quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Entre Frames #19: G.U.Y. An Artpop Film (G.U.Y. - Only Version)- Lady Gaga





No Entre Frames de hoje analiso o clipe G.U.Y An Artpop Film (G.U.Y. - Only Version) ou G.U.Y. ou Girl Under You (Garota Submissa a Você) da cantora, rainha do pop, Lady Gaga. O clipe foi publicado no Youtube no dia 27 de março de 2014, contando com mais de 81 milhões de visualizações, 621 mil curtidas e 30 mil descurtidas

O clipe de G.U.Y. fala de dois assuntos principais. Na primeira vertente, ele trata de submissão, sadomasoquismo, sexualidade, dominação, sedução e fetiches. Na segunda, sobre o mundo da Artpop (Daí o título "Um filme Artpop") e uma treta que teve na indústria musical, onde a Lady Gaga pode ter sido censurada por seus agentes ou gravadora. A primeira vertente é trabalhada em aspectos de posições e toques sensuais,  a segunda na guerra entre Lady Gaga e homens vestidos de terno e gravata. 

O interessante do clipe é que ele faz uma ponte entre a dominação dos homens (sejam agentes) e aspectos do sadomasoquismo e sedução. Em um primeiro momento, são aqueles que mandam e comandam, em um segundo são as mulheres, empoderadas, que tomam o poder e as rédeas da situação. Claramente, Lady Gaga relaciona a dominação de seus agentes e das gravadores, sempre tendo como pano de fundo a arte pop, aqui representada por ícones, símbolos, figuras e personagens. 

G.U.Y. também apresenta personagens/deuses e localidades de Roma. No clipe aparecem a deusa Afrodite e a personificação do Cupido, além de construções e estátuas romanas (Falarei com mais detalhes à frente). Não por acaso, os produtores correlacionam toda essa bagagem romana com um dos assuntos do vídeo, ou seja, o amor, a dominação e sedução.

Acredito que já pincelei os principais assuntos do vídeo. Agora, como de costume, assista o clipe e logo após venho com minhas considerações. 






Estética



G.U.Y é um clipe colorido, artisticamente falando, e uma alusão à arte pop. Nele podemos ver as seguintes cores: rosa, azul, vermelho, dourado, roxo, preto e branco. São muitas ambientações com cores e sobreposições delas. Ressalto algumas, logo abaixo:


Branco



A primeira cor que surge é o branco em ambientes claros (0:00-0:06). Lady Gaga veste um maiô BRANCO, tem o cabelo BRANCO e está em frente à flores BRANCAS (0:13-0:15). A cor também está presente nas construções romanas, na Lady Gaga vestida de urso branco e nos figurinistas vestidos de flores brancas. A tonalidade, portanto, é a primeira do clipe e a primeira dessa paleta de cores da arte pop. 






Branco em contraste com outras cores



No clipe percebemos a predominância de branco nessa, digamos, primeira parte do clipe. O percebemos em maior escala em construções romanas, depois vemos o azul da piscina em menor escala e pequenos toques de rosa entre as banhistas dentro e fora da piscina (0:07). A combinação de branco, azul e rosa apresenta um ar contido e extrovertido à essa primeira parte. Contido, porque o azul contrasta muito bem com o branco e extrovertido pois quando junta com o rosa há uma explosão de sentimentos e alegria. 

O branco e o rosa juntos também é percebido quando a coreografia é iniciada. Há uma predominância da cor branca do mini palco e das paredes com detalhes representados por uma coroa de flores (0:22).




O rosa e o cinza



A junção do rosa e cinza, por sua vez, produz um contraste interessante. As músicas possuem vestidos rosas e o fundo é cinza (0:59), o que trouxe um contraste imenso, maior que entre o rosa e cinza. Não imaginava que as cores contrastavam tão bem. 


Azul


O azul escuro também predomina em certa ambientação do clipe (2:16), trazendo um ar mais carregado até pelo momento, pois são de sensualidade e romance (Falarei mais adiante). A luz azul é tão romântica e sedutora, quanto à vermelha quando se trata de romance e sexo. 


