quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Quinta de série #serieteners2 #9: Pandemic

Pode conter spoilers!



É, falta pouco para finalizar o #serieteners2 - coronavírus em pauta. A série de hoje é a penúltima e daqui 15 dias finalizo esse especial que tanto amo fazer. A produção dessa edição é a série documental Pandemic - How to prevent an outbreak (Em português, Pandemia - Como prevenir um surto) da Netflix. Ao contrário do que possa parecer, ela não falou, ao menos não diretamente, da pandemia do coronavírus, mas construiu e preveu o cenário caótico que vivemos até os dias de hoje. A produção foi lançada no início de 2020, em 22 de janeiro, meses antes de eclodir a COVID-19.

LEIA TAMBÉM


Com uma temporada, de 6 episódios no total, sendo que cada capítulo possui em média 50 minutos, a produção foi destinada em exibir a atuação dos profissionais na linha de frente do combate ao vírus da gripe (Discorre sobre a eclosão do ebola, Influenza, H1N1, SARS, MERS, entre outros vírus), a partir do instante em que oferecem atendimento e socorro às pessoas doentes até a corrida para o desenvolvimento de vacinas eficazes. Parece um cenário totalmente desconhecido por nós, não é? Mas só que não. A série soube falar desses vírus com muita propriedade, sendo que algumas (Algumas não), inúmeras situações são bem familiares. A série traça um percurso de como chegou-se na disseminação desses vírus, como a gripe aviária e suína, passando pela pandemia da gripe espanhola, e como uma nova pandemia poderia ser evitada. Mas, spoiler: não conseguiu-se evitar o pior!

A produção viaja para países e localidades, onde diversas pandemias eclodiram. A série tem gravação na República do Congo, Índia, China e Estados Unidos, por exemplo. Além disso, apresenta diversos especialistas importantes na área da saúde e ciência, tais como Syra Madad, Ron Klain e Raghu Sharma. 


A docuserie conta com seis episódios, são eles: Ela nos caça; A pandemia é agora; Procure, não esconda; Apegue-se às suas raízes; Rezas podem funcionar; e Não parem agora. Ela nos caça é o episódio de abertura que mostrou como médicos dos EUA e da Ásia lutaram com a gripe com a população, ao passo que exibiu como pesquisadores correm contra o tempo para desenvolver uma vacina mundial. É uma introdução muito bem feita que apresenta os vírus com certa consistência e profundidade.

A pandemia é agora apresenta a intensificação das campanhas de vacinação, a imunização da população contra o ebola na África e contra a gripe nas prisões entre a fronteira EUA-México. Também é um excelente episódio que mostra a realidade e o sofrimento das pessoas em momentos dramáticos e apreensivos.

No terceiro episódio, cientistas examinam animais, como porcos, aves e morcegos e seus cuidadores contra novos vírus. Nos EUA e na Índia, médicos possuem longas jornadas de trabalho no tratamento de pacientes com gripe. Este é um dos meus capítulos preferidos.

Apegue-se às suas raízes mostra o discurso negacionista e antivacina que provoca discussões acaloradas no Congo entre médicos e profissionais de saúde. O episódio também mostra que apesar dos cortes de verbas nos EUA, pesquisadores realizam avanços em território guatemalense. 

Rezas podem funcionar é um dos meus capítulos prediletos por trazer a temática principal de doenças e fé. Será que ambos assuntos podem caminhar juntos? O episódio, assim, mostra que o sentimento de família e fé colaboram com médicos e defensores da saúde em encarar um difícil caminho na luta contra o vírus da gripe.

O último capítulo discute o sucesso de alguns em detrimento de outros, que surtos virais continuam em crescimento no mundo e a eminência de uma pandemia, que é essa que vivemos atualmente. 

É interessante que a série trouxe a figura importante de Bill Gates, que ajudou no financiamento de curas e vacinas de diversas gripes até então. Bill Gates também aparece, meses depois, em outra docuserie Coronavirus: explained (já falada no especial #serieteners2 aqui). Foi uma das predições mais surpreendentes que poderia existir. Quem diria que o entrevistado Bill Gates de Pandemic, seria entrevistado meses depois em Coronavirus: explained?! Achei um efeito bem Os Simpsons, se é que o leitor me entende.


O que mais médicos, virologistas e pesquisadores afirmam em Pandemic é sobre a inevitabilidade de uma pandemia. Esta seria algo inevitável de ocorrer novamente. Os cientistas esperavam um vírus tão letal e devastador como a gripe espanhola, que acarretou na morte de mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo. Eles já sabiam que iria acontecer, só não sabiam como e quando. Isso me fez lembrar no surgimento da pandemia da COVID-19 no final de 2019 (No Brasil ela surgiu em março de 2020), quando uma cientista, que não me recordo o nome, declarou: "Essa é a pandemia que estávamos aguardando. Essa é a grande pandemia". E o fato é que ela tem sido a maior pandemia de todos os tempos! 

