segunda-feira, 22 de maio de 2017

Parto humanizado: esclarecimentos, riscos e benefícios





Vamos falar de uma nova moda? Sim, virou moda entre as gestantes o parto humanizado. 

Para começar, o que precisamos saber é que o parto humanizado é apenas o parto normal. As adeptas realizam em casa, sem acompanhamento médico, apenas com uma doula (ou parteira) e/ou enfermeiro obstetra. 

O parto não é só o ato de ter o bebê (parir). Ele é complexo e exige um esforço praticamente sobre-humano da mãe e uma resistência muito alta do bebê, este que já passou por várias seleções naturais dentro do ventre. O parto é a última seleção pela qual ele vai passar antes de nascer, que pode gerar risco de morte tanto para a mãe quanto para o bebê.

Claro que o parto normal é a melhor e mais natural via de nascimento. Quando tudo dá certo, nada de complicações, nenhum fator de risco aumentado, ele é o caminho mais indicado. Mesmo com tudo correndo de maneira adequada durante a gestação, ainda há problemas que podem surgir no meio do caminho.





Todo médico obstetra que conheço não indica o parto sem o devido acompanhamento médico. Há sim um alto número de cesáreas - até exagerado - alguns antes do termo fetal. Só que passar a não ter um parto no hospital, com todo aparato de socorro para uma possível intercorrência, é para mim uma ideia completamente maluca.

O número de acidentes que podem ocorrer - e que ocorrem na dura realidade - é surpreendente. São dados não divulgados na grande mídia exatamente porque poderia atrapalhar a campanha pelo parto normal que vem tendo há algum tempo no país.

Ressalto que em todo parto existem riscos e benefícios, os quais devem ser esclarecidos pelo obstetra. Na Inglaterra já é lei o médico esclarecer todos os riscos do parto para a gestante.

























Nenhuma mãe que planeja sua gestação, parto e bebê acredita que pode haver intercorrências, muito menos risco de morte. É difícil pensar em algo ruim quando se trata de uma nova vida, mas é necessário estudar cada detalhe, risco e possível benefício, para que essa nova vida possa vir em segurança e saudável a esse mundo.

Poderia aqui colocar números e casos assustadores que acompanho sendo do setor administrativo de uma clínica de ginecologia e obstetrícia - e nem vou dizer que é mais um ideal feminista que coloca mulher e criança em risco - mas é preciso deixar a pessoa pensar pela própria cabeça. Nem sempre o que é moda é o melhor para você. J-J






Por: Stephanie Ferreira

8 comentários :

  1. Eu gosto muito da ideia do parto humanizado Stephanie. Mas realmente vai de cada pessoa. É preciso avaliar todos os prós e contras com alguém especializado. Gostei do post!

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samara eu tenho a seguinte opinião, deixar a gestação correr até a Data correta de 40 semanas, caso o bebê tente nascer até esse dia vou de parto normal tranquilamente, mas sempre com assistência hospitalar, não gosto da ideia de deixar as coisas como na natureza e corre um risco que a medicina já extinguiu.

      Excluir
  2. Eu acho bonito o parto humanizado porém tenho medo...sou medrosa até no parto normal no hospital kkkkkk...tenho medo de não conseguir =(
    rsrs

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  3. Pâmela seu medo não é injustificado, procure as maternidades, quase todas no Brasil possuem sala de parto humanizado equipe médica para tal

    ResponderExcluir
  4. Excelente postagem! Gostei muito do tema abordado.

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  5. eu confesso que não sei muito sobre o tema. como não quero ser mãe, nunca procurei me informar enough pra formar uma opinião. mas acho que basicamente as pessoas devem fazer o que elas querem, que não prejudique nem a saúde delas e nem a do bebê. ótimo post.

    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá JJ,

    Gostei muito do post!! :)

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post, pois devemos alertar que apesar de bonito, tem que ser seguro, o que algumas vezes não é e não vale a pena.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design