Sempre fui fascinado pela fotografia de um filme. Elas me deixam deslumbrado, emocionado, alegre e triste. São várias as sensações que elas produzem em mim. Confesso que reparo demasiadamente na fotografia de um filme. É algo que me faz refletir e viajar no porque daquelas cores, daquela luz, daquele tom na produção. O trabalho de um diretor de arte é bastante difícil, em minha opinião, porque ele vai ter que transmitir para as telas, o que ele percebeu de mais condizente como fotografia para aquele filme.
O site Movies In Color traz uma série de paletas de filmes (atuais ou não), além de discorrer do estilo de diretores e cinematografistas. É um site muito interessante. Para começar a brincadeira, escolhi 7 paletas de cores de filmes que me chamam a atenção, e irei falar um pouco sobre elas. Vamos lá?!
1- O fabuloso destino de Amélie Polain
Esse é um dos filmes que mais gosto da fotografia. O diretor fotográfico foi bem ousado ao trazer como cores centrais o vermelho, o amarelo e o verde. Ficou simplesmente incrível. Além disso, a produção tem um tom alaranjado envelhecido, como se o filtro do filme fosse laranja. Isso trouxe uma atmosfera diferente e aconchegante. Parece que estamos envoltos em um clima nostálgico e de infância.
2- Um olhar do paraíso
3- Pulp Fiction
Pulp Fiction não só ousou no roteiro como também na fotografia. O filme dos anos 80, trouxe cores vibrantes, intensas e melancólicas às telas. Quentin Tarantino, de acordo com minhas pesquisas, adora cores extravagantes e chamativas. Foi assim em Kill Bill, onde trouxe cores como o preto, o amarelo mostarda e o rosa choque. Já em Pulp Fiction, ele mistura as duas paletas: uma mais dark, e outra mais intensa.
4- The Hobbit: Uma jornada inesperada
O Hobbit é aquele típico filme épico com cores mais vintages e voltadas para o marrom, como puderam ver na imagem acima. Gosto muito desse tipo de fotografia. Acho que ornou muito com o tema de aventura que a produção sugere.
5- Vanilla Sky
6- Amor além da vida
7- Onde vivem os monstros
Tudo nesse filme é fofo ♥ A trilha sonora, a história, e claro... a fotografia! O marrom, e suas tonalidades, além do amarelo, dourado e amarelo queimado, são as cores principais. Alguns filtros são claros, outros escuros, para dar um ar melancólico, nostálgico e alegre. Não tem cores muito fortes, e sim, cores contidas, mas não deixa de ter uma bela fotografia.
Gostaram das paletas dos filmes? Que outro filme você gosta da fotografia? Diga nos comentários! J-J
Por: Emerson Garcia
Desses só assisti Onde vive os monstros e Hobbit gostei dos dois, as histórias são interessantes.
ResponderExcluir♡ lugarrnenhum.blogspot.com.br ♡
OVOM é lindo S3
ExcluirQue dica bacana, vou dar uma olhada no site. Desses filmes que vc citou, meus favoritos são o 3 e 6;)
ResponderExcluirBoas escolhas. Admiro muito a fotografia do Pulp Fiction também.
ExcluirAcho que você vai achar esse vídeo bacana, é sobre o uso de cores e filtros no cinema: https://vimeo.com/116019668
ResponderExcluirAdorei o vídeo Camila. Muito bom!
Excluirjá assisti o segundo. tem realmente essa parada das cores. pena que n gostei do filme. kk mas a imagem e tudo mais é boa sim
ResponderExcluirsomundomeu.blogspot.com
Ahhh uma pena que não gostou do filme.
Excluirgente!
ResponderExcluirQue legal =D
Achei super interessante e vou passar a reparar melhores nas cores que estão nos filmes ahaha
Blog do Sofá
Isso aí.
ExcluirUm olhar do paraíso pra mim é todo lindo, mas adoro a fotografia do filme Perfume, A Outra e O cavaleiro sem cabeça.
ResponderExcluirMe impressiona.
:**
Obrigado pelas dicas, Carla. Vou falar desses em outro post.
ExcluirAdorei o site, já dei uma olhada por lá hehe. Desses filmes, gosto muito do 2 e do 7. Adorei o post, bjos :*
ResponderExcluirhttp://cold-vanessa.blogspot.com.br/
Um olhar do paraíso e OVOM tem fotografias estonteantes mesmo.
ExcluirAdorei seu blog! O post está ótimo... acompanhando seu trabalho ;)
ResponderExcluirUm grande abraço
www.mihpocket.com.br
Obrigado.
ExcluirOlá! Só queria esclarecer que quem define a paleta de cores é o diretor de arte. O tratamento de cor, na finalização, é definido pelo fotógrafo.
ResponderExcluirObrigado. Irei corrigir. Abraços e boa semana.
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