Neste mês o mundo inteiro está engajado com a campanha Outubro Rosa - como prevenção do câncer de mama. Pensando nisso, eu e o Arthur Claro resolvemos abordar o assunto com perspectivas diferentes. Não deixe de conferir o que ele falou sobre o tema.
Para quem não sabe, no próximo dia 19 de outubro será o Dia Internacional do Câncer de Mama - daí a ideia de ter um mês todo dedicado em alertar as mulheres sobre essa doença tão grave por meio do Outubro Rosa. Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, o câncer de mama é o mais comum e o que mais mata mulheres em todo o mundo. É uma doença difícil de ser detectada em seu início, pois não apresenta sintomas. Mas, se as mulheres saberem se prevenir, conhecerem seu corpo e realizarem o toque da mama, é mais fácil de combatê-la e preveni-la.
O site Exame disponibilizou alguns dados importantes sobre o câncer de mama, veja:
-25% dos casos de câncer em mulheres no mundo são de mama
-O câncer de mama é o 1º em taxa de mortalidade em mulheres no mundo
-51,3% dos casos ocorrem no Sudeste do país
-Diagnóstico no primeiro estágio da doença tem 88,3% de sobrevida, em média
-30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com hábitos saudáveis
-66% dos casos são descobertos pelas próprias pacientes
-66% dos casos são descobertos pelas próprias pacientes
-Lei determina início do tratamento em até 60 dias
Com certeza esse é um assunto que merece ser discutido aqui no Jovem Jornalista. Trazer informações, alertas e até mesmo criar propagandas informativas e criativas é o papel de quem está pronto a ajudar na prevenção da doença e diminuir esses números. Falando em propagandas, separei 5 campanhas publicitárias informativas e criativas sobre o tema. Confira!
1- Tinta contra o câncer
A Liga do Rosa, que faz parte do movimento A.C. Camargo Cancer Center, criou grafites espalhados pela cidade de São Paulo com o tema Tinta contra o câncer. São artes em grafite que trazem desenhos de mulheres que sofreram mastectomia. É interessante que as figuras femininas foram criadas originalmente com dois seios, e, logo após uma intervenção com uma folha adesiva, elas "perderam um seio". Vejam:
A Liga do Rosa, que faz parte do movimento A.C. Camargo Cancer Center, criou grafites espalhados pela cidade de São Paulo com o tema Tinta contra o câncer. São artes em grafite que trazem desenhos de mulheres que sofreram mastectomia. É interessante que as figuras femininas foram criadas originalmente com dois seios, e, logo após uma intervenção com uma folha adesiva, elas "perderam um seio". Vejam:
Adorei os desenhos e toda carga informacional e emotiva que existe por trás deles.
2- Heroínas contra o câncer
Em 2011, a DDB Maputo, de Moçambique, criou uma campanha publicitária ousada que trazia heroínas - como a Mulher Gato, Tempestade e Mulher Maravilha - fazendo o autoexame contra o câncer de mama.
Achei interessante a informação desse tema por meio do universo nerd. Muitas mulheres acreditam que são fortes e poderosas, mas a campanha mostrou que até mesmo as heroínas fazem o exame de mama e estão suscetíveis as mesmas coisas que as mulheres comuns. Ponto para essa campanha!
Achei interessante a informação desse tema por meio do universo nerd. Muitas mulheres acreditam que são fortes e poderosas, mas a campanha mostrou que até mesmo as heroínas fazem o exame de mama e estão suscetíveis as mesmas coisas que as mulheres comuns. Ponto para essa campanha!
3- Câmera escondida no sutiã
A Nestlé, em parceria com a McCann Paris, criou uma campanha publicitária criativa que trazia uma mulher com uma câmera acoplada em seu sutiã que estava com um decote bem chamativo. Assista:
A Nestlé, em parceria com a McCann Paris, criou uma campanha publicitária criativa que trazia uma mulher com uma câmera acoplada em seu sutiã que estava com um decote bem chamativo. Assista:
É interessante perceber os efeitos que o decote chamativo gerou nas mais diferentes pessoas na rua. A mulher não deixou de ser notada por conta dele e dos seus seios, mas será que ela mesma conseguiu notá-los?! A campanha é finalizada com a seguinte frase: "Todos olham para os seus seios, mas qual foi a última vez que você os analisou?".
A campanha Logo Against Cancer, da Breast Cancer Foundation, resolveu modificar logos e ícones famosos de redes sociais - Facebook, Instagram e Twitter - em prol da prevenção contra o câncer de mama.
Gostei muito das releituras das imagens por trazer, de forma bonita e delicada, a importância do autoexame.
Gostei muito das releituras das imagens por trazer, de forma bonita e delicada, a importância do autoexame.
A agência gaúcha ProTarget criou uma campanha publicitária em que trazia as próprias publicitárias como modelo. Em uma das imagens uma modelo nua produz impactos visuais ao colocar uma mão no seio e o Ctrl +Z, que substitui o outro seio. Ao contrário da tecnologia, que basta que apertemos a tecla Ctrl+Z que retornamos ou restauramos uma ação, na saúde, muitas vezes, essa tecla não é possível de ser apertada, pois tem coisas que são irreversíveis.
Esta é, de longe, uma das campanhas publicitárias mais impactantes que trouxe pra vocês. Acredito que seja pelo seu tom realístico e verdadeiro.
Gostaram das campanhas publicitárias? Conhecem mais alguma informativa e criativa? Esse post foi com o intuito de mostrar a magnificência da campanha que vai além de laços e monumentos rosas. Espero que tenham gostado e que as campanhas tenham produzido impactos nas leitoras do blog. J-J
Bem interessante essas campanhas.
ResponderExcluirwww.paginasempreto.blogspot.com.br
Beijos
Tenho visto ótimas abordagens de incentivo ao auto-exame. Achei bem legal as heroínas, e também a Logos Against Cancer :)
ResponderExcluirrasgadojeans.blogspot.com
Que bom que gostou!
ExcluirAdorei também as campanhas. Não conhecia todas
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Ótimas campanhas e super importantes.
ResponderExcluirwww.mayaravieira.com.br
Quantas campanhas legais, a areá da PP faz uma propagando incrível. Eu adorei a GEEK, as heroínas vão despertar muito a atenção!
ResponderExcluirAbraços!
Beijos
http://www.cherryacessorioseafins.com.br/
Essa realmente é muito boa e traz uma ótima mensagem.
ExcluirNão conhecia a maioria dessas campanhas, gostei das heroínas. Muito bom ver vc (seu blog) dando atenção à esse tema;)
ResponderExcluirBjs!
Das heroínas foi bem bolada mesmo. Procuro discutir esses temas de importância aqui.
Excluir