quinta-feira, 13 de junho de 2019

Quinta de série: S.W.A.T. (2017)

Pode conter spoilers!





Hoje é dia de série aqui no JOVEM JORNALISTA! Falarei do remake de S.W.A.T. que estreou nas telinhas no dia 2 de novembro de 2017. A produção é baseada em uma série de 1975 e em um filme homônino de 2003. S.W.A.T (2017) mistura drama, ação, aventura, thriller e crime. Ela é desenvolvida por Aaron Rahsaan Thomas e Shawn Ryan e conta com duas temporadas, totalizando 45 episódios. A série é produzida pela Sony Pictures. No elenco estão Shemar Moore, Stephanie Sigman, Alex Russell, Jay Harrington, Lina Esco, Kenny Johnson, Peter Onorati e David Lim. 

A trama de S.W.A.T. (2017) gira em torno do líder Hondo, dividido entre ser leal ao trabalho das ruas e seu dever para com os colegas oficiais. Ele recebe a difícil missão de comandar uma unidade tática especializada no combate ao crime em Los Angeles. Só que não são os que estamos acostumados a ver, mas sim de alto periculosidade. A S.W.A.T. é chamada quando todas as outras opções de segurança urbana foram utilizadas, tornando-se a última opção e a mais extrema. 

S.W.A.T. é uma sigla que significa Special Weapons And Tactics (Esquadrão de Armas e Táticas Especiais, em tradução livre). Essa corporação possui ferramentas de alta tecnologia para combater o crime em L.A. Armas potentes, cordas e bombas tecnológicas são algumas das ferramentas utilizadas. Quando vi como a S.W.A.T. trabalha fiquei maravilhado. São instrumentos que não estamos acostumados a ver no Brasil. A forma rápida, eficaz e eficiente como o crime é combatido também chamou minha atenção.





A série tem cenas de ação e aventura de tirar o fôlego, mas também conta com dramáticas e emocionantes, como as que envolvem Hondo e suas escolhas. 

S.W.A.T. é uma série procedural, onde em cada episódio um crime é resolvido. Não vejo problema em assistir aos episódios em ordem aleatória, embora ela conte com histórias e enredos centrais e lineares.


Personagens





Daniel "Hondo" Harrelson: é o sargento II e líder da equipe S.W.A.T. Hondo nasceu e cresceu em Los Angeles, sendo cotado para liderar a equipe e conter as tensões entre a comunidade e a L.A.D.P. (polícia de Los Angeles). Ele conhece sua vizinhança, tratando-os com cortesia, sendo que eles sempre dão informações pertinentes. Hondo possui espírito de liderança e pulso firme, embora se deixe levar pelo emoção algumas vezes. Possui um relacionamento escondido com a colega de trabalho, a capitã Jessica Cortez. 






Capitã Jessica Cortez: é a comandante oficial da Divisão Metropolitana da L.A.D.P. e namorada de Hondo, com quem mantém um relacionamento secreto. É uma oficial de respeito que tem planos de melhorar o relacionamento entra a polícia e os cidadãos locais, embora com algumas resistências da base. 




Jim Street: um dos mais novos componentes da S.W.A.T., que às vezes troca as mãos pelos pés. Foi transferido do Departamento Policial de Long Beach. Jim Street possui conflitos familiares, pois sua mãe, Karen, está presa por assassinar seu pai, que era um marido abusivo. 





Christina "Chris" Alonso: uma das únicas mulheres da equipe, fora a capitã Cortez. Chris é uma oficial III canina que tem que provar aos homens da equipe seu valor. Quase todos da S.W.A.T. querem conquistar seu coração, mas a garota é dura na queda. 







Dominic Luca: oficial III da equipe bastante experiente. 




Jeff Mumford: sargento II. É líder de outra equipe da S.W.A.T. ao lado de Hondo. Já se divorciou três vezes e se envolve em um casamento depois de apenas um mês de namoro. 





David "Deacon" Kay: sargento II e membro sênior da equipe que ganhou uma promoção, após 10 anos. Ele é o único da equipe casado e com filhos. 




Victor Tan: oficial III, é um ex-oficial do L.A.P.D. Vice Squad que se juntou à equipe três anos antes da série. 






Robert Hicks: é comandante da S.W.A.T. e um oficial sênior da L.A.P.D. É um homem viúvo e que se tornou regular na segunda temporada da série. 



Abertura


A abertura apresenta os personagens centrais, com várias cenas da série. Ela trabalha com um fundo azulado escuro estilizado com vários pontinhos brancos. A trilha sonora é empolgante, sendo criada especificamente para o remake e para a série original, tornando-se um hit de 1970 memorável ainda nos dias de hoje. Os responsáveis por ela são Robert Duncan e Barry DeVorzom. Assista:






À título de curiosidade também deixo a música-tema:





Abertura de S.W.A.T. (1975)



A abertura original da série apresenta os personagens em ação com suas armas e ferramentas entrando no carro da S.W.A.T. Há um som característico de emergência e a famosa música. Essa abertura é simples, porém com a trilha sonora famosa. Veja:






Em comparação com a original percebemos muitas diferenças, como a música (a original deu uma roupagem interessante à ela) e aspectos visuais. 





