quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Entre frames #53: Kiss Me More - Doja Cat ft. SZA



"(Can you kiss me more?) We're so young, boy We ain't got nothin' to lose, oh, oh (It's just principle) Baby, hold me 'Cause I like the way you groove, oh, oh". Será que o leitor já ouviu esses versos?! No Entre frames de hoje analiso o clipe Kiss me more de Doja Cat ft. SZA. Lançado no dia 09 de abril de 2021, o clipe já conta com 226.671.109 visualizações, 3,4 milhões de curtidas e 83 mil descurtidas. Kiss me more tem direção de Warren Fu (responsável por Levitating de Dua Lipa, já falado aqui, e especialista em efeitos visuais - foi ele quem trabalhou nos efeitos de Star Wars e no reboot de Star Trek), produção executiva de Sara Nix, produção de Whitney Jackson e execução da RCA Records. O vídeo conta também com a interpretação do ator Alex Landi, o médico Nico na série Greys Anatomy.

Alex Landi interpreta um astronauta que pousa, sem saber o motivo, no fictício planeta chamado Planet Her. Traduzindo, fica Planeta delas, um ambiente cor-de-rosa habitado apenas por mulheres sensuais e sedutoras. Doja e SZA interpretam duas alienígenas que seduzem o astronauta bonitão. O clipe funciona como um curta metragem de ficção científica, carregado de uma estética espacial e com referências incríveis da cultura pop, incluindo a franquia Matrix. Com um aspecto futurista, o clipe possui tons róseos, sépias e neons; muitos efeitos visuais; movimentos incríveis de câmera; figurinos e looks ousados; muita sensualidade e erotismo; e tecnologia. O final do vídeo é surpreendente e te deixará de boca aberta. Confira! 


Vamos às minhas considerações agora?!


Estética



Um dos aspectos que mais gosto de analisar em clipes é o visual, a paleta de cores do vídeo. Kiss me more tem uma das paletas de cores mais lindas que já vi. O clipe foi todo construído com base na cor preferida da cantora Doja Cat - o rosa! Do início ao fim essa tonalidade está presente, assim como suas variações, são elas: tons róseos, pasteis e neons. Os efeitos, figurinos e até a ambientação possuem uma tonalidade estonteante.

O planeta extraterrestre das garotas é incrível e maravilhoso justamente por conta de sua paleta de cores. E quando há a junção de filtros de cores em tom rosa, lilás, roxo, azul e rosa bebê, então? É de encher os olhos! Sem falar quando se compõe filtros que fogem dos tons principais do clipe, como quando há a união de tons lilás, amarelo, laranja e amarelo queimado. Um desbunde só!



O clipe trabalha tons sobre tons como não pude perceber em nenhum outro clipe. As cores combinam entre si, em cada cena e de um frame para o outro. Tons rosa bebê, azul e sépia fazem sentido juntos. E quando cria-se camadas e planos em uma tonalidade ou um conjunto de tons, então?! Meus olhos simplesmente vibram... 

Não posso deixar de citar a caracterização das cantoras, que também está em congruência com a estética do clipe. Uma representa uma extraterrestre com a tonalidade rosa; enquanto a outra, uma alienígena na cor verde. As cores de ambas não foram escolhidas aleatoriamente, já que elas tem o intuito de fazer parte da natureza, ou melhor, desse planeta habitado somente por mulheres.



Perdido

O clipe inicia com o astronauta perdido e reconhecendo o Planeta Her (0:00 - 0:09). Pela sua expressão facial percebemos que está completamente perdido, sem saber onde se encontra. Ele testa seus equipamentos e percebe que eles não estão mais funcionando, tanto é que ele chega a dizer, audivelmente, Come on (Vamos lá, em português) quando mexe em um dos equipamentos (0:10 - 0:14). 


Segundos após, vemos mulheres centralizadas em contraluz e segurando esferas. A câmera se aproxima delas em slowmotion. O frame é muito bonito esteticamente e também conta com silhuetas de coqueiros ao fundo (0:17 - 0:20). Há uma transição e esmaecimento sutis e a cena corta para o astronauta perdido no planeta (0:20 - 0:21). Em seguida, para as mulheres e vemos o reflexo de mulheres vestidas com roupas rosas nas esferas (0:26 - 0:30). 

Entre 0:30 e 0:32 o astronauta caminha pelo planeta e mostra suas pegadas na areia. Perceba a assimetria e o alinhamento do personagem à direita do vídeo. O astronauta encontra um barco no meio do mar e olha para o lado desconfiado, parecendo que está sendo vigiado (0:32 - 0:34). Será que trata-se de uma armadilha das extraterrestres? Será que é um teste? Os tons rosa bebê, azul e sépia do frame é algo incrível de se perceber...


