sexta-feira, 27 de outubro de 2017

8 motivos para acompanhar 'O outro lado do paraíso' depois de 'A força do querer'





Essa semana (23) estreou a nova novela das 9h, O outro lado do paraíso. Com a estreia veio a responsabilidade de superar sua antecessora, A força do querer. Esta gerou uma grande audiência para o horário, o que não acontecia desde 2012 com Avenida Brasil

Realmente a tarefa será árdua. Como superar um sucesso como A força do querer, com uma boa história, personagens e produção? Ao acompanhar essa semana inicial de OOLP, percebo que a trama não fica minuto algum aquém de sua antecessora. Algumas fórmulas e o que deu certo em A força do querer, reaparecem agora com uma nova roupagem e concepção. 

Acredito que a novela tem cumprido muito bem seu papel de substituir a antecessora. No final das contas, os fãs de A força do querer não ficarão órfãos por muito tempo. O outro lado do paraíso tem tudo para ser um sucesso também e existem vários elementos que relembram A força do querer. Nesse post, portanto, irei elencar 8 motivos para acompanhar 'O outro lado do paraíso' depois de 'A força do querer'. Confira!


1- Fotografia e paisagens






As paisagens exuberantes de Parazinho (AM) e do Rio de Janeiro, agora dão espaço à do Jalapão (TO). É incrível a fotografia e paisagem de OOLP. Há um ar paradisíaco e desértico que enche os olhos dos telespectadores. Rochas, rios, areia... tudo contribui para que OOLP seja mais um sucesso das 9h.



2- Mistérios





Não tem como não comparar a personagem Mercedes com o índio de Parazinho (AM) de A força do querer. Enquanto este trouxe um ar místico, traçou o futuro e profetizou sobre a vida de Rui e Zeca ("O mesmo rio que uniu vocês, irá separar"), Mercedes também ao prever o futuro de Clara e todas as amarguras que ela irá passar. 

Personagens assim são interessantes, por instigarem os telespectadores a assistirem e verem o que acontecerá no futuro e como a profecia se cumprirá. 


3- Triângulo amoroso





Assim como na novela anterior, aqui também há um triângulo amoroso que promete muitos embates, conflitos e tretas. Clara, Gael e Renato não perdem em nada para Ritinha, Zeca e Rui. Esse trio será um sucesso! De um lado temos a romântica e doce Clara; do outro, o possessivo e bruto, Gael, e o ressentido e magoado, Renato. 

Parece que a moda do triângulo amoroso em novelas dará certo mais uma vez, né?! Apesar da mesma fórmula, acredito que essa nova tríade será bem diferente da anterior. 


4- Personagens fortes







Aos fãs que estavam preocupados em sentir saudades da sereia Ritinha, Bibi Perigosa, a lutadora de MMA e tenente da polícia Jeiza, da jogadora compulsiva Silvana, e do trans homem gay Ivan/Ivana, não se preocupem, em OOLP há vários personagens fortes que darão o que falar e ganharão o gosto do público! Já posso listar a professora ingênua e inocente Clara; o possessivo e bruto Gael; a sogra interesseira Sophia; a anã Estela; a vidente Mercedes; e a negra Januza. 

Acredito que o sucesso de A força do querer será repetido, afinal, uma novela não sobrevive se não tiver personagens fortes e impactantes com seus dilemas e conflitos.


5- Grandes atores






Glória Pires, Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Marieta Severo, Eliane Giardini e Laura Cardoso em uma mesma novela? Alguém tem dúvidas que ela será um sucesso? Inclusive a atuação desses atores e de outros já tem se destacado e gerado comentários positivos da crítica especializada. Não posso deixar de mencionar a atuação contida, mas magnífica de Glória Pires; a amorosa e cheia de força de Lima Duarte; a fenomenal de Fernanda Montenegro; e a da Marieta Severo, como a principal vilã da trama. 


6- Temas sociais



Esse, verdadeiramente, é um tópico essencial para o sucesso de uma novela. Temas sociais em horário nobre permitem colocar em debate e reflexão assuntos que muitas vezes a sociedade desconhece ou não quer conversar em família ou mesas de bares. 


Em A força do querer vários foram discutidos: tráfico de drogas, sereísmo, transgenia, vícios em jogos, travestismo. E não seria diferente em O outro lado do paraíso, já que Walcyr Carrasco faz questão de trazê-los em suas novelas. Ele também ama gerar uma polêmica e desavença. Por isso listei alguns bastante importantes que serão debatidos/já são debatidos em OOLP, vamos lá?







