quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Entre Frames #2: Movimento- Aretuza Lovi feat. Iza






No Entre Frames de hoje analisarei o clipe Movimento da Aretuza Lovi com participação da Iza. O clipe foi lançado no dia 26 de julho.

Basicamente o vídeo é mais de coreografia, do que uma história contada visualmente, embora tenha alguns elementos que remetam à uma narrativa. Por exemplo, quando é cantado "te hipnotizo e te mostro o meu talento" aparecem cenas em que a Aretuza está em uma mesa de tarot e hipnotiza um homem. 

A participação da Aretuza Lovi e da Iza está bem equilibrada. Não é porque é um clipe da Aretuza que somente ela brilha e tem voz, muito pelo contrário. Assista ao clipe agora:





Vamos aos tópicos observados por mim:


Estética do vídeo



O vídeo possui em um primeiro momento tons avermelhados, terrosos e amarronzados. A cantora Aretuza Lovi, por exemplo, combina com as ambientações ao usar um vestido vermelho.





Em outro (1:12), o tempo entardece com paletas de cores mais escuras. É quando a Iza entra em cena com um vestido roxo. 


Closes


Principalmente no início do vídeo há bastante closes em objetos - carta de tarot, rosa vermelha, velas, etc - que combinam com a atmosfera "vermelha" do clipe. 












Clima campestre




Eu particularmente achei o clipe bem campestre por conta de vários elementos, como um camponês que joga milho para uma galinha (0:32), várias gaiolas (0:39), uma mulher que lava roupas (0:54), além de pessoas em cima de barris e tocando violão em meio a natureza. 



















Qual é o movimento?




É difícil assistir o clipe e não captar qual seria o movimento. Basicamente, é juntar as mãos, soltá-las aos poucos e balançá-las. Em todo o clipe essa coreografia é executada. 


O poliamor




Um assunto atual polêmico é abordado no clipe: o poliamor, onde várias pessoas podem se amar ao mesmo tempo. Este é evidenciado quando a Aretuza beija a boca de várias pessoas a partir de 0:49


O vermelho e o roxo no clipe


Como falado acima, o vermelho é bastante evidenciado no clipe - esta cor que significa poder, paixão e força. Ela combina bastante com a proposta do clipe que é fazer com que você seja "hipnotizado e faça o movimento". A maioria das mulheres no vídeo usam vermelho.

O roxo também é bastante evidenciado - esta cor que significa espiritualidade e misticismo - o que também casa com a ideia do vídeo. 


Simetria








Uma das coisas que chamou a minha atenção no clipe foi a simetria. Tudo está simetricamente igual, seja em um frame de close, com a Aretuza ao centro durante a dança, pessoas em círculo ao redor de uma fogueira (2:15) ou até mesmo quando a Iza entra em cena e os lençóis e as pessoas estão alocados linearmente (1:12). 


O tempo


Basicamente, o clipe se passa de dia e de noite. De dia, principalmente quando a Aretuza é a protagonista; e de noite quando a Iza é a estrela (1:12). Desse modo, a partir de 1:35 - 1:54 os cenários são alternados, ora com o tempo ao entardecer ou ao anoitecer. 


Cartas de tarot e ciganos


No clipe as cantoras e os figurantes são ciganos, mas também pessoas nômades e campestres. Por isso, há uma referência muito forte com as cartas de tarot que aparecem em cena. 

5 cartas aparecem no clipe com os seguintes nomes: Aretuza, Iza, Felipe, Catuaba e Os Amantes. A caracterização de cada um deles estão condizentes com as cartas. O ornamento que a Aretuza usa na cabeça, por exemplo, tem uma estrela no meio e sua carta representa uma estrela. 




























Marca da Iza

Logo quando a Iza entra em cena (1:15-1:18) uma buzina é tocada, esta que tem virado sua assinatura. 



Referência à Rock Balboa





Uma referência interessante é quando se canta na música "Rock Balboa" e a Iza faz um sinal de luta como o competidor famoso. 


Letra

A letra tem boas estrofes, rimas (Hoje eu vou dançar Eu não vou parare não é pobre de sentido. O refrão, por sua vez, é bem chiclete: "Faz o movimento-o-o Faz o movimento-o-o Faz o movimento-o-o Te hipnotizo e te mostro o meu talento".


Melodia

A melodia tem um ritmo contagiante, com batidas e repetições sonoras interessantes. 



Espero que tenham gostado da minha análise. Até a próxima! J-J
















Por: Emerson Garcia

4 comentários :

  1. Confesso que tinha visto o clipe e achado meio "tenso" rs Mas gostei das suas observações. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu amei o clipe e a música também, conseguem captar a atenção e desvia-la para onde quiser - a ideia principal, creio eu, foi a atuação da Iza e da Aretuza também, que mostraram seu brilho com muita beleza.

    www.blogdodeivy.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design