sábado, 26 de março de 2016

Economia de ovos


A Páscoa é amanhã e os brasileiros tem encontrado dificuldades de comprar os ovos de chocolate por conta da retração econômica. Em um supermercado tradicional, por exemplo, não é possível encontrar um ovo por menos de R$ 30. Empresas, supermercados e fabricantes tem criado opções e estratégias para não perderem consumidores.

Como viram no post de segunda, os ovos de colher é uma saída para gastar menos, mas ainda tem outras, como ovos caseiros, parcelamento e a fabricação de produtos menores. 


Por que os ovos estão tão caros?

O principal motivo inegável é a crise financeira. De acordo com Ubiracy Fonseca, vice presidente da Associação Brasileira de Chocolates, Cacau, Amendoin e Derivados (Abicab):

Os ovos de Páscoa deste ano tiveram reajuste de preços devido ao aumento do dólar e também de componentes da cadeia de produção como açúcar, combustível e armazenagem.


O outro, tem a ver com a confecção e fabricação dos ovos de páscoa. Não falamos apenas de chocolate, mas de todo o trabalho, que envolve embalagem e surpresas que vem dentro. Sem contar ainda do risco desses ovos quebrarem durante o transporte até chegarem aos supermercados. Não tem como negar que um ovo de chocolate é bem mais frágil que uma barra.

Falando em barra de chocolate, quem já ouviu a frase: "Você não vai ganhar ovo de páscoa, e sim 3 barras de chocolate, pois é mais barato"? De fato, as barras são mais em conta, e podem ter até o mesmo sabor. A economia, ao se comprar uma barra chega a quase 80%, na imagem abaixo:  



    
Mas fala sério, trata-se da PÁSCOA, e não de uma data qualquer. Existe toda uma magia em se ganhar um ovo. As pessoas esperam o ano todo para isso. Barra de chocolate você pode comer durante o ano, ovo de páscoa não.

O fato de preço de o ovo ser tão mais caro que o chocolate em barra é um indicativo de que ovos e barras não são exatamente substitutos. Apesar de o chocolate ser muitas vezes o mesmo, há muitas outras coisas envolvidas. Trata-se de uma situação especial. (Fonte: Exame)


A tabela abaixo da Veja mostra uma mega economia ao comprar barras de chocolate ao invés de um ovo (1 ovo Diamante Negro equivale a= 8,1 barras de Diamante Negro). É econômico? Sim, mas não é isso que está em jogo na páscoa, em minha opinião, e sim demonstrar que você gosta de alguém presenteando com um ovo. 





Produção de ovos caseiros

Você pode fugir dos ovos industrializados e do parcelamento de 6X de um ovo de páscoa, comprando e/ou produzindo ovos caseiros, que são até mais gostosos que os industrializados. Tudo isso pra não fugir dessa tradição.

A tecnologia de produzir chocolates não é tão complicada assim. [...] Para fazer um ovo, “basta” derreter o chocolate, colocar numa forma, esperar esfriar e embrulhar num papel bonito. (Fonte: Exame)




Um ovo artesanal não é de todo ruim, se utilizar produtos de boa qualidade e fazer bem feito. Sem falar ainda das boas ideias de sabores. Eu vi uma reportagem no DFTV, de duas jovens que estão fazendo ovos caseiros e elas produzem e vendem mais de 60 sabores, incluindo o recheio de batata frita. 


Ovos menores

Para se ajustar a esse cenário econômico ainda, empresários e fabricantes mudaram a média de tamanho dos ovos de chocolate. Em 2015, a média era de 400 g, agora 250 g, com repaginações e novidades. Se por um lado perdeu-se alguma coisa com a redução, por outro ganhou-se.

De acordo com Ubiracy Fonseca, os fabricantes tem superado a retração econômica, produzindo mais com menos:

“O consumidor que antes comprava ovos de 500 gramas, por exemplo, optará por um de 250 gramas ou 300 gramas, porque é tradição do brasileiro dar ovos na Pascoa”.


Os ovos de páscoa da Nestlé e da Lacta, por exemplo, ganharam versões menores, além de alguns tamanhos terem saído das prateleiras.

Confira os principais lançamentos de ovos de páscoa em tamanhos menores (outros você vê nesse link):



Arcor lançou o ovo de mousse de maracujá de 220g



A Lacta investiu em ovos recheados de 95g, que custam até R$ 10



Ovo da Lindt de 160 g



Prestígio e Sensação tiveram redução de tamanho - agora tem 240g. Já o Especialidades só será vendido no tamanho de 350 g.



