quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Quinta de série- nostalgia: Helix





“Brinque de Deus. Pague o preço”


Ah! Mais um QdS, e dessa vez não será um dos bons. Digo isso porque essa semana trago uma série da qual não me orgulho de ter assistido. Helix é uma produção norte-americana de ficção científica, com 26 episódios. 

Ela conta a história de um grupo de cientistas do CDC (Centers for Disease Control and PreventionCentro de Controle e Prevenção de Doenças, em tradução livre), que são chamados para investigar o surto de um vírus misterioso no Ártico que estava mudando o comportamento das pessoas e tornando-as agressivas a ponto de matar o seu melhor amigo.





Com isso, começa uma investigar para descobrir o que é esse vírus e o que ele faz com o corpo e a mente do infectado, e para ser sincero, essa foi a melhor parte do enredo da série. A investigação científica, eles tentando isolar o vírus e criar uma cura. Depois de um tempo, a série começa a colocar uns segredos de uns personagens que não fizeram o menor sentido e não adicionaram nada, muito pelo contrário, só subtraíram.

Não muito feliz e contente com essa abordagem do roteiro, tenho mais duas coisas que me incomodaram bastante na série. A primeira coisa, a quantidade de “suspensão de juízo” que a gente encontra nela é algo que incomoda. Não costumo ligar muito com isso, porque o tema “fantasia” e “ficção” são os que mais me chamam a atenção, e os programas desses gêneros geralmente usam muito de “suspensão de juízo”. Mas em Helix, é algo tão explícito que não tem como não deixar de notar. É a definição de “aceita que dói menos”.






A segunda coisa é que, da primeira para a segunda temporada, eles não explicam muita coisa. Eles dão um salto no tempo (mas não explicam nada, nada mesmo, a ponto de eu pensar que eles estavam em uma espécie de universo paralelo), e isso me incomodou muuuuito também, mas não tanto quanto a "suspensão de juízo". 

Quando você vai fazer uma série com mais ciência, o mínimo que pode fazer é ser coerente e explicar as coisas que acontecem. Sei que não podemos explicar tudo o que está acontecendo - cientistas demoram anos para descobrir como determinada forma de vida funciona - mas cara, se você vai fazer uma série com esse tema, use saltos temporais (e informe que teve um salto) e explique tudo o que deve ser explicado. É o mínimo que deve fazer.

Essa foi uma breve review de Helix. Uma série científica na qual eu não recomendo nem para o meu pior inimigo. Se uma pessoa que estiver começando a se interessar por séries, escolhê-la para “ver qual é”, essa perde o interesse na mesma hora. Lembrando que ela foi cancelada provavelmente devido à baixa audiência por causa da péssima recepção na TV. Todos os episódios estão disponíveis na Netflix para quem quiser se arriscar. J-J






Por: Thiago Nascimento

6 comentários :

  1. Eita, já perdi a vontade de ver só por essa review HAHA e olha que eu nunca tinha ouvido falar da série. Ficção é um gênero que precisa ser muito bem explorado e explicado, né? Senão fica confuso mesmo.
    Um beijão,
    Gabs| likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  2. Ficção é um tema que eu adoro, mas confesso que ainda tenho que ver essa série!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, bom saber, não assistirei jamais. Hahaha!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design