quarta-feira, 23 de março de 2016

Páscoa: Como ela é celebrada no mundo?



E ai, galera! Tô meio sumido do blog :/, mas agora estou de férias e talvez eu esteja mais presente. Como estamos perto da Páscoa, vamos trazer para vocês como a Páscoa é comemorada nos principais lugares do mundo. Então, vambora!

Começando pela Inglaterra - terra de J.K. Rowling, Adele, Jessie J, Ed Sheeran e muitos outros - a Páscoa é comemorada de forma semelhante ao Brasil, começando na sexta-feira santa (Good Friday). Uma diferença é que o feriado lá se estende até a segunda-feira (Easter Monday). O mais legal é a Easter Egg Hunts que é como são chamadas as caçadas aos ovos de Páscoa. A brincadeira pode ser organizada pela família, mas às vezes pela prefeitura, o que mobiliza toda a cidade. Outra peculiaridade da Páscoa Britânica é que eles não deixam de comer carne vermelha. Lá o prato é permitido durante a Semana Santa.



Na Espanha o ovo de chocolate não tem o status que conhecemos. A rabanada e o bacalhau são as comidas que não podem faltar. Mas o forte mesmo na Espanha são as procissões organizadas por irmandades e confrarias, que se iniciam uma semana antes da Páscoa. 



Na Itália, a Páscoa, além da religião, está ligada ao primeiro despertar da natureza, como motivo de agradecimento pelo início dos primeiros frutos do campo depois do final do inverno. A principal refeição é o café da manhã do domingo de Páscoa, onde as crianças têm que achar seus ovos de chocolate.

Na Polônia, eles seguem a tradição à risca e iniciam um jejum de 6 semanas durante a quaresma, abstendo-se de bebidas alcoólicas, carne, doces e alguns hábitos cotidianos como penitência. Eles também pintam os ovos de galinha, mas é uma reunião familiar e tem todo um ritual para isso, que começa na sexta feira santa.




Nos Estados Unidos, a Páscoa é comemorada no mesmo dia que no Brasil (que nesse ano será dia 27/3), mas essa é a única semelhança. Lá, ao invés de encherem as prateleiras dos mercados com ovos de chocolates, eles começam com pequenas referências, nas seções de cartões, depois alguns coelhos de pelúcia, cestas para fazer a Easter Egg Hunt (assim como na Inglaterra) e ovinhos de plásticos para colocar brindes, mas nada de ovos comestíveis. A grande diversão das crianças no domingo de Páscoa é acordar cedo, pegar a cestinha e sair para procurar ovinhos cozinhos e pintados. Nas igrejas, são realizadas missas para relembrar o verdadeiro sentido da data: a ressurreição de Jesus Cristo. Os estadunidenses também praticam uma quaresma de jejum e, no dia da Páscoa, a alimentação é bastante variada, sendo que algumas famílias optam pelo peru, enquanto outras prefere pratos ágeis, como pizza. O marshmallow ganha destaque na Páscoa, juntamente com coelhos de chocolate. 



E por último, no Brasil, a Páscoa, além de uma data religiosa, é também um dia lúdico para as crianças. O costume no Brasil é de presentear ovos de chocolate ou ovos pintados a mão, recheados com doces. Na verdade, esses ovos são trazidos pelo coelhinho da Páscoa. O coelho é um animal com capacidade de gerar grandes ninhadas, o que simboliza a vocação da Igreja em produzir novos discípulos. Mas para os pequenos, a imagem está relacionada com diversão. Os ovos são deixados em “ninhos” ou cestos, e a busca desse “tesouro” é uma verdadeira festa. Além da troca de ovos de Páscoa, as famílias se reúnem no domingo para celebrar um almoço, com direito a pratos especiais, mensagens de Páscoa e inclusive, músicas de Páscoa.




Gostaram das tradições de Páscoa pelo mundo? Se lembram mais de alguma? Qual chamou a atenção de vocês?! J-J




Por: Thiago Nascimento

6 comentários :

  1. Olá, minha tradição é bem católica. Participo das atividades da igreja e não como carne.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei saber da Páscoa pelo mundo!!

    Bjokas e boa noite,
    Blog: DMulheres
    Me siga no instagram : @dmulheres

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei um pouco de como é comemorado na Polônia :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefiro minhas tradições: ficar no quarto, isolado do mundo e assistindo séries e filmes na Netflix. Haha

      Excluir
  4. Não sabia das tradições nos outros países e eu sempre fui curiosa quanto a isso.É legal e bem diferente como é comemorado nos outros países.Acho bem legal a ideia de pintar ovos cozidos.Na infância minha avó escondia ovos de chocolate pela casa e a gente tinha de sair procurando até encontrar o ovo que tinha o nosso nome nele e era bem divertido hahaha...

    X J X C X

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha. Aqui, quando eu era pequeno, minha tia escondia ovos de chocolate pela casa também. Só que a gente ficava com a quantidade que a gente achava, não tinha essa de nome. Haha. Só que a gente (eu e meus primos) sempre dividiamos no fim.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design