Com certeza a notícia do momento do mundo das séries é o vazamento do sexto episódio da sétima temporada de Game of Thrones que irá ao ar daqui há pouco, às 10 da noite pela HBO mundial. O capítulo foi vazado por engano pela HBO Espanha na última terça-feira (15) por cerca de 67 minutos, quase a totalidade (71 minutos). O fato deixou os fãs da série surpresos. Muitos já assistiram ao capítulo inédito e outros ficaram perturbados com a onda de spoilers que surgiu na internet. O que há por trás dessa história? Quais são as implicações e repercussões de tudo isso?
O episódio vazado
De acordo com a HBO, em nota divulgada, o episódio foi exibido por engano. Veja (com grifos):
"Nós soubemos que o próximo episódio de ‘Game of Thrones’ foi postado acidentalmente por um breve período de tempo na HBO Espanha e na HBO nórdica. O erro parece ter ocorrido em um fornecedor terceirizado e o episódio foi removido assim que reconhecido."
A HBO falou de um fornecedor terceirizado, mas será que ela não controla os fornecedores que exibem as programações? Foi um erro grave, que afetou seus programas. E o episódio, mesmo que tenha sido exibido na Espanha, não anula que ele pode ser visto, baixado e comercializado de outras partes do mundo. Tanto é que várias pessoas puderam buscá-lo na internet. Então faltou um controle da própria empresa e um cuidado para que seu conteúdo não vazasse ou fosse exibido antes do tempo.
A nota da HBO também diz que o episódio foi exibido por pouco tempo. Desde quando exibi-lo praticamente todo é "um breve período de tempo"? O canal só percebeu o erro quando faltava apenas quatro minutos para o seu término.
O comunicado ainda fala: "o episódio foi removido assim que reconhecido". Só que demorou muito para o reconhecimento né? A HBO deveria ter um sistema ou um software que reconhecesse se a programação exibida é a certa mesmo.
Explicações
Existem duas explicações principais para o vazamento do sexto episódio de Game of Thrones. A primeira foi devido à uma falta de comunicação e a segunda por conta da disponibilização na íntegra do episódio. Leia, com detalhes, de acordo com o site Canal Tech (com grifos):
"De acordo com os relatos dos fãs, o engano aconteceu quando, na verdade, a HBO Espanha estaria exibindo uma reprise. A primeira hora do sexto capítulo, que tem uma duração total de 1h11, foi exibida, com a transmissão cortada antes do final, teoricamente, não porque alguém percebeu o erro, mas sim devido à grade, que deveria dar espaço ao próximo item da programação.
Entretanto, uma segunda versão surgiu rapidamente e parece ter sido obtida a partir da plataforma online HBO Go, indicando a ocorrência de um erro ainda maior. Neste caso, inclusive, o capítulo foi disponibilizado na íntegra, mas somente por alguns minutos. Quem teve sorte de acessar o conteúdo antes da remoção, entretanto, conseguiu assistir até o final, o que acabou dando origem, também, a mais um arquivo vazado."
HBO rackeada
O vazamento do episódio de Game of Thrones na última terça-feira não está relacionado ao ataque hacker da HBO norte-americana, segundo a própria empresa:
"Isso não está relacionado ao recente incidente cibernético com a HBO nos Estados Unidos."
Esse ataque conseguiu dados de roteiros de GoT e episódios das séries Ballers e Room 104, o que prejudicou a empresa e sua programação.
Veja o que os hackers disseram:
"Olá para toda a humanidade. O maior vazamento da era do espaço cibernético está acontecendo. Qual seu nome? Ah, eu esqueci de contar. É a HBO e Game of Thrones……!!!!!! Você tem sorte de ser os pioneiros a testemunhar e baixar o vazamento. Aproveite e espalhe a palavra. Faremos uma entrevista com aquele que espalhar bem. HBO está caindo."
Leia também a resposta da empresa:
“A HBO recentemente passou por um incidente cibernético, que resultou no comprometimento de informações de nossa propriedade. Investigamos imediatamente o incidente e estamos trabalhando com empresas de segurança pública e segurança cibernética. A proteção de dados é uma prioridade máxima na HBO, e levamos a sério nossa responsabilidade de proteger os dados que possuímos”.
Isso fez com que a HBO tomasse medidas de não divulgar os episódios antecipadamente para jornalistas e a imprensa, mas isso não foi capaz de parar a onda de spoilers e vazamentos.
Recentemente, por exemplo, quatro pessoas foram presas por terem vazado o quarto episódio da sétima temporada de GoT. Creio que tenha sido em decorrência desse ataque hacker à HBO.
E agora, HBO?
Qual é a reação dos seriadores politicamente corretos quando um episódio é vazado por hackers? No mínimo é rechaçar a atitude, não assistir ao episódio antes da hora e torcer para que eles sejam presos (Inclusive quando foi vazado o quarto capítulo surgiu uma campanha para que os fãs não o assistissem nem o baixassem antecipadamente). Mas qual é a atitude deles quando um episódio é vazado pela própria emissora?