Com todas essas ideias de economia, será que ainda terá alguém que comprará barras de chocolate? J-J

P.S: Sem contar as mudanças na porcentagem do IPI de chocolate, decretadas pela presidente Dilma Rousseff e mostradas a mim pelo Pedro Blanche, que deixará a sistemática mais transparente e justa. Confira os detalhes aqui




Por: Emerson Garcia

27 comentários :

  1. Realmente a graça da Páscoa é ganhar ovos, mas sabe que eu não me importo nem um pouco em ganhar barra? Acho que pra mim se for chocolate, tá ótimo HAHA
    Tenho uma amiga que fez ovinhos em casa, realmente é uma boa saída e ficam uma delícia!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano eu ganhei mais chocolate que ovos. Até já comi tudo haha

      Excluir
  2. Eu sou bem criança, gosto dos ovos de páscoa porque tem os brinquedos super legais :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E esses costumam ser bem caros né? Infelizmente eu não ganho mais esse tipo de ovo :/

      Excluir
  3. Nossa, adorei o post, muitas vezes não percebemos muitos detalhes que nos influenciam como seres consumidores!
    Adoro o blog, pelas boas matérias, completas, e cheias de novidades, além de verdadeiras, são bem escritas, e de fácil entendimento!
    Abraços!
    http://umalbumpanoramico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Victor. Querendo ou não somos influenciados por esse comércio de selva.
      Obrigado pelo elogio! Continue acompanhando, tem muita coisa boa por aí.

      Excluir
  4. Muito legal o post, achei os ovos de páscoa esse ano absurdamente caros! Realmente, vou ter que optar pelas barras de chocolate mesmo haha'. Na verdade, a minha estratégia é comprar ovo depois que a páscoa passar, porque assim ele estará bem mais barato..
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa também é uma boa estratégia, mas o ruim é comprar ovos quebrados e com defeitos. Aí é bad.

      Excluir
  5. Olha ta muito feio mesmo os preços dos ovos esse ano, é mais fácil comprar uma barra que vem mais chocolate e é super em conta.
    Eu acabei não comprando nada pra ninguém esse ano e acho que não vou ganhar nada também haha
    Informativo seu post, não conhecias essas estratégias, maneiras diferentes de ovos para tentar vender
    Beijos
    ah tem tag pra você lá no blog.
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio. Pois é! As barras são mais em conta por um lado, mas tem um leque imenso de outras variedades.
      Obrigado pela tag. Em breve irei respondê-la. :*

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?

    Já foi o tempo que eu morreria se não ganhasse um ovo de páscoa. Hoje em dia sendo chocolate, eu aceito barra, caixa ou até mesmo o ovo. Realmente esse ano deu uma aumentada nos preços, resultado da crise. Espero que no próximo ano esse quadro mude, não custa ter esperanças, não é?

    Um ótimo fim de semana. Até mais!
    Link do blog: http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
    Não deixe de dá uma olhada em meu Instagram, Twitter & Snapchat: @mais1almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certo! Sendo chocolate é o que importa hehe
      Também espero que com essas mudanças nos impostos de chocolates, tenhamos redução em 2017.

      Excluir
  7. Realmente os ovos de páscoa desse ano estão muito caros, tanto que pensei que iria ganhar uma barra ou uma caixa de bombom mesmo para compensar, mas acabei ganhando o ovo :3

    Beijos
    http://www.maisdocequemell.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu que você conseguiu triunfar sobre a crise? Kkk
      Em breve visito o seu blog. Beijos!

      Excluir
  8. Adorei o Post, cada ano os ovos de Páscoa está cada vez mais caros e eu cada dia com menos dinheiro. Não conhecias essas estratégias, maneiras diferentes de ovos para tentar vender. ótima dica.

    Feliz Pàscoa.
    http://blogdaadilene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post!
    Primeiro ano que fico sem chocolate... troquei por um saco de marshmallows... pra mim está bom também...kkkk

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  10. Realmente os ovos estão BEM caros! E esse ano ainda participei de dois amigos invisíveis. HAHHAAHAH quase fui a falência, mas tudo bem! :D Eu não me importo de ganhar barras de chocolate, não. Além de ser mais em conta, é tão gostoso quanto o ovo. :)
    Beeijos
    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E esses amigos invisíveis foi de chocolate ou de ovo? Acho que de chocolate né? Devido a crise hahaha

      Excluir
  11. Oi Emerson,
    Eu já desisti de ovos de Páscoa, pode me dar as barras mesmo que eu aceito, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Como não compro ovos de páscoa, não sei muito sobre os preços, mas deviso à crise, o preço deve tá bem salgado mesmo.
    Quanto a preferencia, gosto mais de barras de chocolate. Acho mais prático. Ovos menores e caseiros também são ótimas dicas para driblar o preço alto.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua opinião. Eu não abriria mão de nada disso haha. Tudo é gostoso.

      Excluir
  13. Acho um absurdo custar tão caro. Ser um pouco mais caro do que uma barra de chocolate do mesmo tamanho eu até entendo, pois tem muita coisa envolvida quando falamos de épocas sazonais ou com apelos emocionais. Mas custar 70% mais caro é ridículo. Não ganho nem compro ovos de páscoa já tem uns 7 anos. Prefiro fazer ou dar outra coisa. E quem me conhece sabe disso também, (além do que, engorda...rs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer deve ser bem divertido né? Verdade. Chocolate engorda muito.

      Excluir
  14. Aqui em casa substituímos alguns ovos por caixa de bombom e barra mas não faltou chocolate rsrs! Os preços realmente estavam absurdos, tinha ovo até de R$80,00, sem noção =/

    bomhumornaosaidemoda.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design