Sedução

Há um fade in em tela preta e vemos as cantoras vestidas com a cor rosa em cima de uma cama. Sensuais, mandam beijo para o astronauta, de acordo com a letra da música que diz "Can you kiss me more?" (Você pode me beijar mais?) (0:42 - 0:44). Enquanto isso, o astronauta veleja pelo mar no barco, explorando a vegetação e o ambiente natural do planeta, até se deparar com a cantora Doja gigantesca pintada de rosa, em efeito visual incrível em que a mostra em alta dimensão. A câmera a filma da direita para a esquerda, lentamente, até vermos todo o seu corpo. O astronauta, por sua vez, aproxima-se cada vez mais (0:44 - 0:53). A câmera, então, foca no rosto da alienígena rosa e o astronauta fica surpreso, chegando a babar por ela. A grande mulher canta e seduz o astronauta, como se fosse a lenda folclórica brasileira Iara (0:57 - 1:15).

O clipe corta para SZA que aparece com um figurino laranja pastel. O ambiente também é em tons pasteis e traz a cantora em cima de uma plataforma no centro da sala, sob um lago, com dois gatos que jorram um líquido da boca em cima de escadas nas laterais. SZA veste um figurino combinado com um pano que voa pelo ambiente (1:16 - 1:29). Entre 1:30 e 1:47, ela faz vários gestos sensuais e obscenos, de acordo com a letra da música. A cantora chega a apontar para sua vagina quando se canta "Niggas wishin' that the pussy was a kissing booth" (Os manos querendo que minha buceta fosse uma barraca do beijo). A paleta de cores dessas cenas foi toda trabalhada em tons róseas, sépias e pasteis. 

A sedução ao astronauta é visível, como quando no frame que Doja Cat manda um super beijo para o astronauta (1:52). 


Enfeitiçado


As mulheres seduzem o astronauta de tal forma que ele fica cansado e estressado, parecendo estar incrivelmente enfeitiçado (1:58 - 2:00). O personagem chega a bugar e piscar os olhos, parecendo que está com sono. Também surgem frames mesclados das sedutoras (2:07 - 2:08). 

Velejando ainda pelo mar, vemos as cantoras gigantes com outro visual e figurino. Enquanto uma aparece com uma peruca rosa pink, maiô e detalhes rosas, a outra com peruca branca, maiô e detalhes verdes (2:10 - 2:12). O astronauta se aproxima delas, surpreso (2:16 - 2:23). 


A partir de 2:27 conhecemos mais detalhes desse planeta habitado somente por mulheres, sua vegetação, rios, flores e cores. É um planeta que exala o poder da feminilidade e da fertilidade. A câmera mostra SZA vestida com uma roupa feita de rosas, em cima de uma pedra, numa espécie de ilhinha com árvores com flores e frutos. Perceba a paleta de cores estonteante e maravilhosa... A câmera filma de dentro para fora a cantora, com um enquadramento simétrico e alinhado. SZA senzualiza, mexe seu corpo e dança (2:27 - 2:46). 


SZA pisca para a câmera em tom sedutor, no mesmo instante que ouvimos um som como de "estalo" (2:46 - 2:48). A garota faz um movimento com o dedo, como de mágica e feitiço, atingindo diretamente o astronauta (3:00 - 3:01). 


Portal


Após o estalo de dedos de SZA, o astronauta se depara com uma caverna com a figura de lávios femininos de pedra. Ele, então, percebe uma árvore com uma espécie de "fruto proibido" e o degusta com toda vontade e paladar (3:01 - 3:15). O fruto tem um líquido azul e deixa o astronauta entorpecido. A caverna se abre, fazendo um barulho. (3:16 - 3:18). Surge um clarão, o astronauta meio que fecha os olhos por conta da claridade e é atraído para a caverna. Há um fade in e a próxima é dele deitado na cama com as garotas (3:18 - 3:19). 

 

O feitiço do prazer e do sexo


O astronauta está de olhos fechados na cama e os reabre, se levantando desnorteado na cama. As garotas começam a beijar seu corpo malhado e maneiro e agir de forma sensual (3:19 - 3:27). Em close, o astronauta olha todo desconfiado para as cantoras, que continuam fazendo poses sensuais e aparecendo de forma turva para ele (3:31 - 3:37). 

A pegação continua com cenas para lá de quentes, sensuais e sexuais, com lambidas de lábios, muito suor, cara de tesão e até mesmo exibições do corpo sarado do astronauta, bem como de suas axilas e suvaco (3:40 - 3:52; 3:57). As garotas jogam o astronauta com toda força, vigor e ímpeto na cama e ele desmaia (3:58), mostrando que o médico gay de Greys Anatomy nada mais foi do que um brinquedo e um objeto!


