terça-feira, 30 de maio de 2017

"Imersão": imergir no espírito através do 'soaking'



Imersão foi um cd lançado em novembro de 2016 pelo Diante do Trono que conta com 21 faixas, totalizando 71 minutos. Esse é um trabalho totalmente diferente de tudo que já ouvi, já que trata-se de um álbum somente de espontâneos - ou seja, músicas que são compostas na hora da gravação. As músicas são conduzidas pela líder do grupo, Ana Paula Valadão, e um back vocal bem afiado.

Com Imersão o Diante do Trono - que já possui 20 anos de existência - retorna às raízes que o consagrou: a adoração sem limites, através de espontâneos. A banda passou por algumas mudanças, como estilo musical e a saída de vários integrantes. Mas agora retorna com esses louvores espontâneos, que trazem encorajamento aos corações dos fãs. Veja o que a líder disse sobre essa obra (com grifos):

“Desde o início do Diante do Trono os cânticos espontâneos marcaram a vida das pessoas em nossas gravações e eventos. Há alguns anos conheci o estilo ‘soaking’ de música, que são CDs totalmente espontâneos e que se tornaram a trilha sonora preferida das nossas devocionais."


Criar um cd totalmente de espontâneos não é tarefa fácil. Pode ser uma atitude arriscada, porém inovadora. Contudo, o espontâneo não é algo desconhecido no meio gospel. Por diversas vezes, os cristãos se emocionaram com esse estilo e foram levados para outra dimensão quando uma adoração desse tipo surgiu, seja em uma igreja, devocional ou culto no lar. O que o Diante do Trono pretende com Imersão é fazer esse subgênero gospel (soaking) conhecido, mas com sua identidade.







E o que é soaking? Conhecido também como soaking prayer ou soaking worship musical, ele designa músicas durante uma oração contemplativa em casas de oração ou reuniões cristãs. Veja o que diz esse site sobre esse estilo (com grifos):

" 'Soaking' , na verdade, é uma palavra em inglês que procura descrever a prática de separar um tempo para descansar, esperar em Deus, convidando o Espírito Santo para nos envolver e encher.Significa permitir que o Espírito de Deus venha repousar em nossa alma."


Imersão - como o próprio nome sugere - é um convite a mergulhar e imergir cada vez mais fundo nos rios da graça e do espírito santo. Cada música te proporcionará boas sensações e te levará a momentos íntimos com Deus. À cada uma das composições você mergulha mais fundo, até chegar a música título do cd - o ápice da obra, que me arrebatou pela instrumentalidade e nível de espiritualidade.

Esse é um cd que funciona bem se ouvi-lo completo e em sequência, pois uma música é interligada à outra e quase não há interrupções ou divisões de uma faixa com relação à seguinte(Quando o escutei a partir de músicas avulsas, é como se quebrasse essa sequência, apesar que tenho várias canções preferidas). A obra conta uma história em suas entrelinhas. Ana Paula Valadão explica:

“O Imersão é uma jornada espiritual que começa com o aquietar do coração, o esvaziar das ansiedades e preocupações aos pés do Senhor”.







Thiago Abreu, para o Super Gospel, complementa esse pensamento:

"As canções enfatizam discursos de ânimo e se confluem num discurso único. Desta forma, não há canções de fato individuais e, mesmo com uma divisão simbólica de vinte e uma faixas, em Imersão não há fronteiras claras entre as músicas."


Além de te levar a outros níveis de intimidade com Deus, o cd emociona, encoraja e ministra palavras proféticas a quem o ouve. Diversas foram as vezes em que estava cabisbaixo e triste pelas circunstâncias e ele me ajudou. São palavras fortes, tremendas e bíblicas, como: "O teu amor lança fora o meu medo", "Sou a Tua paz, sou a Tua paz", "Acaso haverá impossíveis para mim, diz o Senhor?", "Os teus sofrimentos serão águas que passaram, águas que passaram" e "Começa a brilhar, começa a brilhar, começa a brilhar outra vez". São inúmeras as mensagens e palavras, que seria difícil listar todas.








A obra conta com instrumentos de primeira base, que realizam belos momentos sem voz, somente com instrumental. Além disso, vários trechos das letras das músicas são repetidos, mas que não a deixam chata ou sem graça. 

Nada pode me deter e Esperança funcionam bem juntas. Ao final daquela, Ana canta: "Nada pode roubar a esperança"; já nesta diz: "... uma esperança e um futuro". Esperança é o meu primeiro espontâneo favorito da obra. Depois dela tem uma sequência incrível com: Sou a tua paz, Imersão, Vestes de alegria e Começa a brilhar. Esta última é a minha segunda música preferida. A letra dela me emociona, me faz refletir. Começa a brilhar tem uma bateria e um instrumental incrível.








Depois dela tem outras duas que gosto muito: Eu sou e Impossíveis. Essas falam muito da grandeza de Deus e do que Ele é capaz de fazer. Eu sou diz: "E nada poderá te resistir, nada poderá te impedir. Eu sou contigo. Eu sou contigo. Eu sou."

Esse é o Imersão. Para conhecê-lo mesmo, só o ouvindo. Creio que gostarão da proposta e do estilo dele. O objetivo aqui não é evangelizar ninguém, mas trazer um produto sonoro de excelente qualidade. As canções variam de 7 a 1 minuto. Tem umas bem curtas, mas emocionantes e memoráveis. 






A ideia do cd é levar ao público um conteúdo distante de fórmulas prontas, canções já pré-produzidas e ensaiadas. Assim diz Ana Paula:


“Tanto os músicos, cantores, e especialmente eu, na liderança, tivemos que dar o passo de fé para dentro das ‘águas‘ e deixar o Rio de Deus nos levar, juntos, nas harmonias, melodias e palavras que fluíam.” 



Recentemente, em abril, foi gravado o Imersão 2 e eu já estou ansioso para mergulhar nessas novas águas. J-J


Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Amo Diante do Trono, são abençoados! Já quero o 2 também. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de mais do som deles. Muita benção cada música. Sou da Lagoinha e nos cultos gente escuta bastante.
    Abraços


    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber disso, Simone. Sonho em visitar a sede da Lagoinha um dia.

      Excluir
  3. Não conhecia, mas gostei muito de ouvir. Vou ver se meto na minha playlist.

    Um beijinho no coração.

    Diamonds In The Sky, Daniela Silva
    Giveaway Internacional Yves Rocher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da música. É ótimo pra devocional e pra antes de dormir também.

      Excluir
  4. Eu gostei muito dessa proposta. Só conhecia ''comece a brilhar'', ela é linda! Vou ouvir as outras. Também gostei bastante da capa :)

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Começa a brilhar" eu senti o espírito santo falando grandemente comigo. A capa é mesmo genial.

      Excluir
  5. Olá JJ!!

    Não faz muito o meu estilo mas, as letras são bonitas.

    Vim convidá-lo a participar do sorteio de 9 anos do blog!! Te espero lá!!

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar desse CD, inclusive era ela que estava na Fátima acho que hoje né?

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design