quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Entre Frames #2: Movimento- Aretuza Lovi feat. Iza






NEntre Frames de hoje analisarei o clipe Movimento da Aretuza Lovi com participação da Iza. O clipe foi lançado no dia 26 de julho de 2018, conta com 10 milhões de visualizações e 167 mil curtidas. Dirigido e roteirizado por Felipe Sassi; com direção de fotografia de Daniel Primo; produção de Amanda Hayar, Lucas Barsalini, Michelle Lago e Rodrigo Rodrigues; direção de arte de Claudão Nascimento; produção de arte de Keila Araújo; e produzido por Ruxell, Pablo Bispo e Sérgio Santos 

Basicamente o vídeo é mais de coreografia, do que uma história contada visualmente, embora tenha alguns elementos que remetam à uma narrativa. Por exemplo, quando é cantado "te hipnotizo e te mostro o meu talento" aparecem cenas em que Aretuza está em uma mesa de tarot e hipnotiza um homem. 

A participação da Aretuza Lovi e da Iza está bem equilibrada. Não é porque é um clipe da Aretuza que somente ela brilha e tem voz, muito pelo contrário. Assista ao clipe agora:




Vamos aos tópicos observados por mim:


Estética do vídeo



O vídeo possui em um primeiro momento tons avermelhados, terrosos e amarronzados. A cantora Aretuza Lovi, por exemplo, combina com as ambientações ao usar um vestido vermelho.



Em outro (1:12), o tempo entardece com paletas de cores mais escuras. É quando Iza entra em cena com um vestido roxo. 


Closes

Principalmente no início há bastante closes em objetos - carta de tarot, rosa vermelha, velas, etc - que combinam com a atmosfera "vermelha" do clipe. 









Clima campestre



Eu particularmente achei o clipe bem campestre por conta de vários elementos, como um camponês que joga milho para uma galinha (0:32), várias gaiolas (0:39), uma mulher que lava roupas (0:54), além de pessoas em cima de barris e tocando violão em meio à natureza. 
















Qual é o movimento?



É difícil assistir o clipe e não captar qual seria o movimento. Basicamente, é juntar as mãos, soltá-las aos poucos e balançá-las. Em todo o vídeo essa coreografia é executada. 


O poliamor


Um assunto atual e polêmico é abordado no clipe: o poliamor, onde várias pessoas podem se amar ao mesmo tempo. Este é evidenciado quando a Aretuza beija a boca de várias pessoas a partir de 0:49


O vermelho e o roxo no clipe

Como falado acima, o vermelho é bastante evidenciado - esta cor que significa poder, paixão e força. Ela combina bastante com a proposta do clipe que é fazer com que você seja "hipnotizado e faça o movimento". A maioria das mulheres no vídeo usam vermelho.

O roxo também é bastante evidenciado - esta cor que significa espiritualidade e misticismo - o que também casa com a ideia do vídeo. 


Simetria





Uma das coisas que chamou a minha atenção no clipe foi a simetria. Tudo está simetricamente igual, seja em um frame de close; com a Aretuza ao centro durante a dança; pessoas em círculo ao redor de uma fogueira (2:15); ou até mesmo quando a Iza entra em cena e os lençóis e as pessoas estão alocados linearmente (1:12). 


O tempo

Basicamente, o clipe se passa de dia e de noite. De dia, principalmente quando Aretuza é a protagonista; e de noite quando Iza é a estrela (1:12). Desse modo, a partir de 1:35 - 1:54 os cenários são alternados, ora com o tempo ao entardecer; ora ao anoitecer. 


Cartas de tarot e ciganos

No clipe as cantoras e os figurantes são ciganos, mas também pessoas nômades e campestres. Por isso, há uma referência muito forte com as cartas de tarot que aparecem em cena. 

5 cartas aparecem com os seguintes nomes: Aretuza, Iza, Felipe, Catuaba e Os Amantes. A caracterização de cada um deles estão condizentes com as cartas. O ornamento que Aretuza usa na cabeça, por exemplo, tem uma estrela no meio e sua carta representa uma estrela. 



























Marca da Iza

Logo quando Iza entra em cena (1:15-1:18) uma buzina é tocada, esta que tem virado sua assinatura. 


Referência à Rock Balboa


Uma referência interessante é quando se canta na música "Rock Balboa" e Iza faz um sinal de luta como o competidor famoso. 


Letra

A letra tem boas estrofes, rimas (Hoje eu vou dançar Eu não vou parare não é pobre de sentido. O refrão, por sua vez, é bem chiclete: "Faz o movimento-o-o Faz o movimento-o-o Faz o movimento-o-o Te hipnotizo e te mostro o meu talento".


Melodia

A melodia tem um ritmo contagiante, com batidas e repetições sonoras interessantes. 

Espero que tenham gostado da minha análise. Até a próxima! J-J















Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Confesso que tinha visto o clipe e achado meio "tenso" rs Mas gostei das suas observações. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu amei o clipe e a música também, conseguem captar a atenção e desvia-la para onde quiser - a ideia principal, creio eu, foi a atuação da Iza e da Aretuza também, que mostraram seu brilho com muita beleza.

    www.blogdodeivy.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua análise, Emerson! Não conhecia Aretuza, mas Iza é sempre sensacional, né?! A estética do clipe também é bem bonita. :D

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desta publicação!
    Boa semana

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o vídeo.
    Achei muito interessante a abordagem e as "dicas".
    Obrigada por partilhar.

    Abraço
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde de quinta-feira, com muita paz e saúde. Um excelente mês de novembro meu querido amigo.

    ResponderExcluir
  7. Sua análise é sempre sensacional, cheia de detalhes!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi JJ, Como sempre sua análise é feita ao microescópio, perfeita!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design