A série, então, tem como ponto de partida a investigação, dúvidas e hipóteses se a sociedade estaria preparada para uma pandemia dessa estirpe e o esforço de profissionais da saúde para tomar medidas preventivas e satisfatórias. Contudo, mesmo com toda a previsão e esforço, o fato é que o mundo em peso não estava preparado e não soube como agir, pelo menos a maioria dos países e localidades, com essa grande pandemia. 

Pandemic foi lançada no mesmo timing em que o coronavírus surgia na China e passava a assustar todo o mundo. Para uma das produtoras, a médica Sheri Fink, a série foi pensada a partir de duas coisas: primeiro, para apresentar informação de qualidade às pessoas em um tempo muito difícil e complicado; e segundo, por conta da ciência que a produtora possuía do estrago que um novo patógeno causaria. Para ela, Pandemic, gravada em apenas cinco meses, ajudou na contribuição da informação e prevenção de surtos, como o do novo coronavírus. A série atraiu atenção especial da mídia por ser bastante profética e por ter sido lançada em meio à pandemia de COVID-19. 

A série é riquíssima em seu enredo ao acompanhar os personagens em suas rotinas diárias, nos hospitais, laboratórios, nos criadouros de aves, nos tribunais e no campo de campanhas de vacinação contra a gripe. A docuserie optou, ao invés de fazer uma produção sobre a pandemia da gripe com um grupo de especialistas falando sobre a doença com imagens de arquivo e gráficos repletos, fazer algo com as pessoas nas linhas de frente, que representam o agora e o que está sendo realizado. Essa foi uma opção para que os telespectadores compreendessem o que seria a pandemia de influenza e as armadilhas que ela carrega. A produção trouxe isso de uma forma atraente e interessante. 

Produzida pela Zero Point Zero Productions (ZPZ), Pandemic foi apresentada à diversos canais, mas foi a Netflix quem comprou os seus direitos. Jeremiah Crowell, produtor executivo da ZPZ e um dos idealizadores da série, disse que acompanhar os personagens de forma subjetiva, deixou o documentário mais realístico e concreto do que investir em entrevistas tradicionais. 

O roteiro de Pandemic apresenta hospitais cheios, operando no limite e altos índices de contaminação. Ou seja, uma realidade bem palpável e sem filtros. Quando os produtores começaram a trabalhar na docuserie, perceberam as fragilidades do sistema de saúde mundial, mas também o trabalho lindo de verdadeiros heróis e salvadores da vida. Mais do que uma série de bastidores, ela apresenta vários pontos de vistas e ideias conflitantes sobre o tema da pandemia, além do trabalho árduo na prevenção ao ataque de patógenos. 

A série mostrou que o mundo não estava perfeitamente preparado para uma nova pandemia, mas que há formas de preparação. A produção também reiterou que sempre novos patógenos mais letais podem ser criados, mas que há a possibilidade de lutar contra eles, com o trabalho da ciência, em diagnósticos e vacinas. 


Pandemic foi filmada ao longo da temporada de gripe entre 2018 e 2019. A série apresenta cenários hipotéticos e de simulações, como a de uma equipe de profissionais da área médica que se equiparam de proteções da cabeça aos pés para testar sua prontidão para um grande surto de gripe em Nova York. Outro cenário hipotético é o de um único viajante que chega de avião em Nova York e como esse fato desencaderia um surto avassalador que, em semanas, incapacitaria a cidade. Será que essas simulações soam familiares com a realidade que vivemos?

No quinto capítulo, os pesquisadores mostram resultados de testes em porcos eficazes, bem como o financianamento de uma vacina universal prevista para 2025. Contudo, os testes em humanos ainda não haviam sido realizados. A série não mostra, contudo, a resposta científica ao novo coronavírus. 

Pandemic tem a classificação de 14 anos. E se você acha que a série é aterrorizante, está errado. Na verdade, o espectador sai é com esperança da mesma. Até a última série de #serieteners2 daqui 15 dias! J-J 

 


 


Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. A série parece muito legal e bem feita, mas não me atrai muito esse assunto covid, afinal já vivemos muitooo esse drama né? :(
    Mas ótima dica pra quem curto o estilo de série.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    Parece ser uma série bem intensa. Ainda não conhecia, mas já anotei a dica aqui!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Olá Emerson
    Não conhecia essa série, obrigada pela dica, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. UAU, a série parece ser incrível Emerson, quero muito assistir. Quando mais a gente souber sobre as pandemias (e como superá-las) melhor, né? Um abraço :)

    ResponderExcluir
  5. Um documento para memória futura!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  6. Parece ser o tipo de série que eu ia adorar! Tenho que ver!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  7. Parece ser uma serie bem interessante.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Ainda não conhecia, mas pelos seus comentários a série parece ser bem interessante.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Não faz muito meu estilo de série, mas fica a dica para quem gosta.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  10. Uma ótima dica de série, Emerson.
    Não faz o meu estilo de série, mas é bem informativa.
    Bjus!

    www.galerafashion.com

    ResponderExcluir
  11. Muito boa indicação de série, assim que possível vou assisti-la!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  12. Parece ser um seriado muito bom. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design