sexta-feira, 1 de março de 2019

17 momentos marcantes da história do Oscar©



Em 90 anos o Oscar© contou com momentos marcantes, inesquecíveis e que entraram para a história da cerimônia. Foram episódios memoráveis, emocionantes e inusitados que envolveram os indicados, apresentadores e convidados que viralizaram e foram lembrados até o dia de hoje.  Em todo esse tempo que tenho acompanhado o evento pude participar e ver vários deles.

Preparei uma lista com 17 momentos marcantes do Oscar©. Teve discursos emocionantes, marcas históricas, gafes, homenagens inusitadas, quebras de protocolos, micos, selfies inesquecíveis, entre outros. Venha comigo!   




1- Heath Ledger vence o Oscar póstumo

Em 2009 aconteceu um fato histórico na premiação, os indicados à Melhor ator coadjuvante daquele ele ano - Christopher Walken, Alan Arkin, Kevin Kline, Cuba Gooding, Jr. e Joel Grey - subiram ao palco juntos e anunciaram que, na verdade, o ator Heath Ledger era o vencedor da categoria. Como havia morrido, seus pais e sua irmã receberam o prêmio sendo aplaudido pelos presentes. 







2- Whoopi Goldberg foi a segunda mulher negra a conquistar a estatueta


Em 1991 uma mulher negra levou a estatueta pela segunda vez (Hattie McDaniel foi a primeira em 1940). Whoopi Goldberg foi a premiada por sua atuação como atriz coadjuvante no drama Ghost




3- Jennifer Lawrence caiu do palco

Quem nunca passou por uma gafe que atire a primeira pedra! Jennifer Lawrence, ao receber o Oscar© de Melhor atriz por sua atuação no longa O lado bom da vida em 2013, simplesmente tropeçou e caiu. Minutos depois ela até fez uma brincadeira com a situação.







4- A selfie de Ellen

Você sabia que uma selfie tirada no Oscar© de 2014 fez o Twitter simplesmente parar?! A incrível ideia foi de Ellen DeGeneres que juntou um elenco de peso - Brad Pitt, Meryl Streep, Kevin Spacey, Jennifer Lawrence, Bradley Cooper, Jared Leto, Lupina N’Yongo e Angelina Jolie - em uma foto descontraída que foi vista por mais de 37 milhões de pessoas. Meses mais tarde, fiz uma brincadeira e postei uma selfie da minha formatura com a legenda "Melhor que a selfie do Oscar©".






5- Uma ativista dos direitos dos índios americanos levou a estatueta no lugar de Marlon Brando

Você sabia que o ator Marlon Brando já se recusou levar a estatueta para casa? Ele preferiu que Sachee Litlefeather a recebesse em seu lugar como protesto sobre como os índios são retratados - de forma vulgar e caricata - no cinema e na televisão. Um protesto e tanto, não é mesmo?








6- Confusão entre La la land e Moonlight

Em 2017 ocorreu uma das maiores gafes da história da cerimônia. É que o anúncio de Melhor filme foi dito de forma equivocada pela apresentadora Faye Dunaway. Ela anunciou La la land como o grande vencedor. O erro foi percebido pelos produtores e elenco do longa, que logo chamaram o verdadeiro vencedor da noite, Moonlight







7- Sylvester Stallone e Muhammad Ali boxearam no palco

Já tivemos uma verdadeira briga de ringue no palco do Oscar©, protagonizada pelo eterno Rock Balboa - Silvester Stallone - e o verdadeiro Apollo Creed - Muhammad Ali. E porque aconteceu essa luta? Bem, após Rock receber o prêmio de Melhor filme em 1977, Muhammad reivindicou o prêmio, dizendo que ele era o verdadeiro personagem do estrelato. Foi aí que a briga começou. 











8- Chris Rock e Oscar So White


Em 2016, o apresentador Chris Rock fez piada com a cerimônia que, naquele ano, tinha todos os indicados brancos. Ele disse: "Se eles indicassem o apresentador também, eu não teria esse emprego. Vocês todos estariam assistindo o Neil Patrick Harris agora"Esse episódio fez com que surgisse o movimento de 'hashtags' chamado de #OscarSoWhite (Oscar tão branco, em tradução livre). O Pedro Blanche fez até uma crítica ao movimento aquele ano








9- Falsários levam a estatueta no lugar do verdadeiro indicado

Por duas vezes dois impostores se passaram pelos indicados para receber o Oscar©. O fato aconteceu no Oscar© da década de 80. A primeira pela atriz Alice Brady e o segundo pelo diretor húngaro Ferenc Rofuz. 



