Pode conter spoilers!
Hoje é dia de falar também de Medo do escuro aqui no Quinta de série do JOVEM JORNALISTA. Medo do escuro é um podcast de crime real (true crime) produzido pelo G1 Piracicabana. A produção conta com 6 episódios, de em média 40 minutos cada. O podcast está entre os 3 mais ouvidos do Brasil no streaming Spotify.
Ele narra o caso João Paulo, um dos mais emblemáticos da cidade, nos anos 80. João Paulo Brancalion foi um menino de 9 anos de idade encontrado morto dentro de um freezer em um colégio católico, o Dom Bosco, em Piracicaba, em 1988, após participar de atividades recreativas.
De autoria e com apresentação do jornalista Rodrigo Pereira, o podcast revisita o inquérito e traz novos depoimentos exclusivos e chocantes, que mostram os impactos emocionais causados pela tragédia e relatos inéditos. Após 35 anos do caso horrendo, Rodrigo teve acesso a quase duas mil páginas do inquérito policial e dos processos e obteve depoimentos exclusivos do caso. A produção revela detalhes do que levou o julgamento a se arrastar por 13 anos, destacando informações desencontradas, depoimentos contraditórios e suspeitas que não levaram a conclusão alguma.
Rodrigo estudou os arquivos de imprensa da época e percebeu que a cobertura se baseava em entrevistas de fontes oficiais, sem detalhes quanto aos autos do processo, aos quais ele teve acesso. Foi quando ele tomou uma atitude:
"Fui, então, atrás de respostas. Como é um processo antigo, os autos só estão disponíveis fisicamente, então eu precisei fotografar página por página. A quantidade de conteúdo e reviravoltas no caso, que teve cerca de 300 depoimentos, não me deixou dúvidas de que a série seria uma documentação importante, dessa vez contando com o distanciamento do tempo e a atualização das histórias de vida impactadas pela morte de João Paulo".
Além do jornalista Rodrigo Pereira, a produção do podcast teve a supervisão de Lana Torres e Cláudia Croitor, editora-chefe do G1 nacional. Lana comenta que o crime, sem respostas e conclusão definida, permaneceu na memória coletiva da população local com uma espécie de "lenda urbana".
Medo do escuro nasceu para investigar e documentar de forma detalhada tudo o que realmente ocorreu na época e não deixar que o caso se misture a boatos, como estava acontecendo.
O podcast revisita os nove volumes do processo judicial (cerca de 1800 páginas) e apresenta divergências técnicas, como o fato de existirem dois laudos necroscópicos que apresentaram conclusões diferentes sobre a causa da morte e o tipo de asfixia, alimentando diversas especulações.
O caso gerou diversas controvérsias, como o fato da família ter sido impedida de entrar na escola por policiais, queima de arquivo ou um serial killer de crianças, que o podcast busca investigar e desmitificar. Apesar do júri ter acontecido em 2013, muitas dúvidas persistem, transformando a tragédia em uma "lenda urbana" trágica na cidade.
O fato do menino ter sido encontrado em um freezer desativado é de arrepiar! Sabemos que crimes horrendos existem e esse é um deles. Apesar de ser um podcast, não é difícil não sentir medo e ficar perplexo com as cenas e os cenários relatados. O título da produção - medo do escuro - refere-se ao medo que qualquer pessoa na idade de João Paulo possui. Nem um colégio católico está livre de ter um crime horrendo como esse.
Recomendo a produção. O podcast está disponível no G1, Globoplay e nas principais plataformas de áudio como o Spotify, Apple podcasts, Deezer e Amazon Music. J-J
Por: Emerson Garcia











0 mostraram o dom. Quer mostrar o seu? :
Postar um comentário
Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)
Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram