Tornaram-se comuns os processos nas justiças de artistas que disseram que suas imagens foram utilizadas de forma indevida. Como se esquecer do caso de Carolina Dieckmann e suas fotos nuas divulgadas de forma indevida; ou da superexposição que o apresentador Rafinha Bastos fez da filha recém-nascida de Wanessa; ou então, da manipulação mal-feita no braço da modelo Marisa Miller?!
A má-utilização de imagens de artistas é um tema polêmico e atual. Talvez as pessoas achem, que por eles estarem na mídia e serem superexpostos, eles podem ser alvos de comentários, fotos, imagens e brincadeiras. Não é bem assim. Eles também são humanos e tem o direito de ter momentos de privacidade. Entendo muito bem o motivo de pais conhecidos não quererem a exposição de seus filhos na mídia.
Na semana passada, foi a vez das atrizes Drica Moraes e Marjorie Estiano serem expostas de forma indevida. Uma propaganda do Teresina Shopping trouxe as duas em uma espécie de piada, para a promoção do centro de compras. Os agentes de marketing aproveitaram o sucesso das atrizes na atual novela das 9, e fizeram uma brincadeira publicada no Facebook do shopping.
Creio que os publicitários usaram as personagens da novela, mas, infelizmente, o que transpareceu foram as atrizes. Eles não mediram as consequências disso e não pediram permissão de imagem nem para elas, nem para Globo, nem para o autor da novela. É plausível que se ache que isso não vai dar problema, mas creio que a personagem de alguém tem a ver com o próprio ator que interpreta, mesmo que esteja trajando o figurino da novela.
As artistas irão para a justiça por causa do ocorrido. “Mas quem autorizou?”, as duas se perguntaram. O problema estar em achar que tudo pode ser publicado. O cantor Chico Buarque já indenizou esse mesmo shopping por conta de usar publicidade desenfreada e sem permissão (Acho que o Chico vai ter que indenizar muitas empresas, porque toda hora eu vejo uma montagem dessas no Face rsrs).
Creio que as atrizes e o Chico Buarque estão certos em suas concepções. É preciso frear essa publicidade não-autorizada, pois tem muitos que fazem brincadeiras, que nem todos os artistas gostam, e seria de bom alvitre comunicá-los antes de fazer essa propaganda a custa dos outros. J-J
Por: Emerson Garcia
Acho um baita absurdo essa utilização de imagens sem autorização! Estão mais que certas as atrizes! Sem falar que parece que o shopping não aprende, hein?!
ResponderExcluirbeijos
www.chezb.com.br
Pois é. É cada uma que se vê.
ExcluirEsse Teresina Shopping não aprende, né? Um horror esse tipo de marketing!
ResponderExcluirPéssimo.
Excluir