segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Novela em Sinfonia

Dia 11 de junho de 2025 a rede Globo exibiu o especial Novela em Sinfonia em homenagem aos 60 anos da emissora e aos 85 da Orquestra Sinfônica do Brasil (OSB). Imagine as trilhas sonoras de novelas emblemáticas interpretadas por artistas e instrumentistas renomados?! Esse foi o objetivo desse especial, apresentado pelo ator Tony Ramos.

Com classificação etária de 10 anos, o especial misturou o popular e o clássico promovendo grandes encontros da música brasileira com a OSB por meio de trilhas sonoras das aberturas de novela. O projeto inclui arranjos inéditos, jamais tocados, de músicas icônicas de novelas. Cantores como Fafá de Belém, Alexandre Pires, João Gomes, Alcione, Seu Jorge, Chitãozinho & Xororó, Liniker, Ana Castela, e tantos outros, participaram.



60 anos da emissora foram celebrados em trilhas sonoras inesquecíveis. Houve a interpretação de trilhas de novela de 1970 em diante. À medida que as músicas foram interpretadas, passavam cenas icônicas das produções nos telões espalhados pelo palco. O resultado final criou uma grande homenagem à teledramaturgia brasileira.

Algumas trilhas sonoras reconheci logo de cara. Outras, demorei mais um pouquinho para compreender, já que novas roupagens foram incorporadas e o som com instrumentos sinfônicos é diferente de com sons tradicionais. Foram incluídos temas de novelas clássicas como Gabriela, Renascer, O Rei do Gado, Mulheres Apaixonadas, Terra & Paixão, e muitas outras.  

O objetivo principal do Novela em sinfonia foi o de homenagear a teledramaturgia global. Além disso, foi o de promover encontros musicais, celebrar a pluralidade da cultura brasileira e resgatar a memória afetiva do público com as trilhas sonoras que embalaram suas vidas.



Novela e música tem o poder de emocionar, conectar e ajudar a contar a história do Brasil. Enquanto a novela reflete a alma do povo brasileiro por meio de tramas envolventes e personagens inesquecíveis, a música tem o poder de despertar memórias. Essa dobradinha sempre deu certo, o que demonstra o sucesso desse especial. 

O especial foi de uma qualidade ímpar. A regência do maestro Lanfranco Marceletti está irretocável, ao passo que a apresentação de Tony Ramos emociona e envolve os telespectadores nesse verdadeiro show audiovisual. Joana Thimoteo, diretora de Gênero de Música da TV Globo, disse o seguinte:

"Neste especial, promovemos grande encontros mostrando toda a pluralidade da nossa cultura, reunindo vozes, ritmos e gêneros brasileiros numa grande celebração à história das telenovelas da TV Globo”.



A CEO e vice-presidente da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Ana Flávia Cabral, disse que o especial criou uma experiência audiovisual única para toda a família:

"Em parceria com a Globo, buscamos criar experiências significativas a partir de uma referência comum e poderosa: a memória. E, no Brasil, poucas manifestações culturais ocupam esse lugar com tanta força quanto as novelas. Muitas das nossas melhores lembranças estão ali — cenas que atravessaram gerações, conectaram famílias e marcaram nosso imaginário coletivo".


Um dos momentos mais marcantes foi quando Fábio Jr. cantou a trilha sonora de Alma Gêmea juntamente com a orquestra. Outro, foi quando Chitãozinho & Xororó cantaram a música Sinônimos, que embalou a trilha sonora e a abertura da novela Terra e paixão

Se você cresceu chorando, torcendo e sofrendo ao som das trilhas das novelas, o especial foi um abraço musical na sua memória afetiva. Aberturas, trilhas e personagens inesquecíveis... tudo isso estava contido no especial de pouco mais de 50 minutos. Os dramas e as emoções foram traduzidos em arranjos de arrepiar... 

Novela em sinfonia prova que novela brasileira pode ter uma alma de cinema - só falta a orquestra pra deixar isso ainda mais claro. As novelas passam, os capítulos acabam, mas as músicas ficam. E quando elas voltam em forma de concerto, a emoção vem em dobro. O especial tem direção artística de Luiz Henrique Rios, direção geral de Fellipe Ayala e produção de Fabrício Peralva e Valesca Campos. A direção de gênero é de Joana Thimoteo. J-J 



Por: Emerson Garcia

2 comentários :

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design