quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Quinta de série #serieteners2 #8: A corrida das vacinas

Pode conter spoilers!





Bem vindos ao Quinta de série do #serieteners2. Na oitava edição desse especial falo da série documental da Globoplay, A corrida das vacinas. Lançada em 2021, a produção foi dirigida pelo jornalista Álvaro Pereira Júnior com roteiro de Anna Bernardoni, Gabriel Mitani e Nancy Dutra. A série teve 5 episódios, mais um bônus. Cada episódio tem em média 45 minutos.

 

LEIA TAMBÉM


A equipe de jornalismo da Globo em parceria com a Globoplay produziu essa série, em que o repórter Álvaro Pereira Júnior trata sobre os bastidores da busca desenfreada pelas vacinas para a covid-19. Em 5 episódios, a série mostra a criação, em tempo recorde, das vacinas contra o coronavírus. A equipe viajou para países estratégicos, como Índia, Rússia, China, EUA, Europa e Brasil para conhecer de perto os embates políticos, negociações internacionais e os bastidores do desenvolvimento de imunizantes. Além disso, acompanhamos as histórias dos voluntários brasileiros que tomaram vacinas experimentais e o sofrimento de pessoas confinadas em casa. O episódio bônus foi destinado em discutir sobre a série, quanto dura a proteção das vacinas da Covid, se funcionam contra variantes, entre outros temas. 


Os episódios da série documental ganharam os seguintes títulos: Nós vamos ter esssa vacinaPrometer data é equivocadoHá um clima de corridaPrimeiro mostre seus dadosQuero que acabe essa pandemia; e Uma oportunidade sem igual. O primeiro episódio mostra um vírus misterioso se alastrando pelo mundo, cientistas se debruçando para entendê-lo e os conflitos políticos no Brasil que atrasaram as negociações das vacinas.

Prometer data é equivocado mostra a dificuldade de apresentar a evicácia da CoronaVac e a desconfiança sobre isso, brasileiros isolados ansiosos por uma vacina e o recorde de 200 mil mortos por Covid no Brasil.

O terceiro episódio mostra como a Índia tornou-se uma potência farmacêutica e conhecemos mais da história da voluntária Patrícia que agora descobre se tomou CoronaVac ou placebo.

Primeiro mostre seus dados apresenta a aprovação de uma misteriosa vacina rossa antes do fim dos testes chamada de Spunik. A equipe de Álvaro Pereira viaja para a Rússia e encontra os criadores da vacina e quem desconfia dela. Já no Brasil a pressão continua para trazer a vacina russa para cá.

Em Quero que acabe essa pandemia conhecemos as vacinas do futuro e o vale do Genoma, na Índia. Também descobrimos como estão os personagens Patrícia e dona Salua, que tomaram as duas doses da CoronaVac; e o casal Porpino, que tomou a 1ª dose da Oxford/Astrazeneca. 

No episódio bônus Uma oportunidade sem igual realiza-se um apanhado da série com convidados importantes dos episódios anteriores que comentam sobre diversos assuntos. Além disso, foram exibidas reportagens especiais. 

A corrida das vacinas apresentou o assunto de uma forma inovadora, com muito conteúdo inédito, criativo e de qualidade. A cobertura do jornalista Álvaro Pereira Júnior está elogiosa. A série apresentou políticos em situações incomuns, bastidores de negociações pela chegada das vacinas no Brasil e até mesmo uma viagem para a Rússia em plena pandemia. As gravações começaram em outubro de 2020 e foram concluídas em abril desse ano. 


A série documental trouxe dados e ilustrações científicas sobre como o vírus e as vacinas trabalham no organismo. Ilustrações de ponta, detalhadas, lúdicas e belas que foram construídas a partir de pesquisa e entrevistas às especialistas das áreas.

O trabalho jornalístico da série está rico, ao apresentar entrevistas com políticos, voluntários e cientistas. Há um áudio misterioso e surpreendente do governador João Doria em uma reunião de negociação que a Globo deteve com exclusividade. Além disso, é visível perceber o posicionamento político da emissora frente ao governo federal do Brasil.

O ponto alto da série é que ela apresenta histórias humanas dos voluntários brasileiros que tomaram vacinas experimentais e de pessoas isoladas em casa, na expectativa da imunização. 

A corrida das vacinas é uma série documental que teve o objetivo de ser imparcial, muitas vezes não conseguindo isso. A trama apresenta informações científicas de valor, tais como a explicação da estrutura do vírus e como ocorre sua ampliação. A série tem um formato idêntico ao do Profissão Repórter, funcionando como uma grande reportagem seriada. A produção teve a pretensão de retornar ao epicentro do novo coronavírus, em Wuhan na China, assim como outros países estratégicos.

Enfim, a série apresenta muito conteúdo novo e que talvez você desconheça, por meio de uma visão documental e cinematográfica que vale a pena ficar de olho. J-J

 


 


Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Uma s+érie perfeita, contra o obscurantismo bolsonarista.
    Parece bem interessante

    ResponderExcluir
  2. Olá, Emerson.
    Essa é uma série que tenho interesse em assistir futuramente, mas não nesse momento que estou fugindo um pouco desse assunto.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Parece interessante esta série. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Emerson querido, bom dia!
    Tomei ontem mais uma dose da vacina e hoje meu braço está doendo muito, muito mesmo, mas como é por uma boa causa a gente até faz de conta que não está sentindo nada né? kkk

    Vacina sim!
    Bjssss amig e um ótimo FDS p/vcs

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design