quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Entre frames #52: Vênus em escorpião - Gaby Amarantos, Urias e Ney Matogrosso


Mais uma análise de clipe brasileiro aqui no Entre frames! Hoje analiso Vênus em escorpião da Gaby Amarantos em parceria com Urias e Ney Matogrosso. Lançado no dia 26 de novembro de 2020, o clipe possui 1.383.119 visualizações, 60 mil curtidas e 994 descurtidas. Vênus em escorpião foi dirigido e montado por João Monteiro e com direção criativa de Gaby Amarantos, João Monteiro & Audrey Nobrega.

O videoclipe combina futurismo, natureza e astrologia, além de trazer três grandes ás da música nacional atuando e se divertindo. Gaby, Ney e Urias realizam cenas e papeis diversos com figurinos num cenário futurista. O clipe está repleto de estímulos visuais e certa extravagância nos figurinos. Ele apresenta montagens e maquetes do planeta Terra em plena destruição com queimadas e desmatamentos. 

Tal destruição pode ser percebida também por meio do outro tema abordado pela cantora paraense no clipe: o amor intenso, apaixonado e sem medidas. Desse modo, Gaby faz uma homenagem ao símbolo astrológico que tem a falta de equilíbrio na forma de amar como característica. Assim, a Vênus em escorpião encontra-se exilada em relação à expressão mais profunda do amor. Veja tudo isso no clipe:


É interessante mencionar que todo o clipe foi gravado durante a pandemia, sendo respeitados os protocolos de segurança para COVID-19. Gaby até mesmo disse que Vênus em escorpião é um alívio em meio ao caos que vivemos até nos dias de hoje.

Sem mais delongas, vamos às minhas considerações agora!


Cores

Apresenta cores intensas, vibrantes e neons como laranja, vermelho e lilás. Elas aparecem em contraste e em combinações de tons. A iluminação, por vezes sombria e escura, contrasta com essas cores gritantes.

Se se trata de Gaby Amarantos pode ter certeza que tem extravagância, muitas cores e elegância, e é isso que Vênus em escorpião possui.


Início


O clipe começa com um som instrumental e o planeta Terra girando (0:00 - 0:12). O trabalho artístico e de animação é primoroso. Criado artesanal e manualmente o planeta Terra tem forma e movimentos. É possível ver os detalhes, recortes e a cor verde intensa do objeto feito. 

Entre 0:10 e 0:11 há um fade in da cena do planeta Terra, que corta para a cantora Urias na floresta. Ela aparece sentada na floresta usando uma roupa lilás (0:11 - 0:13). Segundos depois, é a vez de Gaby dar o ar da graça. Ela surge com uma roupa laranja neon tremendo os ombros e as mãos (0:13 - 0:14). Depois é a vez de Ney Matogrosso que aparece com uma roupa vermelha com plásticos transparentes todo psicodélico (0:15 - 0:17). 

O figurino dos cantores parece ser sustentável e tem toda essa pegada ambientalista do clipe. A iluminação dos ambientes também é interessante, mesclando luzes naturais com artificiais.

Cada cantor tem seu momento estrela. Cada um deles canta uma estrofe da música. Entre 0:24 e 0:34 Urias canta a primeira estrofe. A câmera filma de frente, de cima e se aproxima da cantora. Perceba a predominância de cores frias, como azul escuro, azul claro e lilás.


Segundos depois, Ney canta sua parte (0:34 - 0:46). Perceba o contraste da cor vermelha da roupa do cantor, com o azul do céu. Além disso, os movimentos corporais e as caras e bocas de Ney valem a pena serem vistos. 

 













A rainha do brega é a última a cantar seu trecho da música (0:47 - 1:09). Como já falado, ela usa uma roupa laranja neon e maquiagem e esmalte idem. Os movimentos de câmera na sua performance são curiosos também. A câmera filma de cabeça para baixo, mas sempre enfocando a cantora. Um frame interessante é no instante em que aparece um som de rebobine, Gaby mexe o seu corpo e corta para outra cena (1:08 - 1:09). 


Magnatas destruidores do planeta













No quadro seguinte os cantores sugem ao redor de uma maquete do planeta Terra verde e arborizada. Gaby, Urias e Ney vestem roupas brancas e estão com um penteado futurista. Eles representam os grandes magnatas que querem destruir o planeta a qualquer custo (1:10 - 1:12). Ney vaporiza de sua boca um vapor que se assemelha com uma fumaça (1:12 - 1:14). Gaby parece ser dona do planeta, com um olhar aterrorizador (1:14). Já Urias parece monopolizar a Terra (1:15 - 1:17).

A crítica é bem visível. Critica-se o desmatamento, os grandes industriais, os magnatas e os capitalistas que procuram seu bem estar em detrimento da natureza e do ambiente em que vivem. Eles não são sustentáveis, nem nada disso. O que querem mesmo é destruir e desmatar a Terra!

É tão assim, que em 2:06 o planeta verde e arborizado é invadido por prédios e indústrias. O verde da Terra é desmatado visivelmente. 


