quarta-feira, 6 de outubro de 2021

No apocalipse tecnológico você ainda tem boas armas de guerra para utilizar!

 

Na última segunda (04) o mundo viveu um verdadeiro apocalipse tecnológico com a queda de diversas redes sociais, aplicativos e até mesmo operadoras de telefonia. Se a sociedade foi atormentada por esse apagão virtual, imagina Mark Zuckerberg que só em 5 horas de instabilidade dos serviços do Facebook - Facebook, Instagram e Whatsapp - perdeu US$ 6 bilhões, o equivalente a R$ 32 bilhões. Se o mundo viveu um dia de cão, Mark também!

O Facebook é a rede social mais utilizada e acessada do mundo, assim como o Instagram e Whatsapp. Então, quando as três redes sociais ficaram fora do ar foi de arrepiar os cabelos, tipo um filme de terror ou pós-apocalíptico mesmo, sabe?! A queda dessas três redes sociais mostrou como estamos reféns delas e necessitamos destas para praticamente tudo que realizamos. Isso nos ensinou a não depender de uma única rede social ou dos serviços de um único grupo de redes sociais, como no caso do Facebook, Instagram e Whatsapp. Caso contrário, ficaremos refém dessas redes sociais e totalmente de mãos atadas.

Enquanto as redes sociais de Mark Zuckerberg passavam por maus bocados, o Telegram, TikTok, Twitter, LinkedIn, Youtube, Blogger, Google Meet, Gmail e Hangouts estavam firmes e fortes (Apesar que algumas dessas redes, como Twitter e Telegram, também passaram por instabilidades, mas acredito que foi por conta do amplo número de acessos à elas). É interessante por que muitos acreditaram que a queda de algumas redes sociais afetaria alguns ou todos desses serviços. Minha mãe, por exemplo, ficou em dúvida se conseguiria ver, ou não, algum vídeo no Youtube. E também houve o questionamento de um membro de uma diretoria que eu faço parte se a reunião do Google Meet iria acontecer com essa pane tecnológica. Disse que sim, até porque os serviços que passavam por instabilidade eram do grupo Facebook e a reunião que iríamos realizar (E realizamos sem nenhuma dificuldade) era do grupo Google.

E que lição você pode tirar disso? Se trabalha com redes sociais, influência digital e com internet não deve ficar refém apenas de uma ou de um grupo de redes sociais. O ideal é ter perfis nos mais variados meios. Essa medida serve para você não ficar órfão e deixar de se comunicar com seu público. O pior também pode acontecer: você pode perder dinheiro, seguidores, engajamento, publis e uma porção de outras coisas, isso porque você só é um Instagrammer de carteirinha e nada mais. 

A queda dos gigantes do Facebook tiveram consequências terríveis e inimagináveis, afetando até mesmo os servidores da empresa de Zucherberg que não conseguiram adentrar na empresa com seus crachás eletrônicos. Isso evidenciou a importância que a empresa de Mark tem na rede mundial de computadores. Além disso, as três redes sociais que cairam estão tão inseridas na vida das pessoas que o problema tomou proporções gigantescas e prejudicou outros setores. 

Proporções essas que talvez tenham influenciado nas quedas secundárias como do Nubank, Netflix, Pagbank e Spotify - até mesmo o Candy Crush Saga sofreu com lentidão. O efeito cascata também atingiu operadoras de telefonia. Desde segunda (Hoje já é quarta!) tento falar com alguém da Vivo e fico em linha de espera, sem conseguir falar. Não sei se a instabilidade dos serviços de telefonia tem a ver com a queda do grupo Facebook, mas é bem provável que tenha, mesmo que o rapaz na gravação da Vivo diga que "O Whatsapp está enfrentando problemas de instabilidade, mas isso não tem nada a ver conosco e blá blá blá". TEM SIM! A verdade é que a queda dessas redes sociais atingiu outros serviços e nada seria coincidência demais. No dia que as redes sociais caíram, a Vivo também está instável?! Tem algo de errado aí, pois sim! Há uma conspiração governamental, um apagão tecnológico ou até mesmo o dedinho de Jair Bolsonaro nisso - já que tudo é culpa dele agora! HAHAHAHA! 


O mundo viveu (se sobreviveu são outros quinhentos) um verdadeiro apocalipse tecnológico nessa última segunda, mas em tudo existe solução: Encontrar redes sociais paralelas é uma delas. Confesso que fui atingido em cheio com a queda principalmente do Whatsapp e do Whatsapp Business, pois meu trabalho depende disso. Mas outra alternativa seria utilizar email e o famoso telefone (Aliás, será que alguém ainda sabe que o celular dá para fazer ligações?). Na pior das hipóteses o Twitter estava lá vivão para você xingar e reclamar muito por ele, apesar das instabilidades que sofreu. Enfim, o que quero dizer que até mesmo na guerra e apocalipse tecnológico você ainda tem armas para usar. Basta usar da sabedoria. J-J


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Realmente Emerson o mundo parou. Piadas circularam pela net e memes, mas a verdade é que soube bem. A minha mais pequena não usa tecnologia e o mais velho está em detox, eu utilizo sobretudo à noite como hobbie o Insta e fiquei com anoite livre para ler e ver Netflix. Estivemos mais em família. Acho que até pensei que devia acontecer mais vezes hehe

    ResponderExcluir
  2. Já não se consegue viver sem as redes sociais! :))

    Votos de uma boa noite! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Emerson,
    As vezes eu fico boba com algumas reações... Como venho da década de 80 e na minha infância nos comunicávamos de diversas formas, mesmo que eu fique sem internet ou sem acesso as redes por um tempo isso não me afeta, mas vejo que isso afeta emocionalmente muitas pessoas diferentes, principalmente as mais jovens. Como vc disse, o ideal é termos outros canais e não apenas um.
    Abraço.
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  4. E ficamos todos sem saber o que fazer,como ocupar o tempo. Isso é dependência. Estamos assim,depende dente de redes sociais e outros afins. Boa noite.

    ResponderExcluir
  5. Estamos muito acostumados a está em contato com o mundo, que quase não sabemos ficar 6 horas desconectados. Até nossos trabalhos dependem das redes sociais.
    Realmente o mundo depende da internet.

    Tenha uma boa noite, Emerson.
    Até ...

    ResponderExcluir
  6. Para quem usa as redes sociais para trabalhar não deve ter sido fácil.



    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  7. eu sobrevivi, e confesso que tive um dia de paz haha
    queria conseguir ficar mais dias sem as redes sociais

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso comunicar pelas redes sociais. Mas sempre tinha a minha conta de pinterest, o meu email e o Blog. Embora o meu blog tenha outra função mais lúdica não fiquei completamente às escuras, por assim dizer.
    Abraço
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design