Azul em contraste com outras cores



Em outro momento, a ambientação da cena fica nas cores azul (paredes e mar), dourado (boias, cadeiras, sunga do sedutor e balsa) e vermelho (cama flutuante da cantora) (1:24-1:26). A junção entre azul, dourado e vermelho apresenta mais requinte ao clipe. O dourado cai muito bem sobre um fundo azul. 




Outro contraste interessante - que já havia sido utilizado anteriormente - é entre o azul e o rosa pink (2:19).




Preto e branco



Mais para a parte final há um dos contrastes mais tradicionais existentes entre preto e branco. O preto sempre aparece sob um fundo branco, sugerindo um efeito de profundidade às cenas. Percebemos o preto na cor do carro e das roupas das pessoas e o branco no prédio (2:44-2:53). 






Azul claro



Uma das últimas ambientações estéticas é com o azul claro. Percebemos que as paredes e uma espécie de vestido estão nessas tonalidades, que contrastam com os figurantes e dançarinos que vestem preto (3:05-3:09). É possível perceber que existe um contraste extremo pois o azul e o preto não são cores complementares, mas totalmente opostas.


O início



De 0:00 à 0:15 o clipe é uma introdução e um aperitivo do que virá depois. Aos 0:16 aparece o título em letras garrafais na cor branca (G.U.Y.). 

O primeiro frame é da Lady Gaga como uma espécie de "rainha de bateria" (0:00-0:03), figurino criado por Jean Paul Gaultier. Ela, como sempre, aparece com roupas extravagantes e que falam por si só. Não por acaso a escolhe, pois ela é realmente a rainha do pop. Também posso fazer uma analogia entre a arte pop mundial e o carnaval, pois este último é a arte pop brasileira, se assim podemos dizer. 



Logo após Lady Gaga dar às caras no vídeo, ela faz uma prece à um homem que representa uma espécie de deus (0:08-0:09) em clara referência aos romanos. Aliás, esse deus é o primeiro que aparece no clipe (Falarei em detalhes mais à frente dos outros).



O início do clipe também é marcado por montagens e edições de cenas. Selecionei uma montagem interessante: cantora sereia, rainha de bateria, sincronismo das banhistas, close na Lady Gaga vestida de sereia e ela sob um fundo de flores brancas (0:17-0:22).



Coreografia

A coreografia do clipe é iniciada em 0:21. É uma coreografia dinâmica, dançante e que lembra, em alguns aspectos, ao rei da arte pop Michael Jackson e sua coreografia em Triller. Seja no movimento das mãos ou do corpo. Alguns pontos relevantes da coreografia:

- Lady Gaga parece tocar um violão ou guitarra imaginária (0:40);



- Os dançarinos e Lady Gaga fazem uma pose parecendo estátuas. Tem duas no fundo do vídeo: uma de Davi e outra que parece ser de uma mulher (0:42-0:43);



- Lady Gaga e os dançarinos junta as duas mãos e colocam para baixo (0:47);



- A cantora movimenta as mãos e forma um círculo juntamente com os dançarinos (1:02-1:03);



- Lady Gaga se bate na cara no ritmo da música (1:04);



- Os dançarinos fazem um movimento corporal para expressar as letras G, U e Y; 






- Dançarinos aplaudem junto com som de música (1:48); e



- Lady Gaga e os dançarinos batem o cabelo como rockeiros (3:40-3:47)



Enfim, é uma coreografia com muito dinamismo, até mesmo nas cenas quentes e sensuais. 


Mais do aspecto visual


G.U.Y. explora nuances do aspecto visual, deixando o clipe estético e imagético. Tudo parece estar em ordem e faz certo sentido em nossa cabeça, e quando não faz a cena ganha só por seu aspecto visual. Resolvi dividir mais do aspecto visual em subtópicos. 


Formas







Formas planas como retângulos e círculos são visíveis. O círculo, por exemplo, aparece quando há círculos de flores e o círculo do mini palco (0:22), quando forma uma coroa (0:23) e quando a Lady Gaga fica no centro do círculo enquanto os dançarinos ficam ao seu redor de forma radial (0:30). 