Nanismo: Me diga qual foi a novela que já trouxe uma anã como personagem? O nanismo será discutido com Estela, através do preconceito, desafios e dificuldades que os anãos sofrem. Walcyr Carrasco já começou a abordar a importância da inclusão social dessas pessoas na sociedade e família, bem como as adaptações de ambientes para eles. A polêmica e o preconceito se tornarão mais evidentes quando (SPOILER ALERT!) Estela namorar uma pessoa de estatura normal. 


Racismo: Sim! Entra ano, sai ano, entra novela, sai novela, e ainda precisamos discutir esse assunto. Nessa novela será através de Januza, uma jovem negra, amiga da protagonista Clara, que sofrerá preconceito de brancos, principalmente quando (SPOILER ALERT!) for trabalhar na mansão de Nádia que logo lhe dirá: "Você precisa voltar para o Quilombo, é lá que é o seu lugar!"

Homossexualidade: Esse assunto será discutido através do personagem Samuel, um homem casado que lutará contra sua natureza homossexual e que insistirá em permanecer dentro do armário. A homofobia que o personagem sofrerá vem principalmente dele mesmo, de não se aceitar como é.


Violência doméstica: Esse é um dos temas mais fortes, senão o mais intenso da novela! Será discutido os níveis de violência doméstica, assim como as modalidades, bem como o aprisionamento que muitas vítimas sofrem por estarem em uma relação abusiva. Gael é um marido extremamente ciumento e bruto que age ora com romantismo, ora com violência com sua esposa Clara. A cena do estupro durante a lua de mel essa semana foi bem chocante!


7- Boas histórias





Outro elemento que está presente em OOLP, assim como A força do querer, que irá contribuir para o seu sucesso. EM OOLP iremos acompanhar várias boas histórias, como (SPOILER ALERT!): o casamento abusivo de Clara e sua saga que irá do céu ao inferno em pouco tempo (Sim, senhores! Clara comerá o pão que o diabo amassou!); o triângulo amoroso entre Clara, Gael e Renato; a sabotagem para acabar com o casamento de Elizabeth; as vilanias de Sophia que começaram em ela aceitar o casamento de Gael e Clara só porque está de olho em umas pedras preciosas da fazenda do avô de Clara, Josafá; e os desafios da inclusão social de Estela. 


8-  Bônus!

Até aqui eu falei de OOLP tendo como referência A força do querer. A partir de agora, quero pontuar alguns pontos específicos que já percebi em OOLP. Vamos a eles?


Linguagem cinematográfica: créditos iniciais com os nomes de atores e das pessoas envolvidas na novela, foi assim que OOLP estreou. Algo que só víamos em filmes, vimos aqui. Aliás, o primeiro episódio não contou com abertura, adicionando elementos inovadores à ela. E não só isso me fez recordar a linguagem cinematográfica, mas a fotografia, os movimentos de câmera e os enquadramentos. Tudo estava impecável. 

Trilha sonora: a trilha da novela está fenomenal com músicas nacionais e internacionais, que variam do indie, country, até o alternativo. Sério! É um tiro sonoro atrás do outro. E não poderia deixar de citar a inserção de K.O. de Pabllo Vittar. 

Texto: diálogos marcantes, sensíveis e dramáticos, é assim que se define o texto de Walcyr Carrasco. Não tem como deixar de se envolver com o seu texto.

Direção: o diretor Mauro Mendonça Filho imprime características bem próprias nas filmagens e cenas. É algo bem poético e artístico, mas que não abandona os tons novelísticos e folhetinescos. 

Abertura: o tom de faroeste e as paisagens magníficas do Jalapão são bem marcantes na abertura. Além disso, a letra da música tem tudo a ver com a temática da novela. Assista:





Tom poético: várias cenas fugiram da objetividade, sendo bem subjetivas, poéticas e difíceis de serem entendidas, como a da Clara no rio se afogando, que não sei se é uma visão do futuro ou um sonho. 




Esses são os 8 motivos para acompanhar 'O outro lado do paraíso' depois de 'A força do querer'. Acredito que essa novela irá amenizar a saudade que sentiremos de sua antecessora. E vocês, irão acompanhá-la? J-J



Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Ai, to passando! haha Não ando vendo novelas, nem essa que acabou eu vi. Acho que perdi um pouco da paciência..

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não assisto, porém ao ler na internet, creio que essa novela deixará bem a sua marca. As paisagens são lindas, tem atores de peso e aborda assuntos que de certa forma boa parte sociedade ainda 'tenta ignorar', como a cena do estupro.

    https://itslizzie.space/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito que a novela será marcante. Ela está só no começo.

      Excluir
  3. Eu ainda não consegui acompanhar a novela, mas estou querendo bastante!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  4. Confesso que eu não curto muito assistir novelas.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Como você sabe, já faz muito tempo que não acompanho uma novela. E agora estudando a noite, não tem como mesmo.

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design