Gradualmente, o astronauta começa a se desintegrar e a desaparecer (3:58 - 4:07). Peraí?! Será que nada do que foi mostrado foi real? Seria uma realidade paralela e imaginária? Será que foi apenas uma simulação de algo? Responderei essas perguntas mais rápido do que você imagina, mas o que posso comentar dessa cena é que ela foi bem Matrix e os efeitos visuais estão de primeira linha! 


Jogo Vs. Realidade


No segundo seguinte, percebemos que o astronauta está capturado dentro de um tubo. Analise os tons de rosa da cena e que ele está desacordado e imerso em um líquido (4:08 - 4:19). Ele aparece de cueca preta e com seu aparato de astronauta de lado. A câmera, então, abre e logo mais a frente vemos que as cantoras jogam um jogo virtual. É legal analisar que há várias camadas e planos, com as garotas na frente e diversos tubos com homens na parte inferior (O alinhamento, simetria e harmonia é algo incrível de ser percebido, havendo esses efeitos até mesmo nas luzes em frente aos tubos!). Outra coisa interessante a ser mencionada é o uso da paleta de cor em tom rosa (4:20 - 4:22).

Perceba que elas jogam um game que se assemelha com o clipe. Há um avatar de astronauta em um barco, que corre atrás de beijos. O design, ações e jogabilidade do game é praticamente o mesmo do clipe. Tem um momento que o avatar bate no portal de beijo de pedra e não consegue entrar. As jogadoras descobrem que ele deve comer um fruto de uma das árvores para habilitar o portal. As jogadoras, então, andam com o astronauta do barquinho e fazem-no pular nas árvores, até encontrar o fruto que também se asemelha com o visto no clipe. O portal se abre e reproduz o mesmo clarão de outrora (4:23 - 4:51).   


O astronauta que está no tubo desperta, pede ajuda, grita, bate no vidro do tubo e as garotas pedem para ele calar a boca com um sonoro Shut up (Traduzindo, Cale a boca) (4:53 - 5:12). 

Essas cenas mostram o domínio feminino sobre os machos. Elas tem o poder de controlar, de decidir e de até mesmo jogar com os homens. Também mostra a mistura da ficção e realidade, as famosas pílulas vermelha e azul da franquia Matrix


No filme, as pílulas são símbolos da cultura popular e representam a escolha da verdade, por vezes dolorosa (pílula vermelha) e a ignorância abençoada, viver uma ilusão (pílula azul). No clipe, a realidade e a ficção e escolher entre uma pílula e/ou outra tem consequências drásticas e dolorosas para... os homens! Além disso, que realidade é real ou que realidade é ficcional? 

No clipe parece que essa realidade é um tanto imaginativa e fantasiosa. Trazendo para nossa reflexão, há a crítica que cada vez mais temos vivido uma realidade moldada, inventada e com requintes de um jogo ou um game. Algo bem Black Mirror mesmo, sabe?! As garotas do clipe representam o controle e o empoderamento sobre os homens, mas o oposto também poderia acontecer. 



O clipe é finalizado com a ilustração de um beijo e a palavra "Fin" (5:12).


Letra

A letra de Kiss me more mostra a confiança feminina de uma forma diferente. Ela foi escrita por Doja Cat, SZA, Yeti Beats, Rogét Chahayed, tizhimself e Carter Lang, sendo produzida por Yeti Beats. 

Os versos mostram toda a sensualidade e erotismo femininos, descrevendo atos eróticos e sexuais, sem filtros e de forma bem direta. Separei algumas estrofes, com comentários:

"We hug and yes, we make love

And always just say goodnight (la-la-la-la-la)

And we cuddle, sure I do love it

But I need your lips on mine"

(Nos abraçamos e sim, fazemos amor

E sempre nos desejamos boa noite (la-la-la-la-la)

E nós nos abraçamos, com certeza eu te amo

Mas eu preciso de seus lábios nos meus)

Um sexo romântico, com muita entrega e devoção ao outro. 


"(Can you kiss me more?)

We're so young, boy

We ain't got nothin' to lose, oh, oh

(It's just principle)

Baby, hold me

'Cause I like the way you groove, oh, oh"

((Você pode me beijar mais?)

Somos tão jovens, cara

Não temos nada a perder, oh, oh

(É apenas princípio)

Amor, me abrace

Porque eu gosto do seu jeito de curtir, oh, oh)

O beijo é uma das formas mais incríveis de demonstrar o amor e paixão à outra pessoa. Quando uma pessoa beija a outra, ela não tem nada a perder e nada mais importa. Algumas chegam até mesmo fechar os olhos e se entregar de corpo e alma ao momento. 


"I, I feel like fucking something

But we can be corny fucking

Sugar, I ain't no dummy-dummy

I likе to say: What if?

