quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Quinta de série: O repórter do poder

Pode conter spoilers!


No Quinta de série de hoje apresento a série documental O repórter do poder, disponível na Globoplay. Lançada em março de 2023, a produção é de autoria de Letícia Muhana; direção de Patricia Lovell-Parker Guimarães; e roteiro de Cristina Aragão, Jacqueline Cantore, Mariliz Pereira Jorge e Renée Castelo Branco. A produção foi contada em 4 episódios de em média 35 minutos cada um. 

O repórter do poder conta a história de Jorge Bastos Moreno, o jornalista galanteador do poder e dos artistas. Apaixonado e vidrado pela notícia, foi o autor de furos históricos e viveu grandes paixões. Moreno era conhecido por suas reportagens sobre os bastidores do poder em Brasília. Ele faleceu em 2017 e a produção é uma homenagem póstuma à ele.

Jorge foi uma das principais figuras do jornalismo político, conhecido por seus grandes furos de reportagem, conquista de fontes e habilidades de apuração. Além dos grandes feitos jornalísticos, Moreno era conhecido pelas reuniões com famosos, celebridades e políticos que realizava em sua casa, formando relações com artistas influentes e políticos. Na produção, sua trajetória é contada por meio de relatos e depoimentos de amigos e familiares, como Andréa Sadi, Fernando Henrique Cardoso, Gilmar Mendes, Heraldo Pereira, mariana Ximenes, Renata Lo Prete, Fafá de Belém e Ali Kamel.


Jorge tinha enorme influência no meio político e da alta sociedade e foi interessante eu, como jornalista, ver como ele conseguia furos de reportagens e informações bombásticas, por meio de relacionamentos com políticos e famosos. Ele foi, realmente, o repórter do poder.

A série é dividida em quatro episódios, são eles: O primeiro furo de reportagem; Política, intriga e sedução; Nos bastidores do poder; e O último banquete. O episódio introdutório mostra quem era Jorge Moreno, autor de diversos furos e que viveu grandes paixões.


O segundo episódio mostra como o jornalista ajudou a derrubar um presidente da república e se tornou o repórter queridinho de um poderoso deputado. Sua casa, em Brasília, era um centro paralelo de articulações.

No capítulo a seguir, Jorge Moreno ocupa a página mais importante do jornal O Globo. No capítulo, ele troca Brasília pelo Rio e se cerca de artistas, músicos em uma fase de vida mais leve e glamourosa.

O último episódio é dedicado a mostrar como o Cafofo do Moreno, no Rio, virou palco de celebridades. Com sua morte, morre também uma parte da história, do jornalismo político e uma era de prosperidade no Brasil. 



A série foi construída com depoimentos de pessoas que trabalharam perto ou em volta de Moreno. Recomendo a produção! J-J




Por: Emerson Garcia

0 mostraram o dom. Quer mostrar o seu? :

Postar um comentário

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design