segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Um relato de autocuidado: vamos cuidar do corpo?


No post de hoje falarei um pouco dos cuidados com a pele. A minha pele é negra e eu não me preocupava, principalmente porque atualmente eu tenho 61 anos e tenho cara de 40, 41 ou até menos. Mas uma vez, em 2018, uma amiga minha falou assim que: "você tem que cuidar da pele mesmo sendo negra e em cada parte do seu corpo usar um hidratante - Hidratante do pé, hidratante da mão, hidratante do corpo, cremes para o rosto". E eu usava um para o corpo todo. Pegava o hidratante do corpo e usava no corpo todo. Até que o ano passado, através da Akmos, eu vi que realmente ela tem razão. 

Nesse clima seco que tem em Brasília comecei a usar um produto, um hidratante para os pés. Meus pés estavam muito rachados igual uma pessoa que trabalha na roça (Nada contra, né?!), mas a pessoa que está na lavroura fica com os pés rachados embaixo. O meu estava assim, até que vi uma cliente no grupo que faço parte na rede da Akmos dizendo que ela usou esse creme para a mãe dela, que era diabética (Eu também sou) e mostrou o antes e o depois. Falei assim: "Ah, eu sou diabética igual tua mãe. Tenho que ver para crer". Então eu fiz e com três dias meu pé estava lisinho, não tinha mais nada. No primeiro dia eu já vi a diferença. Daí vi que realmente você tem que usar. Eu ainda sou um pouco relaxada com isso, mas tenho procurado consertar. 

As mãos a mesma coisa, principalmente nessa época de pandemia que você usa muito álcool e as mãos ficavam rachadas em cima. Então eu comecei a usar o hidratante de mão e agora elas estão arrumadinhas. 

E a outra coisa é o hidratante para o corpo e para as pernas. Embora esse do pé serve também até para o joelho (Tem cliente meu que usa até nas mãos). Cada parte do corpo realmente tem a sua especificidade e um produto específico. 

No rosto eu também era muito relaxada, até que uma amiga minha comprou água micelar da Akmos, que é o produto que eu trabalho. Ela falou para que servia e como usava. Então eu falei: "Ah, então eu vou usar também". E eu comecei a ver que minha pele ficou melhor e eu passei até a dormir melhor, com a pele descansada. Também temos o esfoliante que serve para tirar as impurezas, as células mortas da pele. Isso também ajuda a melhorar o tratamento de acnes, estímula a renovação celular da pele e a melhor absorvição do produto que você usa. O indicado é você usar o esfoliante uma vez por semana na pele seca de quinze em quinze dias. 


Você precisa ser hidratado também. A melhor hidratação que você encontra é a água. Você precisa tomar muita água. A indicação é tomar no mínimo dois litros de água por dia. Vou dizer que eu também sou relaxada com água. Bebo muito pouco água, mas nesse calor bebo um pouco mais. Tem que tomar. Tem que ser pelo menos 1 litro, e eu não tomo nem 1 litro. A pele também tem que ser hidratada também tomando bastante água, porque não adianta somente os produtos. Existem produtos específicos para cada tipo de rosto, mas a água é muito bom. E a água miscelar, por exemplo, ajudou bastante o meu rosto a ficar mais relaxado. 

Também temos que ter uma alimentação boa, rica em frutas, fibras e verduras, pois ela traz uma pele mais saudável, do que os carboidratos que a gente gosta tanto. Tudo isso é muito difícil mas a gente pode começar aos pouquinhos. Exercício físico também ajuda, diminui o corticol, que é o hormônio que traz stress; libera a serotonina, que é o hormônio responsável pelo bem estar; aumenta o metabolismo; e melhora sua qualidade de sono, refletindo positivamente na pele. 

Então você pode usar os produtos que tem em várias empresas. Eu, no momento, uso os produtos da Akmos porque eu a conheço há muitos anos e eles tem feito um efeito maravilhoso na pele e eu tenho visto o resultado dos próprios clientes. Tem gente que mora em São Paulo, em Teixeira de Freitas, Goiânia e interior de Goiás que tem me procurado para comprar esses produtos, pois eles tem feito um bem muito grande na pele das pessoas e na minha também. 


É isso que eu queria compartilhar com vocês: a gente tem cuidar bastante da pele e não é só gente acima de quarenta anos. Você tem que começar isso antes. Também tomar colágeno a partir dos 30 anos, pois ele impede que a pele envelheça rapidamente. Por isso que muitas vezes essa amiga minha falou que eu tenho que usar produtos específicos. Ela vai fazer 70 anos e você olha para a cara dela e não dá nem 50. Ela parece irmã da filha dela, porque ela sempre se cuidou, além de ter uma alimentação maravilhosa e balanceada. Não é só os produtos externos, também a mudança tem que ser de dentro para fora. Alimentação melhor, pelo menos fazer uma caminhada, consumir produtos saudáveis e também usar os produtos certos para cada tipo de pele, cada problema ou cada parte do corpo - os pés, as mãos, o rosto e o corpo inteiro mesmo. Usar os hidradantes, produtos e águas micelares corretos. J-J


Por: Marilza Luciano, colaboradora especial do JOVEM JORNALISTA

10 comentários :

  1. Confesso que não tenho cuidado algum com a pele ao nível de cremes e afins.
    .
    Uma semana feliz … cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Oie Marilza! Está com toda a razão. Devemos nos cuidar mesmo. E água realmente tem um papel importante.

    Beijos,
    Paloma Viricio

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não sou a mais cuidadosa com a minha pele, tenho mesmo que tomar mais cuidado. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  4. tento colocar sempre creme quando me vou deitar
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que post maravilhoso

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  6. Belo post. Eu comecei a usar cremes de cuidado cedo, mas fumei durante anos e comecei a dormir pouco desde que fui mãe pelo que a pele se recente.

    Boa semana,
    Vanessa Casais
    https://primeirolimao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive muito cuidado com a pele. Sempre usei os cremes de rosto de acordo com a idade, e no corpo os mais próprios para cada situação, durante a gravidez (por duas vezes) usei cremes nutritivos e próprios para promover uma boa elasticidade, no pós-parto o indicado para a pele ficar firme. Não sei se por isso não desenvolvi estrias praticamente nenhumas. Também é fundamental não esquecer de usar proteção solar. De resto, a alimentação, a genética e os cuidados diários são o essencial para uma pele bem cuidada.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design