O círculo, em determinado momento, vira um semicírculo em forma de "U' e as músicas e dançarinos parecem estar alinhados em forma semicircular. Uma curiosidade interessante é que esse "U" é gerado por vários subgrupos: temos as músicas rosas, as pessoas vestidas de "flores" brancas e a cantora de urso (1:07-1:09). Desse modo, o rosa forma um "U", assim como o branco, como mostrado na imagem abaixo. 



O retângulo, por sua vez, pode ser verificado quando flores coloridas formam uma moldura ao redor da cantora (1:18) e quando vemos quadrados em camadas, no mesmo frame em que a cantora está alinhada com os dançarinos (1:27-1:31), assunto do próximo subtópico. 







Alinhamentos



G.U.Y. é simétrico e equilibrado (assunto do próximo subtópico), o que nos leva à várias cenas de alinhamentos, como entre colunas, banhistas e linhas da piscina (0:12); dos dançarinos com a coroa de flores (0:39); das banhistas, que aparecem sincronizados e em sintonia (0:44) e alinhadas, enquanto Lady Gaga está acima delas sozinha (0:58). Tal alinhamento também é verificado quando os "agentes" ou "censores" (Falarei deles mais a frente) estão ora na transversal (3:10), ora enfileirados em linhas (3:53-4:10).








Equilíbrio


O equilíbrio é presente no clipe, pois tudo parece estar em seu devido lugar, seja Lady Gaga, as banhistas, os dançarinos e os homens sedutores. Nada (EU DISSE NADA!) parece estar desequilibrado. Como exemplo disso, cito o equilíbrio entre as banhistas, salva-vidas, homem sedutor e Lady Gaga (1:34), registrado no frame abaixo:



Centralismos


Tópico ligado ao anterior, pois o clipe trabalha com simetria e pessoas no centro das cenas. Como exemplo cito o centralismo dos dançarinos e da Lady Gaga no início do clipe (0:00-0:06).




Profundidade


O frame abaixo demonstra como a profundidade foi bem utilizada com a estátua de gente no primeiro plano, Lady Gaga e o sedutor na segundo e pessoas na balsa na terceira (1:45-1:46), ou seja, a cena explorou TRÊS CAMADAS e/ou TRÊS PLANOS



Razão Áurea


Está aí um aspecto visual que amo em clipes e que existe em G.U.Y. Para ilustrar, cito a piscina que aparece novamente em razão áurea (0:10-0:12).


Câmeras e seus movimentos

A câmera é dinâmica e costuma se movimentar de dentro para fora (0:10-0:12), de cima para baixo, abrindo (1:24-1:26) ou subindo e mostrando as árvores, as mansões e construções ao final (3:59-4:10).  



Os deuses e alusão à Roma Antiga







Como falado na introdução desse post, o clipe conta com personificações do amor e da sensualidade (tópico que falarei mais adiante), ou seja a deusa do amor, Afrodite, e os cupidos do amor. Podemos ver que Lady Gaga aparece nua vestindo apenas um pano azul sob o seu corpo (0:17-0:18) e também quando ela personifica a deusa do amor e da paixão dentro de uma concha (1:32). Por sua vez, dançarinos e Lady Gaga aparecem com roupas e flechas douradas, representando o cupido do amor (1:36-1:38). 




Além dessas alusões, o clipe conta com construções romanas. 



Referências religiosas



O clipe apresenta dois ícones religiosos: um hindu (Gandhi) e um cristão (Jesus Cristo) (2:14). Eles significam o sincretismo religioso e como a arte pop (que falarei a seguir) é contemporânea e criativa. Tão assim que Jesus Cristo aparece dentro de um caixão ou de uma urna (2:14). 


Arte pop




O clipe é repleto de referências pops, como o colorido do clipe (assunto tratado no tópico Estética); as releituras dos deuses  (falados anteriormente); a Gaga feita de lego  - escultura Yellow alterada digitalmente (2:09-2:10); e um sósia do Michael Jackson, ídolo pop assim como Gaga (2:06-2:08). O clipe, nesse sentido, é um ode a cultura e arte pop, tão censuradas pelos agentes da indústria cultural (tópico ainda a ser desenvolvido). Com todas essas referências Lady Gaga quer transgredir o sistema.  





Submissão, sadomasoquismo e dominação


O clipe é repleto de posições sexuais e do Kama Sutra e de cenas em que Lady Gaga ora é dominada, ora domina, em um vai-e-vem de autoritarismo e submissão (2:20-2:36). 
















