão alguns, como:

- Ser mulher (MAS HOMEM PODE DESENVOLVER TAMBÉM CÂNCER DE MAMA);
- Histórico familiar;
- Menarca precoce;
- Predisposição genética hereditária;
- Idade avançada;
- Menopausa tardia;
- Radioterapia prévia na região do tórax;
- Mamas densas;
- Obesidade;
-Sedentarismo;
- Alcoolismo;
- Tabagismo; e
- Uso da terapia de reposição hormonal.



“Estou fora do grupo de risco, estou livre do câncer”. Não, você não está fora. Apenas tem um risco menor a considerar. No caso, o que precisa entender sobre fator de risco é que há uma incidência maior em pessoas que se encaixam nesses grupos.







O principal questionamento aos médicos sobre o assunto é o que se pode fazer para evitar o câncer de mama. Bom, a resposta é totalmente desanimadora: NADA. Sim, não há muito o que fazer, mas é uma doença que TEM CURA se diagnosticada precocemente. 



Se não tem sintomas, como posso diagnosticar precocemente? 





A orientação atual é que a mulher faça a observação e a autopalpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem necessidade de uma técnica específica de autoexame. Essa mudança surgiu do fato de que, na prática, muitas mulheres com câncer de mama descobriram a doença a partir da observação casual de alterações mamárias, e não por meio de uma prática sistemática com métodos e periodicidade definidos.

Também é prescrito por alguns médicos que a mulher faça o exame de Mamografia anualmente a partir dos 40 anos, mesmo que a orientação atual do Ministério da Saúde seja que mulheres entre 50 e 69 anos o façam a cada dois anos. 

Todas essas orientações são passadas para a paciente por meio de consultas de rotina com um ginecologista ou um mastologista.


Outubro Rosa






A campanha Outubro Rosa surgiu mundialmente como método de conscientização para a prevenção. Mesmo com todo acesso, existem mulheres que não fazem os exames de rotina e acabam descobrindo a doença tardiamente e, assim, não obtêm sucesso no tratamento. 

Teve origem em uma corrida pela cura nos EUA em outubro de 1990, que se repetia a cada ano com laços rosas sendo distribuídos entres as participantes, e ganhou força com monumentos iluminados de rosa a partir de 1997. Assim, a campanha passou a ter caráter mundial.

Graças à elas houve um aumento de diagnósticos precoces e, consequentemente, um número maior de batalhas vencidas.

É importante ressaltar que o diagnóstico precoce não garante a cura, e que cada paciente tem uma evolução de quadro diferente, mas ele pode aumentar em até 95% a probabilidade de cura.





Espero ter esclarecido o máximo possível as dúvidas. Para as mulheres abaixo dos 40 anos, recomendo consultas anuais com seu ginecologista de confiança, mesmo que não esteja no grupo de risco. J-J



Por: Stephanie Ferreira

10 comentários :

  1. Post bastante esclarecedor, parabéns!
    Tenho 52 anos e faço a mamografia anualmente;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Acho a campanha muito válida Stephanie. Apesar de ser um assunto bem em alta, as vezes nós mulheres esquecemos de nos cuidar, um lembrete desse é super importante.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Achei o post bem esclarecedor. O pai de um conhecido morreu com esse câncer acredita? Foi aí que fiquei sabendo que os homens também tinham! Não sabia onde tinha começado essa de Outubro Rosa, gostei de saber :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por abordar este assunto tão interessante.

    www.apginasempreto.blogspot.com.br

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Excelente post, muito importante essas informações!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post! Com informações necessárias para a conscientização. ;)
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  7. Post muito esclarecedor Stephanie, super completo! Parabéns. :)

    ResponderExcluir
  8. Todas as mulheres deveriam saber essas etapas e sintomas 👏👏👏 Muito bom o post!

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design