Que Porto de Galinhas (PE) é um paraíso, não há dúvidas, contudo a cidade turística enfrenta problemas de infraestrura, saneamento básico, orientação, fiscalização municipal e organização. Quando fui na cidade em 2021, a cidade já enfrentava esses problemas. Agora, em 2023 alguns problemas ainda persistem.
Falta acessibilidade tanto para pedestres como pessoas com deficiência. Você não consegue caminhar normalmente nas calçadas, pois elas estão detonadas, quebradas e com pedras imensas. Bancos estão pichados, com ferros estruturais aparentes, fora que a Vila carece de um mínimo de acessibilidade, tanto para pedestres como para pessoas em cadeiras de roda ou com dificuldade de locomoção. Rampas de acessibilidade, assim como estacionamentos para cadeirantes são raros. Confira algumas fotos tiradas por mim na época:
Outro problema que percebi na cidade é o mau cheiro, fedor e lixos. As praias são paradisíacas, mas o "cheiro forte de peixe", denigre um pouco a paisagem do lugar. O cheiro de esgoto chega a ser insuportável, se intensificando nos dias de chuva, quando a vila alaga. A Praia de Porto de Galinhas, sobretudo, é a que mais sofre, em que o odor é mais forte e tem mais lixo. Não há tratamento adequado de dejetos nem saneamento básico. Em 2023, iniciou-se algumas obras pela prefeitura da cidade, mas ainda não fui lá para conferir o resultado.
Há problemas de organização e orientação também. Faltam banheiros e chuveiros públicos e há muitas paredes e muros pichados. A sinalização e orientação é quase inexistente. As placas informativas são quase todas escritas em português, o que dificulta a orientação de turistas estrangeiros na cidade; e há poucos mapas expostos. Parece que em 2022, houve uma melhoria na sinalização de placas informativas em outros idiomas. Também foi inaugurado um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que facilita a troca de informações.
Algumas questões da cidade foram melhoradas, mas não retornei lá para conferir de perto. Outras, ainda serão implantadas. Parece que haverá um estacionamento rotativo, que é uma demanda antiga da população e turistas. Também há um projeto de acessibilidade da Secretaria de Infraestrutura em estudo. A cidade é um verdadeiro paraíso, com beleza natural estonteante, com piscinas naturais com peixes coloridos e tartarugas em meio ao cenário formado pelos arrecifes corais, mas que ainda enfrenta diversos problemas. Que quando eu retornar na cidade, possa trazer um novo cenário e impressão. Assim espero. J-J
Por: Emerson Garcia
Precisa de uns arranjos, claro mas sei que é uma zona bastante interessante. Tomara que resolvam os problemas
ResponderExcluirAbraço
Eu torço muito para que a gente consiga resolver esses problemas e melhorar bastante as nossas regiões turísticas. Em nosso país as belezas naturais são abundantes, o potencial turístico é imenso, mas há que haver investimentos e planos.
ResponderExcluirTriste ver o quanto uma cidade anda "abandonada".. e uma cidade turística ainda. Mesmo que todas deveriam ter a atenção.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Podia ser um paraíso real,o brasil.
ResponderExcluirQue triste essa situação em Porto de Galinhas, um dos locais de maior turismo no Brasil. Lamentável.
ResponderExcluirUm abraço,
www.luluonthesky.com
É muito triste uma cidade linda com esses problemas, as autoridades precisam olhar mais para esses problemas, Emerson abraços.
ResponderExcluirUma pena, algumas cidades espalhadas por esse mundo estarem assim ou piores!
ResponderExcluirCláudia - eutambemtenhoumblog
ótima publicação relatando problemas num lugar famoso de turismo,
ResponderExcluir