quinta-feira, 24 de março de 2016

A páscoa na mídia

Hoje, para quem acompanha a programação do JJ, era dia de Quinta de série, mas como estamos na Semana da Páscoa, falarei de como canais abertos e fechados abordam essa data em sua programação.

Esse ano, das quatro emissoras principais abertas (Band, Globo, Record e SBT), duas (Record e Globo) trarão filmes e desenhos com a temática pascoal. A Record trará o clássico - já exibido por vários anos - Jesus de Nazaré no Cine Record Especial amanhã às 15h45 e A paixão de Cristo na Super Tela às 22h30. A Globo exibirá Maria- Mãe do Filho de Deus no Corujão amanhã e A era do gelo- Uma aventura de páscoa no Desenho Especial no domingo. O SBT optou por exibir na Tela de Sucessos Scooby-doo e a Band por nenhuma programação.



Já é de praxe na TV aberta a veiculação desse tipo de programação. Alguns canais fala explicitamente da vida, morte e ressurreição de Jesus; outros de desenhos animados com o foco no coelho da páscoa; e outro, da figura que deu a luz ao filho de Deus: Maria. Alguns optam por deixar o sentido religioso e cristão de lado, exibindo Scooby-doo.

Cada vez mais, a temática bíblica está presente na mídia em novelas, filmes, programas e séries. O maior exemplo recente disso é o sucesso da novela Os dez mandamentos, que estreia sua nova temporada dia 04 de abril. Talvez essa temática religiosa seja o foco de muitos outros produtos que virão a frente.

A TV internacional também está alinhada a essa nova tendência. São vários filmes, documentários e séries, como Finding Jesus, Killing Jesus, A.D. The Biblie Continues e A Bíblia. O que esses produtos tem entre si? Todos são encomendados pelas emissoras CNN e National Geographic.



Dois deles merecem destaque por serem novos e veiculados em 2016.


Finding Jesus
Série produzida pela CNN, que estreou dia 9 de março e é exibida às 21h.


"A série conta com as últimas pesquisas científicas e arqueológicas junto com um painel de primeira classe de contribuintes que irá fornecer comentários de especialistas e investigar a autenticidade dos seis objetos que poderiam lançar um novo olhar sobre Jesus Cristo".

Confira o trailer:





Killing Jesus
Série do National Geographic Channel que estreará dia 29 de março às 20h. Será distribuída para mais de 171 países em 45 idiomas.

"Esta é uma história que quase todo mundo conhece, com mais de 2,2 bilhões de pessoas ao redor do mundo a seguir os ensinamentos e princípios de Jesus de Nazaré. Mas os detalhes históricos íntimos de sua vida e os conluios políticos que levaram à sua morte brutal trazem um contexto intrigante para a história familiar".

Confira o trailer:





E as séries não encomendadas?

Frisei acima que todas as séries religiosas foram encomendadas pelos canais para serem produzidas. Quando se fala em uma série comum, dificilmente veremos o tema da Páscoa sendo abordado. Aborda-se o tema de Ações de Graças, Natal, Dia dos namorados, Hallowenn, mas pouco, ou nada, sobre ela. 












Em uma das poucas vezes que ela foi retratada foi de forma errônea no episódio Todo mundo odeia a páscoa de Todo mundo odeia o Chris. Assista e entenda:




Por que a páscoa não é retratada na maioria das séries?! Percebemos em todas as festas tradicionais costumeiramente exibidas na tv, um clima de festa e celebração. Para quem percebeu no post do Thiago de ontem, páscoa é um tempo de abstinência, quaresma e reflexão em muitas culturas. Desse modo, acredito que é um período sagrado de verificação de nossos atos, e por isso tão pouco televisionado.  

"O sentimento por trás da páscoa é outro, é um tempo de reflexão e de paz, e já há muito essa época do ano é a mais silenciosa, não existe muito motivo para “festa”, a celebração é diferente".  (Felipe Schramm, Cabide Colorido)


Para quem não compreendeu muito bem, é só analisar os filmes que passarão amanhã e todo o clima pesado, de dor, sofrimento e violência. A atmosfera mudará bastante, assim como das séries bíblicas encomendadas. E olha que nesse período passará um especial de A era do gelo e Scooby-doo, mas nada que alivie a tensão do restante da programação. J-J





Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. O mesmo de sempre, né Emerson? As emissoras não costumam inovar muito nessa época. Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre a mesma coisa. E nem em muitas outras datas festivas. Uma pena.

      Excluir
  2. Eu acho que os filmes que relatam o verdadeiro sentido da páscoa, eram os únicos que deviam ser exibidos, em todos os canais. Mesmo com a diferença de religião, as pessoas deveriam saber o que aconteceu. Posso até estar errada, mas é o que eu acho. Ah, e sim, é verdade que praticamente nenhuma série mostra essa data. Gostei do post!
    beeijos

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais do que religião, esse fato faz parte da história mundial, querendo ou não. Até porque a história foi dividida em AC e DC. Gosto muito como os fatos são retratados nas séries encomendadas.
      Boa semana!

      Excluir
  3. Excelentes dicas, fiquei super curiosa para ver Mensagem Subliminar :D

    Beijocas

    www.vidabonita.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E porque não viu? Rsrs No vídeo fala o que a série falou mal da páscoa.

      Excluir
  4. Adorei as dicas. uma excelente semana santa e uma ótima páscoa.

    Boa noite
    http://blogdaadilene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. As emissoras de TV que passam filmes falando da data sempre passam os mesmos,elas precisam inovar.

    Eu não costumo comemorar essa data,ela é triste / feliz.

    Tenha um ótimo fim de semana.

    Abraços, www.princedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comemoro em todas as fases. Posto textos, fotos no instagram. É uma data memorável para os cristãos e creio que pra humanidade também.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design