A Quinta de série dessa semana traz um remake exibido entre 1968 e 1980, Hawaii 5-0, que está atualmente em sua 6ª temporada. Quem me apresentou a produção, foi a leitora assídua Amanda Sousa. Desde então, assisto com minha mãe.
A série é exibida pela CBS desde setembro de 2010. No Brasil, ela passa no ID e na RedeTV. A história se passa toda no Havaí e gira em torno das atividades do Departamento de Polícia local, liderado por Steve McGarret, ex-fuzileiro naval; e seus parceiros, Danny, Chin e Kono.
A série é exibida pela CBS desde setembro de 2010. No Brasil, ela passa no ID e na RedeTV. A história se passa toda no Havaí e gira em torno das atividades do Departamento de Polícia local, liderado por Steve McGarret, ex-fuzileiro naval; e seus parceiros, Danny, Chin e Kono.
A produção tem moldes de CSI, mas, claro, com suas particularidades. A agilidade, a preparação dos policiais, o espírito aventureiro e combativo, para se chegar até o suspeito de cada caso, atrelados ao clima natural e bem humorado dos personagens, podem ser o diferencial.
Em cada episódio, apresenta-se um caso com começo, meio e fim, mas pode verificar-se uma linha e continuidade de uma história principal entre os capítulos. Logo no primeiro episódio há a morte misteriosa de um homem, o que causa muitas dúvidas e surpresas que formam uma linha condutora no decorrer das temporadas. Ou seja, a série prende pelos casos de cada episódio, e pela história central. Desse modo, você pode escolher a ordem de assistí-los, mas só tome cuidado para não pular o capítulo da origem do Hawaii 5-0 e alguns cruciais. Já aconteceu de eu ver um episódio a frente e não entender o contexto.
Não só as histórias de cada caso e a história principal, chamam a minha atenção na série. A história de personagens secundários e todas as suas construções também.
Histórias secundárias
McGarret e Danny são típicos cão e gato, que se amam e se odeiam. Sério! Esse bromance é muito bom e verdadeiro. É engraçadíssimo ver os dois brigando no carro e depois assistindo filme ou um jogo juntos. Trouxe leveza e bom humor para uma série que muitas vezes pode ser pesada.
Tudo bem que Kamekona não é recorrente na série, mas sempre que aparece, é responsável por cenas de bom humor. Ele tornou-se para mim um dos personagens mais simpáticos e divertidos. Sua habilidade para cozinhar é um tanto questionável, embora dono de um restaurante. É cômico vê-lo obrigar seus amigos policiais para comer suas gororobas para promover-se economicamente. Suas cenas como piloto aéreo também renderam boas risadas.
Um pouco antes de assistir a série, sabia que Jorge Garcia participaria. Fiquei ansioso por sua aparição, até que na 4ª temporada, quando ele deu as caras, vibrei. Jerry Ortega, o nerd recluso e inteligente que vive dentro de um quarto de porão, me conquistou. Parecia que só seria uma participação especial, que Jerry ajudaria o departamento de polícia do Havaí eventualmente, e desapareceria. Mas ele foi tornando-se importante para a corporação, e hoje, ajuda nos casos, de forma científica, histórica e tecnológica. Sua história trouxe um fôlego novo de aventura e mistério.
Não poderia deixar de falar de Max Bergman, o médico legista que trabalha no departamento de polícia. Com uma seriedade de dar medo, Max pouco sorri, ao contrário dos personagens que já falei. E isso trouxe uma atmosfera interessante à produção. Max é inteligentíssimo e recluso. Será que ele poderia quebrar um pouco o gelo e torna-se mais humano? Só assistindo para saber.
Locações paradisíacas
Outro ponto positivo do seriado são as locações. A série, assim como seu remake, é toda gravada no Havaí. Sério! As cenas de paisagens, praias, florestas, trouxe uma beleza estonteante, que deixaram meus olhos a brilhar. A história de uma produção é importante, mas suas paisagens e fotografias também, e Hawaii 5-0 tem isso de sobra.
Para quem não se lembra, o fenômeno Lost também foi gravado no Havaí.
"Estima-se que “Lost” tenha estimulado a economia local em cerca de 400 milhões de dólares, dos quais cerca de 2 milhões teriam sido pagos pela ABC para filmar nas ilhas. Por isso, a estreia do remake de “Havaí 5-0″ tem um significado muito maior do que produzir uma série de entretenimento com base em um clássico: dar continuidade à produção seriada nas ilhas havaianas". (Fernanda Furquim, Veja)
Um remake que deu certo
Existe um perigo imenso de tentar repetir o sucesso de uma série. Em 2011, tentaram recriar As panteras, com As Panteras - Charlie's Angels, e não deu nada certo. A série foi cancelada e jogada no lixo com apenas 8 episódios.
Historicamente, a série original de Hawaii 5-0 era a produção policial de maior duração da tv americana. Foram 12 temporadas no ar, até que em 2003 Lei e Ordem ultrapassou essa marca. Mas o remake surpreendeu e está em sua 6ª temporada.
