Vamos falar de uma nova moda? Sim, virou moda entre as gestantes o parto humanizado.
Para começar, o que precisamos saber é que o parto humanizado é apenas o parto normal. As adeptas realizam em casa, sem acompanhamento médico, apenas com uma doula (ou parteira) e/ou enfermeiro obstetra.
O parto não é só o ato de ter o bebê (parir). Ele é complexo e exige um esforço praticamente sobre-humano da mãe e uma resistência muito alta do bebê, este que já passou por várias seleções naturais dentro do ventre. O parto é a última seleção pela qual ele vai passar antes de nascer, que pode gerar risco de morte tanto para a mãe quanto para o bebê.
Claro que o parto normal é a melhor e mais natural via de nascimento. Quando tudo dá certo, nada de complicações, nenhum fator de risco aumentado, ele é o caminho mais indicado. Mesmo com tudo correndo de maneira adequada durante a gestação, ainda há problemas que podem surgir no meio do caminho.
Todo médico obstetra que conheço não indica o parto sem o devido acompanhamento médico. Há sim um alto número de cesáreas - até exagerado - alguns antes do termo fetal. Só que passar a não ter um parto no hospital, com todo aparato de socorro para uma possível intercorrência, é para mim uma ideia completamente maluca.
O número de acidentes que podem ocorrer - e que ocorrem na dura realidade - é surpreendente. São dados não divulgados na grande mídia exatamente porque poderia atrapalhar a campanha pelo parto normal que vem tendo há algum tempo no país.
Ressalto que em todo parto existem riscos e benefícios, os quais devem ser esclarecidos pelo obstetra. Na Inglaterra já é lei o médico esclarecer todos os riscos do parto para a gestante.
Nenhuma mãe que planeja sua gestação, parto e bebê acredita que pode haver intercorrências, muito menos risco de morte. É difícil pensar em algo ruim quando se trata de uma nova vida, mas é necessário estudar cada detalhe, risco e possível benefício, para que essa nova vida possa vir em segurança e saudável a esse mundo.
Poderia aqui colocar números e casos assustadores que acompanho sendo do setor administrativo de uma clínica de ginecologia e obstetrícia - e nem vou dizer que é mais um ideal feminista que coloca mulher e criança em risco - mas é preciso deixar a pessoa pensar pela própria cabeça. Nem sempre o que é moda é o melhor para você. J-J
Por: Stephanie Ferreira
Eu gosto muito da ideia do parto humanizado Stephanie. Mas realmente vai de cada pessoa. É preciso avaliar todos os prós e contras com alguém especializado. Gostei do post!
ResponderExcluirrasgadojeans.blogspot.com
Samara eu tenho a seguinte opinião, deixar a gestação correr até a Data correta de 40 semanas, caso o bebê tente nascer até esse dia vou de parto normal tranquilamente, mas sempre com assistência hospitalar, não gosto da ideia de deixar as coisas como na natureza e corre um risco que a medicina já extinguiu.
ExcluirEu acho bonito o parto humanizado porém tenho medo...sou medrosa até no parto normal no hospital kkkkkk...tenho medo de não conseguir =(
ResponderExcluirrsrs
Beijinhosss ;*
Blog Resenhas da Pâm
Pâmela seu medo não é injustificado, procure as maternidades, quase todas no Brasil possuem sala de parto humanizado equipe médica para tal
ResponderExcluirExcelente postagem! Gostei muito do tema abordado.
ResponderExcluirBlog: O Planeta Alternativo
eu confesso que não sei muito sobre o tema. como não quero ser mãe, nunca procurei me informar enough pra formar uma opinião. mas acho que basicamente as pessoas devem fazer o que elas querem, que não prejudique nem a saúde delas e nem a do bebê. ótimo post.
ResponderExcluirBeijinhos
n. // www.fashionjacket.com.br
Olá JJ,
ResponderExcluirGostei muito do post!! :)
Um beijo,
www.purestyle.com.br
Muito bom o post, pois devemos alertar que apesar de bonito, tem que ser seguro, o que algumas vezes não é e não vale a pena.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br