Pode conter spoilers!
Mais uma série nessa Quinta de série. A produção da vez é uma cachorrada! Trata-se de Gil na Califórnia disponível pela Globoplay! Em 5 episódios, ela acompanha a vida de Gil do Vigor (codinome Gilberto Nogueira) durante seu doutorado (PhD) em Economia na Universidade da Califórnia, Davis. A série foi mais uma que contou histórias e perspectivas de ex BBB's - tiveram A vida depois do tombo, com foco na Karol Conká; e Você nunca esteve sozinha, com destaque para Juliette Freire. Cada capítulo possui em média 25 minutos.
Lançada em dezembro de 2021, ela mostrou a rotina do economista e ex-participante do BBB21 nos Estados Unidos, desde seus últimos momentos no Brasil antes da viagem, até sua chegada e descobertas na Califórnia. Através de conversas e passeios com pessoas que moram ali, o documentário acompanha as descobertas do ex BBB pela região. Em sua estadia pela Califórnia, Gil explora pontos turísticos em São Francisco, interagindo com a comunidade LGBTQIAPN+ local e vivenciando a cultura americana.
É legal ver a felicidade, alegria e o deslumbrar de Gil por realizar um sonho que, para muitos, parecia impossível devido à sua origem humilde. A série, além de abordar esses pontos, foca nas dificuldades e desafios de morar fora do Brasil e conciliar a vida acadêmica com a fama repentina.
Foi produzida pelo núcleo de documentários e especiais do Globoplay, sob a responsabilidade de Mariano Boni, diretor de gênero de Variedades da Globo. Dirigida por Patrícia Carvalho e Patrícia Cupello, teve roteiro de Washington Calegari.
Os cinco episódios da série documental são: Brasilllll!, Ai, que regozijo!, Ai, que cachorrada!, Tem que vigorar e A vitória do servo. O primeiro episódio focou em mostrar quem é o protagonista, mergulhando na história do nordestino pernambucano de sua origem pobre ao sucesso no BBB. O episódio mostrou seus últimos momentos no Brasil antes da viagem.
O segundo episódio mostrou o passeio do ex BBB por pontos turísticos de São Francisco. Enquanto ele conhece a cidade, reflete sobre sua sexualidade e as diferenças sociais entre os dois países.
O terceiro é focado em cachorradas e entretenimentos por ruas LGBTQIAPN+ em São Francisco. O personagem principal vigora pela noite de São Francisco e se diverte num show de drag queens. Agora ele se sente livre para ser quem é.
Tem que vigorar! mostra Gil a bordo de um luxuoso conversível. Ele conhece imigrantes e desbrava o mundo dos vinhos. O economista começa a sentir as dificuldades de adaptação e a distância de casa.
O quinto e último episódio mostra a vitória de Gil. Ele finalmente conhece o campus da universidade onde vai estudar e reflete sobre as motivações que o levaram a persistir nos estudos e as dificuldades que passou até chegar à UC Davis.
Um dos personagens mais carismáticos, engraçados e emblemáticos de toda a história do BBB tinha que ter uma série para chamar de sua. Eu, particularmente, adorava o Gil no BBB. O achava autêntico, para cima, com opiniões fortes e um ser que não tinha vergonha de ser o que se é. Expressões como vigora!, regozijo, tchaki tchacki e Brasillll! são sua marca registrada e estão contidas em sua série documental. Recomendo a produção apesar de Gil não ter concluído o PhD e ter desistido no meio do caminho. J-J
Por: Emerson Garcia





Pra os fãs do Gil do Vigor parece imperdível, não? Abraço!
ResponderExcluir