segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Luis Gustavo, o eterno Vavá, estará para sempre no coração do público


No dia 19 de setembro foi a vez do ator Luis Gustavo nos deixar aos 87 anos. Luis Gustavo era conhecido por papeis televisivos como Mário Fofoca (Elas por elas e Ti-ti-ti) e Vavá (Sai de Baixo). Ele coleciona muitos papeis, seja no cinema, teatro ou televisão. Por meio de nota, a TV Globo afirmou que o ator merecia um capítulo especial na história da televisão, além de relembrar o personagem mais memorável do ator: o atrapalhado detetive Mário Fofoca.

Luis Gustavo não nasceu no Brasil, na verdade ele era sueco (Fui saber disso um dia desses), mas tinha o Brasil como sua terra natal. Foi aqui que se casou, realizou seus sonhos, teve filhos e obteve sucesso na profissão. Luis Gustavo chegou no Brasil com menos de 5 anos para seguir seu pai que se tornaria embaixador da Espanha aqui no Brasil. Outro fato curioso também é que Luis Gustavo foi tio de dois atores conhecidos, são eles: Cássio Gabus Mendes e Tato Gabus Mendes. 

Intérprete de personagens cômicos famosos, Luis Gustavo fez história como o atrapalhado detetive Mário Fofoca de Elas por Elas (1982). O personagem fez tanto sucesso que Luis Gustavo reinterpetou o papel no filme As aventuras de Mário Fofoca (1982) e no remake de Ti-ti-ti (2010). Luis Gustavo também teve a oportunidade de interpretar o estilista Victor Valentim, da primeira versão de Ti-ti-ti.

Ele também eternizou Vanderley Matias, o Vavá de Sai de Baixo, por incríveis sete anos (1996 - 2002), além do repeteco com o personagem em 2013 em uma homenagem do Viva ao programa. Além de interpretar Vavá, o ator foi o criador do programa ao lado de Daniel Filho. Apesar de Vavá não ser um dos personagens principais do sitcom televisivo teatralizado, ele servia de escada para os grandes protagonistas da atração. Tudo bem que Vavá não era o personagem mais engraçado, mas o Sai de Baixo não seria a mesma coisa sem ele. Era visível perceber a alegria de Luis Gustavo em cena. Ele parecia assistir à atuação dos amigos de camarote. Para Luis Gustavo, o Sai de Baixo jamais deveria acabar, porque era um programa muito divertido.  

Luis Gustavo se dava muito bem com papeis cômicos e tinha as crianças como avaliadoras de seus personagens. Ele dizia que a reação delas era seu melhor termômetro. Se as crianças rissem, o personagem estava pronto; caso contrário, ele deveria trabalhar mais. 

Além de ser ator, o eterno Vavá do Arouche trabalhou como contrarregra, auxiliar de iluminação e cinegrafista. Interpretou personagens cômicos famosos e estará para sempre o coração do público. J-J


Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Grande verdade!Será sempre lembrado com saudades! Bela homenagem! abraços, chica

    ResponderExcluir
  2. Realmente será lembrado eu adorava vários papeis dele.
    Abraços!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  3. Oi
    um ótimo ator, uma triste partida.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Emerson,
    Tive a oportunidade de conhecê-lo anos atrás quando ele abriu um barzinho com o Tato no meu bairro e foi super simpático.
    Big beijos

    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  5. Eu também não sabia de sua origem sueca,acreditei que se não fosse brasileiro,seria argentino.
    Sem dúvidas,um nome memorável na história da teledramaturgia brasileira.
    Até qualquer dia Emerson!

    ResponderExcluir
  6. Emerson, fiquei bem triste quando soube dessa perda. :( Sempre vou lembrar dele como o Vavá! ♥ O bom que ele deixou lembranças boas e esse termômetro usado por ele, só fez aumentar a minha admiração. E não sabia que ele não era brasileiro. Descobri isso hoje com o seu post. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  7. Bela homenagem ao Vavá eu adorava vê-lo no Sai de baixo! RIP
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  8. É sempre triste ver partir alguém. Em Portugal ele era bem conhecido do público.
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  9. Mais um ícone que se vai e o mundo fica cada vez mais pobre de talentos.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design