Com essas cenas, Gaga quer mostrar que os agentes e censores podem dominar as situações, mas também quer apresentar a ferocidade e cenas em que o tesão e a sensualidade prevalecem. É possível, assim, essas duas interpretações.  


Sedução e sensualidade




O clipe apresenta cenas sensuais e sedutoras. Nele, Lady Gaga se relaciona com dois homens e sempre há toques, mexidas de mãos sobre os corpos, arrepios ao pé do ouvido e Lady Gaga chega até mesmo a se jogar no colo de um deles (1:52, 1:56, 2:03 e 3:48-3:52).

Além desses frames descritos, podemos ver a cantora em poses sensuais (1:47) e mexendo sua pélvis (3:13).




Desejo de ser tocada


A letra (que falarei mais adiante) fala sobre o desejo de ser tocada ("Touch me, touch me, don't be sweet" Me toque, me toque, não seja meigo), e é por esse motivo que há tantas cenas de toque no clipe (1:39-1:42). 


Agentes e censores da indústria cultural




Aos 2:37 aparecem vários "agentes" e/ou "censores", com o intuito de dominar as mulheres e a arte pop. Eles vestem roupas pretas, com ternos e gravatas e surgem enfileirados em uma casa, como se fizessem parte de um exército (3:36-3:39).



Lady Gaga aborda também que eles só querem saber de lucro, por isso o frame deles pegando dinheiro (2:53). 




Mulheres Submissas a Você (Girl Under You)





O clipe e a letra abordam a submissão de mulheres com relação aos "censores" e "agentes", daí seu título. A sigla aparece em um tubo de ensaio (2:40-2:43) e em uma placa da sala (3:02). 



CURIOSIDADE: G.U.Y. é uma brincadeira com a palavra guygaroto em inglês. Lady Gaga a resignificou.


Feminismo e empoderamento





Em determinado momento no clipe mulheres ficam em oposição aos "agentes" e "censores" que aparecem do outro lado (2:55-2:57). Agora, elas não são mais submissas e masoquistas (como falado anteriormente), mas são dominadoras, por conta do feminismo e empoderamento. Estes últimos são tão fortes que não existem músicos e instrumentistas homens, mas sim músicas, uma toca violoncelo, uma pandeiro e outra harpa (0:59). 



As mulheres se unem a ponto de renderem e espatifarem algo na cabeça de um dos "agentes" (3:00-3:01) e fazer com que um deles use um colar com as iniciais "LG" (Lady Gaga) (3:11). Além disso, se armam, assaltam um banco e explodem caixas de dinheiro (2:46). 




Figurinos da Lady Gaga





Durante todo o clipe, Lady Gaga aparece com no mínimo quatro figurinos: de maiô branco e preto, vestida de urso branco (1:00), figurino criado por Bea Szenfeld; e de roupa dourada. Com esses figurinos ela homenageia vários estilistas. Imagino o trabalhão que deu para ela se trocar tantas vezes. 


Outros detalhes

Três pequenos detalhes surgem no clipe e os comento logo abaixo:


1- Pés cruzados: aparecem dois pés cruzados no frame, um à direita (sapato prata) e outro à esquerda (rosa choque) (0:59).




2- /gamemode ArtPop: surge um nerd digitando esse dizer no pc, em um jogo semelhante ao Minecraft (mais uma referência Artpop) que ilustra Lady Gaga e um dos "agentes" ou "censores" (2:01).




3- Cloning: duas mulheres mexem em um monitor e aparece esse dizer que significa clonagem (2:38). 



O fim


O clipe é finalizado com os agentes saindo enfileirados de um portão em silêncio total e um fade out no segundo final (3:53-4:10). 












Letra


A letra fala de submissão e sadomasoquismo em duas vertentes, como falado na introdução desse post. Ela foi composta e produzida pela própria Lady Gaga com o auxílio de Zedd. Resolvi destacar alguns dos trechos:


"Greetings, Himeros
God of sexual desire
Son of Aphrodite
Lay back, and feast
As this audio guides you
Through new and exciting positions"
(Saudações, Homeros
Deus do desejo sexual
Filho de Afrodite
Deite e festeje
Enquanto esse áudio te guia
Através de novas e excitantes posições)

O trecho faz referência às figuras de Homero e Afrodite, além de enfatizar a sensualidade e sedução de ambos e falar de posições sexuais. 


