sábado, 30 de setembro de 2023

Jogo 'Rainy Day': ensinando por meio da indecisão, depressão e dificuldade de fazer escolhas

O jogo Rainy Day (jogue aqui em português e inglês), lançado em agosto de 2016, tem o intuito de reproduzir sentimentos, ações e atitudes de uma pessoa ansiosa e depressiva. Se fazer escolhas já é complicado para alguém com sua sanidade mental em ordem, imagina para quem passa por percalços em sua saúde emocional e psíquica?! 

Você conseguiria levantar da cama se estivesse em depressão, se o dia estivesse nublado ou cinza?! O jogo reproduz a dificuldade de ficar em casa ou sair, até mesmo de escolher tomar café e/ou qual roupa vestir. Sentimos, na pele, a aflição do avatar, que sempre tem que fazer escolhas, enfrentar seus medos, ansiedade, depressão, para seguir em frente. 

E as escolhas são feitas, sempre com incertezas e inseguranças. Elas aparecem escritas de forma embaçada, em visão turva, para demonstrar a dificuldade do momento. A angústia também toma conta de nós, quando estamos jogando o game. Nos sentimos confusos, inseguros, angustiados. Cada escolha feita no jogo, não é o fim ou solução, abrindo espaço para mais confusões mentais e perturbações. Pensamentos repetitivos e negativos, assim como pessoas em depressão e ansiedade, fazem parte do jogo e a angústia está justamente aí. 

Criado por Thais Weiller, uma designer brasileira; e com a arte de Amora Bettany do estúdio Miniboss, o jogo é simples, mas informativo e com alertas chocantes. Você o joga em menos de 10 minutos e, ao final, se sente impactado e tocado por tudo que é proposto. Eu, que já passei por dois momentos depressivos, sei o quanto é difícil tomar decisões e mudar pensamentos negativos. Havia dias que queria mover céus e terra, dizia que ia fazer isso ou aquilo, que ia fazer inúmeros cursos e teria a decisão de ser feliz, mas havia inúmeras barreiras e impedimentos para colocar isso em prática. A depressão é essa euforia e indecisão, bem caracterizados no joguinho.   

O jogo tem um design intimista, com ilustrações de Amora e a letra das fontes bem cursivas, como se fossem de um diário. A cor do fundo do game é em azul, bem serena, triste e melancólica. O jogo é bem interativo, qualquer pessoa pode jogar e se sentir impactada. Thais também já vivenciou esse momento depressivo e retratou sua batalha com Rainy Day







O intuito é gerar empatia, identificação e auxiliar na resolução de demandas psíquicas e psicológicas. Ele tem gerado respostas e mudanças nas vidas das pessoas, apesar de ser bem simples. As pessoas se sentem aliviadas por saber que há mais pessoas que podem passar pelos mesmos problemas que elas, mas também podem se sentir mal, porque o jogo é real e angustiante. O jogo produz uma sensibilidade enorme e efeitos.

Na parte final, a paleta de cores azul abre espaço para a amarela, mostrando um pouco de luz no final do túnel na vida do avatar. Dias ensolarados e esperançosos podem surgir, mesmo que caia um temporal lá fora! Ao final, as escolhas são menos confusas e dolorosas e se tornam mais claras, até que um final feliz pode vir a ser proposto. A lição é que muitas atitudes pequenas podem ser bem grandes, na verdade!











O jogo ainda apresenta uma bela lição de moral ao final. Rainy Day consegue transmitir emoções e simular estados de espírito. Ele não é a solução para a depressão ou ansiedade, mas acredito que se encaixe no tema da psicoeducação. Se está depressivo ou ansioso, não deixe de pedir ajuda! J-J 


Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Oi Emerson, que jogo interessante. Vou dar uma olhada e ver se jogo.
    Que bom que temas tão importantes quanto esse estão ganhando cada vez mais destaque.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia de domingo e um excelente mês de outubro, com muita paz e saúde meu querido amigo.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que interessante e fiquei bem curiosa pra pesquisar mais e até jogar e olha que eu não tenho paciência pra jogos, mas achei a proposta muito bacana! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece interessante, vou ver!

    Cláudia - eutambemtenhoumblog

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design