Coloco-me no lugar dos espanhóis que estavam sintonizados no canal na terça-feira para assistir à reprise do quinto episódio de GoT. A atração começa e o telespectador assiste. Ele percebe que é um capítulo inédito, mas continua assistindo. Ele não para de ver até que o capítulo saia do ar.
Será que esse telespectador está errado? Será que quem baixou o episódio na internet também? Há um verdadeiro impasse porque foi a própria emissora que o vazou. A HBO que mudou algumas diretrizes de divulgação de programas, é a mesma que errou desse modo.
O perigo dos spoilers
Com o vazamento do episódio, alguns fãs ficaram frustrados com a empresa (Poxa, HBO!). Isto porque eles odeiam spoilers e divulgações antecipadas. Tiveram aqueles também que foram bombardeados com spoilers (Era só abrir o Facebook, Twitter ou qualquer outra rede social que eles estavam lá!). Também tiveram aqueles que pra fugir dos spoilers foram obrigados a baixá-lo, como o colaborador do blog Thiago Nascimento:
Veja a parte do status do Thiago que chamou a minha atenção:
"Vou assistir logo porque a internet é escura e cheia de spoilers u_u"
É exatamente assim que muitos fãs pensaram! E realmente a internet ainda está cheia de muitos spoilers, infelizmente. E tudo isso por culpa de quem? Da HBO!
Em qualquer uma dessas situações evidencia-se o perigo dos spoilers. Para quem dá e para quem é afetado por ele. Spoilers podem ser interessantes pra uns, mas pra outros não. Podem atiçar a curiosidade dos fãs e fazer com que eles vejam ou não ao episódio. Podem ser motivo de curiosidade e diversão, mas também de brigas e unfollow nas redes sociais. Todas essas situações são perigosas!
Será que não foi proposital?
Creio que o episódio vazado pela HBO não foi mais que um mero acidente, mas que trouxe repercussões e falatórios. Também não acredito que isso seja marketing - mesmo que o episódio quatro tenha sido vazado na semana de exibição e o seis também - até porque os dois incidentes não tem relação um com o outro. O episódio quatro foi vazado por hackers, o seis pela HBO.
Contudo, mesmo que o vazamento não tenha sido proposital, ele gerou efeitos. Essa semana a série ficou mais em alta na internet, nas rodas de discussões e nos Trending Topics da vida, que de costume. Não posso mensurar todos os efeitos, já que o sexto episódio irá ao ar daqui a pouco em todo o mundo, mas posso imaginar que mesmo com o vazamento ele baterá recorde de audiência. É aquilo né? Quem já viu, verá de novo; quem não viu, está curioso pra assistir; e quem não viu, mas já leu os spoilers na internet (como eu), quer muito ver também. Ou seja, valerá muito assisti-lo de qualquer forma!
De fato, Game of Thrones é um fenômeno de audiência, debates, conversas, spoilers, pirateamento de episódios, teorias e vazamentos. J-J
Por: Emerson Garcia
Colaboração: Thiago Nascimento
Colaboração: Thiago Nascimento
Olá JJ,
ResponderExcluirAs vezes penso que pode ter sido uma jogada de mkt em cima da série.. eu não assisto a série mas, em setembro vou começar. :)
Um beijo,
My Pure Style x My Instagram x My Facebook
Eu não sei opinar ao certo... Que bom que começa esse mês! Eu ainda não vi a 6a nem a 7a temporada.
ExcluirEu não assisto GOT. Geralmente não gosto de séries que tem muito hype pq acabam nem sendo tudo isso. Sim, sou chata! ahhahaha
ResponderExcluirBeijinhos
n. // www.fashionjacket.com.br
Eita! Olha a polêmica no ar! Kkk Eu acho uma grande série.
ExcluirEu não assisto por falta de tempo mesmo kkkkk mas não duvido que eles mesmo vazaram o episódio para causar rebuliçooo entre os fãs !
ResponderExcluirBjinhos,
❥ AmigaDelicada.com
Tudo é possível né?
ExcluirConfesso que eu não acompanho esta série ,mais acredito que quem é fã e acompanha os capítulos deve ter ficado bem chateado com este acontecimento.
ResponderExcluirwww.paginasempreto.blogspot.com.br
Beijos
Sim! A maioria dos fãs ficaram chateados e sem saber o que pensar.
ExcluirGenteeeeeeee eu acho que sou a única pessoa na terra que não assisto essa série?
ResponderExcluirPoxa vida perdi o inicio e agora pegar o bonde andando não da kkkkkkkk
Beijinhosss ;*
Blog Resenhas da Pâm
Ainda dá tempo de você começar. São poucos episódios, apesar de serem longos.
ExcluirEu não assisto a série, mas muito interessante analisar as várias possibilidades do porque ocorreu isso..
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Que bom que achou interessante. Tentei apurar todos os lados da situação.
ExcluirEu amo GOT mas preferi assistir a exibição original mesmo!
ResponderExcluirBlog Entrelinhas
Deve ter sido muito mais emocionante né?
Excluir