Esse só foi o início da modificação do planeta. Entre 2:13 e 2:17 os magnatas malignos continuam a destruir a Terra com cigarro e poluição. Ela começa a sofrer transformações, ficando marrom e devastada (2:17 - 2:22). Há barulho de fogo e queimadas e sons de notícias de jornais em inglês (2:22 - 2:26). O fogo é feito com papel celofane vermelho, em mais uma boa ideia de artesanato e trabalho manual. 


A floresta começa a pegar fogo e os artistas ficam apreensivos e nervosos. Animais começam a morrer e o fogo se desvasta pela vegetação. Cantores ficam tristes e chorosos com o desmatamento (2:28 - 2:44). Há muita iluminação vermelha nessa parte.


Há uma referência sutil e crítica à colonização dos índios pelos colonizadores no Brasil ainda em 1500. Isso está bem registrado entre 2:48 e 2:58 quando aparece um indígena com amarras de plantas na face, enquanto um magnata se aproxima dele. O magnata surge segurando um isqueiro, enquanto o indígena parece ser torturado. 


Segundos depois os cantores estão em uma sala com imagens reais de desmatamento, queimadas e poluição (3:00 - 3:19).


Entre 3:20 e 3:29 Gaby incorpora a Mãe Terra devastada e chorosa. Ela veste um adereço de crochê gigante marrom. As lágrimas foram feitas digitalmente. O clipe então mostra a cantora em foco e uma explosão de cores lilás e rosa (3:29 - 3:30). Há um fade out em preto (3:30) e a cena do planeta devastado e nascendo uma plantinha com fade out colorido nas cores lilás, rosa e roxo (3:31 - 3:36). Depois de tanta devastidão, ainda há uma fagulha de esperança para o planeta Terra, pelo menos foi isso que entendi. 


Formas de alumínio


De forma totalmente aleatória com o propósito do vídeo, entre 1:32 e 1:34 os rostos dos cantores aparecem dentro de formas de alumínio de comidas. Há um contraste entre o fundo vermelho e as formas com o propósito exclusivamente de ser frames estéticos e bonitos.

Entre 1:37 e 1:42 as formas de alumínio aparecem alinhadas e a câmera vai da esquerda para a direita. 


Vênus em escorpião vs. Destruição do planeta


É interessante essa analogia que a cantora faz entre Vênus em escorpião e a destruição do planeta. Ambos os casos são devastadores. No mesmo momento em que o planeta Vênus transita pelo signo de escorpião (Desculpa mas eu entendo pouco de astrologia e signos e não posso explicar muita coisa), a cantora lançou sua homenagem a esse planeta considerado "maldito" por estar em exílio, que é quando um planeta está no signo oposto ao que ele rege, no caso Touro. De um lado, o amor intenso é devastador; do outro, a destruição do planeta.


Letra

É uma composição de três paraenses Gaby, Jaloo e Lucaas Estrela. A letra fala sobre intensidade amorosa em meio ao caos e, ao mesmo tempo, se trata de uma crítica às agressões que o meio ambiente vem sofrendo com as queimadas e o desmatamento. 

Separei alguns trechos da letra com alguns comentários.

"Dor que se instalou no meu peito

Não vou te ignorar

Eu me permito chorar"

Não há como fingir que a dor não existe ou menosprezá-la. Se permita chorar, se permita deixar os sentimentos aparecerem. Não represe nada.


"Só sei que pra tristeza não deito

E pra ludibriar

Daqui a pouco vou me apaixonar"

Superar a dor do amor é a ordem! Você está pronto pra outra?


"Eu vou pra rua sentindo vazio

Não boto culpa no meu coração

Não boto culpa no demo

Nem no karma e nem

Na Vênus em escorpião"

Tem muita gente que coloca a culpa de seu fracasso amoroso no signo ou em algo sobrenatural. Não é o caso da Gaby.


"Eu gosto é de amar"

Quem não gosta, não é mesmo?! 


Música

É um brega punk que tem a energia de Gaby, Urias e Ney. Três gerações da música nessa canção! 


Esse foi o Entre frames de hoje. Até o próximo! J-J










Por: Emerson Garcia

12 comentários :

  1. Publicação diversa que muito gostei de ver e ler.
    .
    Saudações cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Bacana boa matéria, quando der eu apareço, bom final de semana.Sucesso.

    ResponderExcluir
  3. O ney é um artista sempre tão atual.
    Um performer.
    Acho que o tempo não passa por ele.
    :-)

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Emerson. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Emerson.
    Eu não sabia dessa parceria deles. E confesso que do trio só gosto do Ney hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia, fui ver e gostei! :) Bom final de semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Publicação diversa visitei e gostei.
    Continuação de boa semana

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esta música e menos ainda o clipe!!! É lindo demais, mega criativo e colorido! Amei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Excelente análise. Parabéns. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. "exilada em relação à expressão mais profunda do amor" ja quero escrever um poema sobre essa frase. Minha Lua é em escorpiao e eu sei bem como é viver nessas profundezas.


    Beijos.
    Leidiane Holmedal | leidianesbueno@gmail.com
    Watermelon Curly
    Instagram Watermelon Curly

    ResponderExcluir
  11. Pormenorizada e excelente análise.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design