S.W.A.T. (1975) X S.W.A.T. (2017)




Há diferenças visíveis entre a série de 1975 e de 2017, a começar por suas aberturas. O remake trabalhou em profundidade os conflitos e dramas dos personagens; ampliou os crimes de Los Angeles; além de fazer uso de ferramentas e tecnologias bem mais avançadas das existentes em 1975. 

Vi três episódios da série original e já pude perceber as diferenças. Embora rudimentar em relação à versão de 2017, o enredo e as histórias prendem a atenção. E não posso comparar muito as duas versões, já que a de 1975 foi considerada avançada para a época, recebendo críticas positivas e elevada audiência.  

A versão de 1975 era considerada brutal e violenta e acredito que a de 2017 atenuou um pouco isso, embora ainda traga histórias dramáticas e tensas. 




Mesmo sendo um remake, a versão de 2017 não tem um intuito de replicar os episódios e histórias da de 1975. Aliás, os episódios que vi da original foram autorais e não assisti à nenhum parecido da versão mais recente. Mas a fórmula é quase a mesma: cinco agentes da S.W.A.T. são chamados para resolver casos que a polícia comum não dá conta.

O empoderamento feminino está presente na versão de 2017, algo que não pude perceber na de 1975. Como dito, duas mulheres fazem parte da S.W.A.T., sendo uma capitã e uma oficial. Acredito que a inserção dessas girls powers é para mostrar que, sim, A MULHER PODE, TEM FORÇA E É UM ÁS NA SEGURANÇA PÚBLICA

A versão de 1975 durou duas temporadas (1975-1976), totalizando 38 episódios. Seu cancelamento foi devido às duras críticas sobre a violência da série. Já a atual está aí com duas temporadas com 45 episódios (Uma terceira temporada está em produção). 


Audiência


S.W.A.T. (2017) foi considerada a Melhor nova série de 2017 pelo público americano, tendo uma aceitação de 79.7% do público. A lista foi seguida por Will & Grace (79%), The Orville (68%), The Good Doctor (67%) e The Gifted (59%).



Crítica




S.W.A.T. (2017) reinventou o gênero de séries policiais. Ela não é apenas mais uma série de ação, mas trata de temas tensos e sutis, como dramas familiares, questões sociais, raciais e de gÇenoro. Vimos de perto os conflitos de Street, assim como as indecisões amorosas de Jeff, o romance proibido de Rondo e da capitã Cortez, o papel da mulher em uma equipe formada por homens, a violência de Los Angeles e a desconfiança das pessoas com Hondo devido a cor de sua pele.

Com isso S.W.A.T. (2017) desenvolve as cenas de ações e as questões pessoais dos personagens, mostrando um lado forte e inteligente dos agentes, mas também um lado frágil, humano e familiar. Vibramos com as cenas de ações deles e com seus momentos dramáticos.

O desenvolvimento da equipe é outro ponto a ser ressaltado. Eles trabalham muito bem juntos e cada um agrega ao grupo com suas características e funcionalidades próprias. Com um trabalho desse calibre faz-se necessário união e colaboração e percebemos claramente isso em cena. Eles cooperam, interagem e ajudam uns aos outros, seja em uma operação ou em um problema pessoal. 

A equipe da S.W.A.T. traz policiais muito fodões (com o perdão da palavra), cada um com sua peculiaridade. Por exemplo: Hondo é o líder, Deacon é o ás em operações táticas e tecnológicas, Chris é a inteligente e perspicaz e Street é o jovem cheio de força e vigor. Mesmo sendo fodões, a série faz questão de mostrar suas debilidades e fraquezas.

Enfim, S.W.A.T. (2017)  te prende, seja com cenas de ação ou drama dos personagens. A série conta com a presença magnífica de Shemar Moore e grande elenco. Ela já se consagrou como sucesso. Agora é aguardar por sua terceira temporada. J-J





Por: Emerson Garcia

14 comentários :

  1. Não conheço a série, mas já gostei da narrativa e dos personagens. Já quero assistir.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a série, mas achei interessante.
    Bom final de semana!

    Borboletra

    ResponderExcluir
  3. Quando eu era criança eu via a série na TV a amava. Muito bom relembrar. Por esse comentário você viu que sou das antigas. kkk.
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe também assistia na juventude haha. Antiga não, experiente.

      Excluir
  4. Oi JJ
    Eu não gosto desse tipo de séries eu não gosto de ver violência, sou da paz!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  5. Quando eu era criança eu via a série na TV a amava. Muito bom relembrar. Por esse comentário você viu que tb sou das antigas. kkk. [2]

    ResponderExcluir
  6. Sou doida para assistir essa série, amo esse tipo de história

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista. Um episódio mais cheio de adrenalina que o outro.

      Excluir
  7. Já ouvi falar da série,mais ainda não tive tempo de assistir.
    Achei interessante saber mais sobre a mesma através do post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design