domingo, 20 de agosto de 2017

"Ih, vazou!": HBO Espanha vaza episódio 7X06 de 'Game of Thrones' e os fãs ficam como?



Com certeza a notícia do momento do mundo das séries é o vazamento do sexto episódio da sétima temporada de Game of Thrones que irá ao ar daqui há pouco, às 10 da noite pela HBO mundial. O capítulo foi vazado por engano pela HBO Espanha na última terça-feira (15) por cerca de 67 minutos, quase a totalidade (71 minutos). O fato deixou os fãs da série surpresos. Muitos já assistiram ao capítulo inédito e outros ficaram perturbados com a onda de spoilers que surgiu na internet. O que há por trás dessa história? Quais são as implicações e repercussões de tudo isso?


O episódio vazado


De acordo com a HBO, em nota divulgada, o episódio foi exibido por engano. Veja (com grifos):

"Nós soubemos que o próximo episódio de ‘Game of Thrones’ foi postado acidentalmente por um breve período de tempo na HBO Espanha e na HBO nórdica. O erro parece ter ocorrido em um fornecedor terceirizado e o episódio foi removido assim que reconhecido."


A HBO falou de um fornecedor terceirizado, mas será que ela não controla os fornecedores que exibem as programações? Foi um erro grave, que afetou seus programas. E o episódio, mesmo que tenha sido exibido na Espanha, não anula que ele pode ser visto, baixado e comercializado de outras partes do mundo. Tanto é que várias pessoas puderam buscá-lo na internet. Então faltou um controle da própria empresa e um cuidado para que seu conteúdo não vazasse ou fosse exibido antes do tempo.

A nota da HBO também diz que o episódio foi exibido por pouco tempo. Desde quando exibi-lo praticamente todo é "um breve período de tempo"? O canal só percebeu o erro quando faltava apenas quatro minutos para o seu término. 

O comunicado ainda fala: "o episódio foi removido assim que reconhecido". Só que demorou muito para o reconhecimento né? A HBO deveria ter um sistema ou um software que reconhecesse se a programação exibida é a certa mesmo.


Explicações


Existem duas explicações principais para o vazamento do sexto episódio de Game of Thrones. A primeira foi devido à uma falta de comunicação e a segunda por conta da disponibilização na íntegra do episódio. Leia, com detalhes, de acordo com o site Canal Tech (com grifos):

"De acordo com os relatos dos fãs, o engano aconteceu quando, na verdade, a HBO Espanha estaria exibindo uma reprise. A primeira hora do sexto capítulo, que tem uma duração total de 1h11, foi exibida, com a transmissão cortada antes do final, teoricamente, não porque alguém percebeu o erro, mas sim devido à grade, que deveria dar espaço ao próximo item da programação.

Entretanto, uma segunda versão surgiu rapidamente e parece ter sido obtida a partir da plataforma online HBO Go, indicando a ocorrência de um erro ainda maior. Neste caso, inclusive, o capítulo foi disponibilizado na íntegra, mas somente por alguns minutos. Quem teve sorte de acessar o conteúdo antes da remoção, entretanto, conseguiu assistir até o final, o que acabou dando origem, também, a mais um arquivo vazado."



HBO rackeada





O vazamento do episódio de Game of Thrones na última terça-feira não está relacionado ao ataque hacker da HBO norte-americana, segundo a própria empresa:

"Isso não está relacionado ao recente incidente cibernético com a HBO nos Estados Unidos."




Veja o que os hackers disseram:

"Olá para toda a humanidade. O maior vazamento da era do espaço cibernético está acontecendo. Qual seu nome? Ah, eu esqueci de contar. É a HBO e Game of Thrones……!!!!!! Você tem sorte de ser os pioneiros a testemunhar e baixar o vazamento. Aproveite e espalhe a palavra. Faremos uma entrevista com aquele que espalhar bem. HBO está caindo."


Leia também a resposta da empresa:

“A HBO recentemente passou por um incidente cibernético, que resultou no comprometimento de informações de nossa propriedade. Investigamos imediatamente o incidente e estamos trabalhando com empresas de segurança pública e segurança cibernética. A proteção de dados é uma prioridade máxima na HBO, e levamos a sério nossa responsabilidade de proteger os dados que possuímos”.


Isso fez com que a HBO tomasse medidas de não divulgar os episódios antecipadamente para jornalistas e a imprensa, mas isso não foi capaz de parar a onda de spoilers e vazamentos.

Recentemente, por exemplo, quatro pessoas foram presas por terem vazado o quarto episódio da sétima temporada de GoT. Creio que tenha sido em decorrência desse ataque hacker à HBO


E agora, HBO?