But if we can kiss and just cut the rubbish

Then I might bе on to somethin'

I ain't givin' you one in public

I'm givin' you hundreds, fuck it

Somethin' we just gotta get into

Sign first, middle, last, on the wisdom tooth

Niggas wishin' that the pussy was a kissing booth

Taste breakfast, lunch and gin and juice

And that dinner just like dessert too

And when we french, refresh, gimme two

When I bite that lip, come get me too

He want lipstick, lip-gloss, hickeys too, huh"

(Eu, eu estou com vontade de foder alguma coisa

Mas podemos ser piegas

Anjo, eu não sou nenhum docinho

Gosto de dizer: E se?

Mas se nos puder se beijar e apenas cortar a baboseira

Então talvez eu esteja certa

Eu não vou te dar um em público

Eu estou te dando centenas, que se foda

Algo que só temos que aceitar

Soletrar meu primeiro, meio e último nome, no dente do siso

Os manos querendo que minha buceta fosse uma barraca do beijo

Prove o café da manhã, almoço e gim e suco

E aquele jantar assim como a sobremesa

E quando nós nos beijarmos, repita, me beije mais uma vez

Quando eu morder os lábios, venha me buscar

Ele quer batom, brilho labial, chupões também, hein)

O trecho mostra todo o não-romantismo da eu-lírica da música. O que ela quer mesmo é uma boa e incrível noite de amor. Ela não tem meias palavras nem recato. Há uma certa volúpia e tesão aflorados no trecho quando a mulher diz que o seu peguete quer "batom, brilho labial e chupões", não só na boca como por todo o corpo masculino.


"Say give me a buck, need that gushy stuff

Push your limit, no, you ain't good enough

All your niggas say that you lost without me

All my bitches feel like I dodged the county

Fuckin' with you feel like jail, nigga

I can't even exhale, nigga

Pussy like Holy Grail, you know that

You gon' make me need bail, you know that

Caught dreepin' with your friend

You ain't even half man, lyin' on ya—, you know that

Got me a bag for the break, you know that

Control don't slow the pace, if I pull back

All this ass for real (ahh)

Drama make you feel (ahh)

Fantasy and whip appeal

Is all I can give you"

(Diga me dá um trocado, preciso daquela coisa boa

Vá além, não, você não é bom o suficiente

Todos os seus manos dizem que você tá perdido sem mim

Todas as minhas amigas sentem que eu escapei de uma cilada

Fodendo com você parece uma prisão, mano

Não consigo nem expirar, mano

Buceta como o Santo Graal, você sabe disso

Você vai me fazer precisar de fiança, você sabe disso

Te peguei saindo na surdina com seu amigo

Você nem é meio homem, deitado na sua, você sabe disso

Me trouxe um presente pelo vacilo, você sabe disso

Se controle não diminua o ritmo, se eu recuar

Toda essa bunda pra valer (ahh)

Drama te faz sentir (ahh)

Fantasia e direito de se gabar

É tudo que eu posso te dar)

Toda essa entrega mostra certa dependência da mulher com o "seu macho". É uma dependência tão controladora que a mulher chega a aceitar as puladas de cerca do seu homem. 


Música


É dançante e contagiante. É um midtempo delicioso de ouvir, com uma pegada sensual, como as outras canções de Doja Cat, Say so e Leave the door open. A música alcançou a primeira posição na Malásia, Nova Zelândia e Singapura e o top 5 nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Irlanda, Noruega, Finlândia, Dinamarca, Lituânia e Grécia. J-J













Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Um lindo clip, é uma boa explicação bem detalhada! gostei, Emersom!
    Parabéns.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Esse clipe é todo perfeito. Amei a análise
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir

  3. Bom dia:- Publicação brilhante que amei conferir. Deixo o meu aplauso e elogio fraternos.
    .
    Bom fim de semana … abraço e/ou beijo..
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gostei de conhecer o clipe e ver em detalhes do que se trata.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito dessa música. Esse clipe é muito bem feitinho. Gostei das comparações que fez com Matrix e Black Mirror💟


    Passa lá no blog, vou amar te receber.

    Beijos,
    Paloma Viricio💫🌟

    ResponderExcluir
  6. Está incrível o clipe e o post

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  7. Acho bem legal essas análises, mesmo que eu não curta tanto as músicas, adoro os significados :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Suas análises sobre os clipes de músicas são ótimos.
    Eu gostei muito da paleta de cores. Quando ele comeu o fruto, me lembrei da Eva comendo o fruto proibido.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, que vídeo!
    Não me imagino perdida naquele planeta!!
    Muito interessante.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Adorei descobrir o tema por aqui, que desconhecia!
    Brilhante análise do tema e do vídeo, como sempre!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Interessante! Não conhecia.
    Boa semana!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design