sábado, 28 de fevereiro de 2015

Dom do olhar: temas sociais

ou Dom do olhar: Kate T. Parker /Jackie Dives






Uma das categorias que admiro na fotografia, são as fotos de temas sociais. Elas contam histórias dramáticas, emocionantes, e sobretudo, reais, o que é plausível em um mundo manipulável e egoísta para com as causas sociais. 

O Fotojornalismo é algo que precisa de percepção do ambiente e de um olhar crítico sobre o mesmo. Algumas dessas fotografias são em P&B, e nacionalmente, temos o fotógrafo Sebastião Salgado (talvez fale dele em outro post).

Temas como a adoção e a recuperação de drogas são atuais e trazem amplas discussões para a sociedade. As fotógras Kate T. Parker e Jackie Dives entenderam isso.




Kate T. Parker

Fotógrafa norte-americana, que vive atualmente em Atlanta, nos Estados Unidos. Tem experiência em fotos documentais, e é autora do ensaio Blended (misturados), em que fotografou o processo de adoção de um bebê de sua irmã e de seu cunhado. 












Jackie Dives

É canadense e trabalha com retratos e fotografia documental. É autora de uma série de fotos em que retrata a recuperação de seu irmão (!) do vício da heroína. O ensaio, foi um pedido de Dives, para mostrar à sociedade sua luta diária contra as drogas.




Confira algumas fotos de ambos os ensaios!


Adoção











Tem como não se apaixonar por essas bochechas fofas? “Ele é o bebê mais feliz e bonitinho do planeta. Tenho tanta sorte de ter [esse] homenzinho em minha vida”, disse Kate T. Parker.








Confira o ensaio completo aqui.

O que me chamou atenção foi o amor e a igualdade racial. Duas coisas tão bonitas... caminhando juntas. A fotógrafa soube capturar a reação de uma criança que não é adotada, e quando ela é adotada. Em uma entrevista que Kate deu ao Huffington Post, ela disse que "sabia que gostaria de documentar o bebê sortudo que receberíamos na família." O amor dessa tia babona surgiu bem cedo e cheio de objetivos positivos: "o poder do amor, a espera agonizante (e depois o júbilo) da adoção, as boas-vindas a uma outra vida para nosso clã e o que significa ser uma família birracial.”



Recuperação de drogas














70 gramas de metadona + heroína



60 gramas de metadona + heroína 



Livre das drogas

Confira o ensaio completo aqui


Essas fotos me deram um misto de tristeza e alegria. É triste ver jovens nas ruas, em submundos fétidos, usando drogas, como o crack e  a heroína, retratada nesse ensaio. Nem todos conseguem sair, como Dives. Essa é uma realidade cruel. Mas há uma alegria no meu coração para com os jovens que conseguem se recuperar. Jackie fotografa com clareza e sem rodeios, momentos de emoção na vida do seu irmão. Ele traz bastante verdade em seu olhar, transmitindo dor, tristeza, alegria e agonia. O que é importante para mim é um simples momento na vida do meu sujeito. Não é algo forçado ou artificial. Eu quero mostrar o meu sujeito de forma verdadeira“, disse Jackie em seu site.



Temas sociais em fotografias tem um poder incrível de fazer refletir. É certo que eles conseguem nos emocionar, mas não é uma emoção passageira, e sim duradoura, que levará a reflexão e críticas sobre a sociedade em que vivemos. J-J


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Eu amei as fotos, principalmente as do tema adoção. Que bebê mais lindo meu Deus. Super legal o post!

    http://cold-vanessa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!!
    Sou muito apaixonada por fotojornalismo, acho emocionante pra crlh nos comovem muitas vezes que documentários dependendo da situação, adorei!

    Beijos ;*

    Isabella | http://isabellalessa.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa que post maravilhoso! sou apaixonada por fotografia, trabalhei como fotografa por 5 anos, acabei "parando" me dedico inteiramente ao meu blog hj, mais a fotografia faz parte de vida de um blogueiro né?! Então ainda vivo muito de fotografia, o que é ótimo!
    Fotos belíssimas nesse post!

    www.mihpocket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei conhecer mais da sua história. E as fotos são lindas mesmo.

      Excluir
  4. Fotos lindas e temas super interessantes, adorei! Vou dar uma olhada nos ensaios completos.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design