"I wanna be the girl under you (oh, yeah)
I wanna be your G.U.Y, yeah
I wanna be the grave and earth you (oh, yeah)
Our sexes tell us no lies"
(Eu quero ser a garota submissa a você (oh sim)
Quero ser sua G.S.V, sim
Eu quero ser o túmulo e enterrar você (oh sim)
Nossos sexos não mentem)

O trecho fala de masoquismo e submissão sexual. Além disso, no clipe há uma espécie de caixão ou urna que complementa o trecho que diz "eu quero ser o túmulo e enterrar você".


"I'm gonna wear the tie, want the power to leave you"
(Vou vestir a gravata, quero o poder para te deixar)

Há uma clara referência ao modo em que os "agentes" e "censores" se vestem. 



"Touch me, touch me, don't be sweet
Love me, love me, please retweet"
(Me toque, me toque, não seja meigo
Me ame, me ame, por favor, retuíte)

Aqui se fala sobre o desejo de ser tocado (a sensualidade que falamos acima) e amado.



"I just want it to be hot
Because I’m best when I’m in love
And I’m in love with you"
(Eu só quero que isso seja quente
Porque sou melhor quando estou apaixonada
E estou apaixonada por você)

O trecho fala de tesão e amor, representados pela Afrodite, Cupido e cenas quentes e sensuais do clipe.


"Touch me, touch me
(Mount your goddess)
Touch me, touch me
(A summer moon comes into full phase)
Get on top of me
(And Mars warring spirit rams into the atmosphere)"
(Me toque, me toque
(Suba em sua deusa)
Me toque, me toque
(A lua de verão vem em sua fase cheia)
Fique em cima de mim
(E o espirito guerreiro de Marte chega à atmosfera))

Mais uma clara referência à Roma antiga e seus deuses.



"I wanna be that guy (G.U.Y.)
I wanna be that guy (G.U.Y.)
I wanna be that guy (G.U.Y.)
The girl under you (GUY)"
(Me toque, me toque, não seja tímido
Estou no comando com uma G.S.V.
Eu deito de rosto para cima dessa vez
Debaixo de você como uma G.S.V.)

Aqui a mulher deixa de ser submissa e passa a "comandar" a situação.


Música


Ela tem um ar meio darkness com sons eletrônicos e pops, que pode levar à dançar. Há uma subida com teclado e com instrumentos mais marcados. O som é eletrônico e lembra o som de games. Há palmas compassadas e ritmadas.


Esse foi o Entre Frames de hoje. Gostaram?! J-J














Por: Emerson Garcia

14 comentários :

  1. Excelente sua análise do clipe, muito embora eu não goste desse tipo de música.

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tinha visto esse clipe, parabéns pelo post!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Amei a análise, amo quando são bem completas e nos fazem ver oq não vimos antes.
    A Lady gaga é uma artista incrível que tem muito conceito envolvido nas suas coisas
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por isso. Verdade, e olha que não falei nem da metade no post.

      Excluir
  4. Adorei sua postagem de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui e te agradeço por compartilhar...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Dicas Online

    ResponderExcluir
  5. Olá JJ!
    Acho a Lady Gaga sempre estilosa e os clipes muito bem criativo. Ainda não tinha visto esse e gostei.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei a análise do clipe! Lady Gaga é sensacional :)

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Desde que fez o filme assim nasce uma estrela, que a adoro!

    Beijinhos e um sábado muito feliz.
    danielasilva-oficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. OI Émerson, adorei a leitura sobre o clipe. Passei a olhá-lo com outros olhos. Gostei muito das referências a art pop. Essa escultura de Lego eu vi em uma exposição aqui no Rio no Museu Histórico Nacional (nesse post aqui: http://inventandocomamamae.blogspot.com/2016/11/exposicao-art-of-brick-museu-historico.html).

    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa arte é incrível mesmo. Parabéns pelo seu post, vou ler com carinho em breve.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design