10- George Lucas recebeu uma homenagem de astronautas


George Lucas nunca recebeu um Oscar© , mas foi premiado à altura em 1992 ao receber a estatueta das mãos de nada mais nada menos que Steven Spielberg, além de uma homenagem de astronautas a bordo de uma aeronave no espaço.



11- Kate Winslet fez careta ao perder o Oscar© de Melhor atriz


Em 1998 Kate Winslet estava convicta que levaria o Oscar© de Melhor atriz por sua atuação no longa Titanic, mas não foi o que aconteceu. Ao perder o prêmio, ela fez uma careta que ficou marcada na história das cerimônias.  



12- O chão escorregadio do palco




Não foi só Jeniffer Lawrence quem caiu no palco do Oscar©. Em 2008, Miley Cyrus, John Travolta e Colin por pouco não caíram no chão por conta de excesso de resina utilizado para deslizar os cenários.




13- Cerimônias com discursos engajados


O que seria da cerimônia se não fosse os discursos engajados e cheios de poder?! Por diversas vezes os vencedores simplesmente arrasaram por conta de suas falas, como em 2015 quando Patricia Arquette defendeu os direitos iguais entre os gêneros; em 2017, quando Moonlight recebeu o prêmio de Melhor filme e os idealizadores discursaram sobre minorias e a comunidade LGBTQ+; quando Frances McDormand fez um discurso feminista e convidou às mulheres presentes à ficarem de pé; quando em 2018, o Oscar© deu acessibilidade às mulheres produtoras e voz as que sofrem algum tipo de abuso através das campanhas #MeToo e #TimesUp




14- O primeiro roteiro original de um negro






Em 2018 tivemos a premiação de Melhor roteiro original à um negro, Jordan Peele, pelo filme Corra!





15- O primeiro sci-fi da história a levar um Oscar©




Em 2018 o filme A forma da água levou à estatueta de Melhor filme sendo o primeiro sci-fi (ficção científica, em português) da história à ganhar o prêmio na categoria. Há quem diga que ele é um romance, outros que é um drama e mais alguns que dizem ser ficção científica. 




16- O primeiro filme sobre uma mulher trans a ganhar uma estatueta




Também em 2018 o longa Una mujer fantástica levou a estatueta de Melhor filme estrangeiro, sendo a primeira produção sobre uma mulher trans a receber uma estatueta. 





17- Meryl Streep e as indicações


A atriz é uma das maiores recordistas de indicações do Oscar© com 21 indicações, sendo que ela levou a estatueta de Melhor atriz por 3 vezes. A última pelo filme A dama de ferro.



Esses são alguns dos momentos mais marcantes da história do Oscar©. E vocês, recordaram algum deles? Digam tudo nos comentários! J-J




Por: Emerson Garcia

16 comentários :

  1. Na minha memória agora vem na mente a Halle Berry ganhando o Oscar e o Leonardo Di Caprio ♥

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro as cerimonias do oscar sempre tem uma surpresa boa

    ResponderExcluir
  3. Composição a merecer um Óscar!
    Grata por estes momentos.

    ResponderExcluir
  4. Great post! These Oscar moments was really incredible!

    New Post - http://www.exclusivebeautydiary.com/2019/02/chloe-love-story-eau-de-parfum_25.html

    Giveaway MAC Velvet Teddy Lipstick - http://www.exclusivebeautydiary.com/2019/03/mac-velvet-teddy-lipstick-giveaway_1.html

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro de alguns deles :)


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hey Emerson! Tudo bem?
    Adoro essas tretas do Oscar, Jennifer e seu tombo foram um ícone.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ Blog Misto Quente
    ~ Siga no Instagram
    ~ Curta no Facebook

    ResponderExcluir
  7. Que legal!
    Esse da Jennifer Lawrence eu lembro KKKKKKKKK
    mas realmente tiveram várias coisas que aconteceram que eu nem me recordava mais rs

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  8. Muito bons os pontos frizados!
    Bom feriado pra você!
    BorboletraInstagram

    ResponderExcluir
  9. Eita, tantos fatos memoráveis aconteceram neste Oscar! hahah Muito bom rever estes.
    Mil bjos e bom carnaval.
    Sheyla.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design