Duas marcas tornaram a se enfrentar no campo de batalha da publicidade. Falei desse mercado competitivo, estratégico e sanguinário no post Slogan usurpado: S de Sadia ou de Seara? e dos seus desdobramentos em Guerra dos frios. Diferentemente das marcas brasileiras Seara e Sadia que motivaram ações judiciais no Conar, McDonald's e Burker King, marcas internacionais e conhecidas em todo o planeta, provocaram-se comercialmente falando, mas nada de colocar a justiça no meio.
Falamos da França, país de liberdade em todos os níveis. O Brasil, embora com espírito democrático e libertário, ainda incorre em erros de "achar a propaganda de fulano de tal provocativa e de ser digna de ir pra justiça". É só lembrarmos de todo a polêmica gerada com o Digitau recentemente.
No Brasil, somos capazes de calar a liberdade publicitária; de dizer o que é correto ou errado, em se tratando de arte e publicidade; de calar a voz de grandes marcas, não as permitindo que elas provoquem outras. Não tem nada a ver com concorrência desleal ou "jogar sujo". Tem a ver com estratégia de marketing e perspicácia. O Digitau, por exemplo, não tinha a ver com jogar sujo com a gramática, mas com uma licença poética e um jogo de palavras.
O caso do país do Pedro Blanche
Tudo começou com a McDonald's francesa produzir um outdoor explicando "como se chegar ao Burger King mais próximo". A princípio, parece que a empresa do Ronald McDonald's quer ajudar seu concorrente, mas não. Quer atrapalhá-lo, criando um mapa cheio de setas, paradas e locais. O McDonald's diz que o BK mais próximo fica a 258 km. Veja:
Fala sério! Eu amo o BK, mas entre dirigir 258 Km e 5 Km, o que vocês acham que eu escolheria? Isso aí! Ronald McDonald's na cabeça!
A sacada da marca foi perfeita. A campanha é assinada pela TBWAParis e tem até uma propaganda veiculada na TV:
E como ficou o BK depois disso? "Colocou o MC na justiça, Emerson!" Negativo! Mas se fosse aqui no Brasil era exatamente isso que ia acontecer, e adeus investimentos publicitários e tempo disponibilizado para a campanha. O BK respondeu de forma provocativa e bem-humorada ao concorrente, com uma campanha publicitária televisiva. "Mas Emerson, a Sadia também fez isso aqui no Brasil". Sim, fez. Depois de perder uma ação na justiça e a campanha da Seara retornar à tv. Vai vendo.
Na campanha, o BK se apropria da ideia do MC, de algumas cenas e da placa na estrada, e mostra um casal que se depara com a placa no caminho e opta por ir até o MC. Lá pedem um café grande e explicam para a atendente que "a viagem seria longa".
"A ideia [...] é mostrar que os fãs de Whooper não se incomodam com a distância para poder apreciar os produtos da marca".
O mundo aguarda por uma tréplica do McDonald's, mas acho que o BK o calou por um bom tempo. Enquanto isso, o Giraffas propõe um acordo de paz para vender um de seus produtos tipicamente francês: o Petit-Gateau.
"Jogar sujo?" Não! Estratégia de marketing
Deixem a disputa de lado e venham fazer as pazes com a mais francesa das nossas sobremesas. #PeaceDayTodoDiaMcDonald's...
Publicado por Giraffas em Quarta, 2 de março de 2016
"Jogar sujo?" Não! Estratégia de marketing
O que as marcas utilizaram foram estratégias de marketing para atingir os seus objetivos. Não existe nada de mal em ser competitivo, desafiador e mostrar inovação, mesmo por meio da provocação de seus principais concorrentes.
Confira algumas dessas propagandas provocativas. A primeira, mostra que a rivalidade entre as marcas de fast-food's não é de agora:
Já a Samsung resolveu provocar a Apple justamente na área em que a concorrente tem mais dificuldade: autonomia de bateria.
Neste anúncio, a Nokia mata dois coelhos como uma cajadada, como se diz na gíria: promove o lançamento de seu smartphone e ainda tira um sarro da velha briga entre Apple e Samsung.
A publicidade brasileira ainda tem muito a aprender. J-J
Por: Emerson Garcia
Achei genial a resposta do BK ao MC HAHAHA Aqui tentaram ser legal e juntar os dois, mas deu feio HAHAH Acho que tudo depende, processo não sei, mas iria dar repercussão HAHA
ResponderExcluirwww.vestindoideias.com
Com certeza temos muito o que aprender, mas também temos que ver se Brasileiro sabe brincar kkkk... porque não sei se funcionaria assim tão bem no Brasil mesmo :P
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Um pouco de competição amigável não faz mal a ninguém, certo? Ainda mais com tanta criatividade por trás.
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirAchei muito bacana a postagem. Não só o ramo da publicidade, mas os demais tem muito a aprender com os países estrangeiros.
Adorei a forma como eles criam respostam para a concorrência.
Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
E ainda continuam criando respostas. Isso é incrível.
ExcluirBurguer King, McDonald's e Coca Cola dão um show quando o assunto é publicidade. Lá fora eles destroem, obvio, mas aqui também tem uma sacada boa em alguns comerciais, são poucos os que salvam. Sei que a maioria das publicidades estrangeiras dão um show! To estudando Publicidade e Propaganda né, to aprendendo exatamente isso, a ter uma boa ideia pra um comercial, alimentar e sustentar a criatividade. Vai que futuramente eu produzo um comercial mega bom né? Hahahaha!
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
De fato tem comerciais brasileiros muito bons. Que instigam o pensamento. Espero que tenha boas ideias.
ExcluirQuem derá estar atrasado apenas na publicidade, temos muitas coisas para aprender com os americanos :*
ResponderExcluirhttp://www.cherryacessorioseafins.com.br 💖✨
Gentee que massa!! me diverti muito com essas propagandas, acho que existissem mais dessas seria legal ver comercial hahaha, ri mt com a do menino da Mc
ResponderExcluirwww.byanak.com.br
O menino da MC foi esperto, não foi?
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