A atual série, apossa-se de alguns elementos e personagens da original, mas também cria outros, como a substituição do personagem Zulu, por uma personagem feminina, Kono, e uma nova abordagem da história. Confira algumas dessas novas releituras:
Produção, audiência e abertura
Em 2008, a CBS resgatou o projeto de produzir a continuação da original Hawaii 5-0. Não deu certo. O roteiro apresentava Chris McGarret, filho de Steven McGarret, como novo chefe do departamento de polícia. A história não agradou e foi engavetada.
Em 2009, Roberto Orci, Alex Kurtzman, ambos produtores de Fringe; e Peter Lenkov, de CSI:NY apresentaram, não uma continuação, mas um remake que agradou, encomendando o piloto em 2009. O sucesso da série também se deve aos seus produtores. Assisti Fringe, e não tenho outra palavra pra descrevê-la a não ser: FANTÁSTICA. Bem como assisto Alias, de Orci e Kurtzman, e também a acho excelente.
Mesmo com todos esses pontos positivos (história, locação, produção), a série apresenta falhas (claro que ela não é uma das 7 maravilhas do mundo!). Ela tem sim plots bobos e desnecessários e alguns casos pouco interessantes. Alguns! Porque a maioria deles são muito bons. Isso mostra que não dá para uma série manter a excelente qualidade entre um episódio e outro.
A série recebeu críticas positivas. Hawaii 5-0 aparece entre os top 25, de um ranking semanal, para todas as idades, com dez milhões de telespectadores.
E claro que "a cereja do bolo" deveria ficar para o final. O tema de abertura envolve e faz você aumentar o som da TV. Mesmo com a repaginação da trilha de 1968, a nova abertura ficou muito boa. Confira as duas e o trailer para quem ficou com água na boca. J-J
Por: Emerson Garcia
Noosa, eu assiti no tempo da primeira versão hahaha Nem sabia que havia remake. Bom saber.
ResponderExcluirUm beijo grande,
Blog: DMulheres
Instagram: @dmulheres
Que legal! Você era da época da primeira versão? Que nostalgia.
ExcluirSempre boas indicações :)
ResponderExcluirBoa quinta!
http://www.cherryacessorioseafins.com.br/
Valeu. Esteja sempre acompanhando.
ExcluirMinha prima adora assistir essa série; eu nunca assisti.
ResponderExcluirhttp://www.cristadelicada.com.br/
Já ouvi falar bastante porem nunca assisti! Vou ir atrás!
ResponderExcluirAdorei a dica, beijos
www.ataquedamodaa.com
Muito interessante. Nunca tinha ouvido falar dessa série. Parece interessante. Tem no netflix? vou procurar :)
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Tem sim. Algumas temporadas.
ExcluirMuito interessante essa série, eu me amarro nas policiais. Ótima indicação.
ResponderExcluirBeto
blogcoisastriviais.blogspot.com
Eu assisto de vários gêneros.
ExcluirEssa série tem no Netflix, mas lá por enquanto só tem até a quinta temporada, mas eu nunca assisti, parece legal!
ResponderExcluirbomhumornaosaidemoda.blogspot.com
Obrigado pela informação. Sim. Muito legal. Cheia de ação e mistério.
ExcluirOlá Emerson,
ResponderExcluirNão curto muito séries, pois nunca consigo acompanhá-las, sabe? Sempre acabo me perdendo entre os episódios rs.
Apesar disso, achei a premissa dessa série legal.
Valeu a dica.
Beijos,
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Sei bem como é isso, Bruna. Eu assisto várias e preciso de um app pra me ajudar a não me perder.
ExcluirEu amo séries! Ainda não assisti essa, estou no momento assistindo: How To Get Away With Murder, Girls, Once a upon time, Fuller House e Gossip Girl (esperando Jessica Jones e Sense8 voltar ahah). Pra que ter vida social não é mesmo? HAHA Enfim, adorei a dica!
ResponderExcluirwww.vestindoideias.com
Pra quê? Série é tão legal! Dessas que você falou assisto HTGAWM e OUAT. Aliás, HTGAWM está muito bom! Sempre me surpreendendo.
ExcluirGostei! Principalmente por se passar em um lugar que nem todo mundo explora pra filmagens, que é o Havaí. Eu no momento to assistindo Friends e Pretty Little Liars, mas to atrasada em The Vampire Diaries e umas que foram canceladas. Esperando Sense8 voltar e querendo assistir ainda a mais séries. To ficando louquinha já, hahaha! Quando começar a época de provas, ferrou.
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
Pois é. É difícil saber conciliar tudo isso haha. Dessas que você falou tenho vontade de ver Sense8, mas ainda não tive tempo.
ExcluirNossa, gosto bastante de séries! Adorei o blog, e já estou seguindo para acompanhar os posts!
ResponderExcluirUm abraço!
http://umalbumpanoramico.blogspot.com.br/
Que bom! Fico feliz por isso. Também estou te acompanhando.
Excluir