Qual é a reação dos seriadores politicamente corretos quando um episódio é vazado por hackers? No mínimo é rechaçar a atitude, não assistir ao episódio antes da hora e torcer para que eles sejam presos (Inclusive quando foi vazado o quarto capítulo surgiu uma campanha para que os fãs não o assistissem nem o baixassem antecipadamente). Mas qual é a atitude deles quando um episódio é vazado pela própria emissora?

Coloco-me no lugar dos espanhóis que estavam sintonizados no canal na terça-feira para assistir à reprise do quinto episódio de GoT. A atração começa e o telespectador assiste. Ele percebe que é um capítulo inédito, mas continua assistindo. Ele não para de ver até que o capítulo saia do ar.

Será que esse telespectador está errado? Será que quem baixou o episódio na internet também? Há um verdadeiro impasse porque foi a própria emissora que o vazou. A HBO que mudou algumas diretrizes de divulgação de programas, é a mesma que errou desse modo.


O perigo dos spoilers


Com o vazamento do episódio, alguns fãs ficaram frustrados com a empresa (Poxa, HBO!). Isto porque eles odeiam spoilers e divulgações antecipadas. Tiveram aqueles também que foram bombardeados com spoilers (Era só abrir o Facebook, Twitter ou qualquer outra rede social que eles estavam lá!). Também tiveram aqueles que pra fugir dos spoilers foram obrigados a baixá-lo, como o colaborador do blog Thiago Nascimento:





Veja a parte do status do Thiago que chamou a minha atenção:

"Vou assistir logo porque a internet é escura e cheia de spoilers u_u"


É exatamente assim que muitos fãs pensaram! E realmente a internet ainda está cheia de muitos spoilers, infelizmente. E tudo isso por culpa de quem? Da HBO

Em qualquer uma dessas situações evidencia-se o perigo dos spoilers. Para quem dá e para quem é afetado por ele. Spoilers podem ser interessantes pra uns, mas pra outros não. Podem atiçar a curiosidade dos fãs e fazer com que eles vejam ou não ao episódio. Podem ser motivo de curiosidade e diversão, mas também de brigas e unfollow nas redes sociais. Todas essas situações são perigosas!


Será que não foi proposital?


Creio que o episódio vazado pela HBO não foi mais que um mero acidente, mas que trouxe repercussões e falatórios. Também não acredito que isso seja marketing - mesmo que o episódio quatro tenha sido vazado na semana de exibição e o seis também - até porque os dois incidentes não tem relação um com o outro. O episódio quatro foi vazado por hackers, o seis pela HBO

Contudo, mesmo que o vazamento não tenha sido proposital, ele gerou efeitos. Essa semana a série ficou mais em alta na internet, nas rodas de discussões e nos Trending Topics da vida, que de costume. Não posso mensurar todos os efeitos, já que o sexto episódio irá ao ar daqui a pouco em todo o mundo, mas posso imaginar que mesmo com o vazamento ele baterá recorde de audiência. É aquilo né? Quem já viu, verá de novo; quem não viu, está curioso pra assistir; e quem não viu, mas já leu os spoilers na internet (como eu), quer muito ver também. Ou seja, valerá muito assisti-lo de qualquer forma!

De fato, Game of Thrones é um fenômeno de audiência, debates, conversas, spoilers, pirateamento de episódios, teorias e vazamentos. J-J


Por: Emerson Garcia
Colaboração: Thiago Nascimento

14 comentários :

  1. Olá JJ,

    As vezes penso que pode ter sido uma jogada de mkt em cima da série.. eu não assisto a série mas, em setembro vou começar. :)

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei opinar ao certo... Que bom que começa esse mês! Eu ainda não vi a 6a nem a 7a temporada.

      Excluir
  2. Eu não assisto GOT. Geralmente não gosto de séries que tem muito hype pq acabam nem sendo tudo isso. Sim, sou chata! ahhahaha


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita! Olha a polêmica no ar! Kkk Eu acho uma grande série.

      Excluir
  3. Eu não assisto por falta de tempo mesmo kkkkk mas não duvido que eles mesmo vazaram o episódio para causar rebuliçooo entre os fãs !

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com

    ResponderExcluir
  4. Confesso que eu não acompanho esta série ,mais acredito que quem é fã e acompanha os capítulos deve ter ficado bem chateado com este acontecimento.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A maioria dos fãs ficaram chateados e sem saber o que pensar.

      Excluir
  5. Genteeeeeeee eu acho que sou a única pessoa na terra que não assisto essa série?
    Poxa vida perdi o inicio e agora pegar o bonde andando não da kkkkkkkk

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda dá tempo de você começar. São poucos episódios, apesar de serem longos.

      Excluir
  6. Eu não assisto a série, mas muito interessante analisar as várias possibilidades do porque ocorreu isso..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que achou interessante. Tentei apurar todos os lados da situação.

      Excluir
  7. Eu amo GOT mas preferi assistir a exibição original mesmo!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design